5 coisas para fazer em Berlim com um orçamento limitado

Berlim está repleta de criatividade, história e agitação, o que a torna uma cidade cativante para descobrir. Está constantemente a mudar e a evoluir à medida que as vagas de migração alteram a composição da cidade. Em 2003, o então Presidente da Câmara de Berlim, Klaus Wowereit, declarou que Berlim era "pobre mas sexy", e é difícil encontrar uma descrição melhor.

Não é de surpreender que intercâmbio em Berlim seja uma escolha tão popular para estudantes (e uma opção de viagem atrativa para turistas). Por isso, se está a planear uma visita à capital europeia do "cool", ficará agradavelmente surpreendido com o quão acessível pode ser, se souber onde ir. Aqui estão as nossas escolhas das melhores coisas para fazer em Berlim com um orçamento limitado.

1. Fazer um passeio de e-scooter

Tal como na maioria das cidades europeias, Berlim está repleta de trotinetas eléctricas. Por isso, aproveite o dia para sentir o vento no seu cabelo enquanto passeia por Berlim. Aproveite a oportunidade para visitar os principais pontos turísticos da cidade, como a Galeria do Lado Leste do Muro de Berlim, o Portão de Brandemburgo, o Checkpoint Charlie e o Reichstag.

A Voi oferece passes diários por cerca de 7 euros (até 120 minutos), para que possa ir a cada local, estacionar e depois ir a um novo sem pagar taxas de desbloqueio.

2. Passar os domingos no Mauerpark

O Mauerpark é um parque urbano movimentado no bairro de Prenzlauer Berg. O seu nome deriva do facto de ter sido parte do Muro de Berlim. Pode visitá-lo em qualquer altura para fazer um piquenique ou observar as pessoas, mas ganha vida aos domingos com uma feira da ladra e karaoke ao ar livre.

A feira da ladra do Mauerpark tem centenas de bancas que vendem artigos vintage e artigos em segunda mão, todos os domingos, das 7h às 17h. Se estiver em Berlim durante algum tempo, este é também um ótimo local para comprar uma bicicleta antiga por uma pechincha e envolver-se na cultura amiga das bicicletas da cidade.

Depois de algumas compras, dirija-se ao fosso dos ursos para o famoso karaoke ao ar livre. Almas corajosas sobem ao palco neste grande anfiteatro e cantam até se fartarem, por volta das 15h00, todos os domingos. É grátis para assistir (e participar).

3. Comer barato

Berlim é uma cidade gastronómica incrível. Embora existam alguns estabelecimentos de restauração requintada, no outro extremo do espetro será mimado pela escolha. Com uma enorme população turca e terra natal do Doner, não se pode ir longe sem encontrar uma loja de kebab. Mas há muitos outros pratos deliciosos e baratos para experimentar:

• Parque tailandês: vários vendedores tailandeses vendem refeições deliciosas e baratas neste parque, traga a sua própria manta de piquenique

• Currywurst e batatas fritas no Wurstpate

• Refeições vietnamitas saborosas no Hamy Cafe

• Uma seleção de wraps recheados por apenas 2 euros no Libanon Falafel em Neükolln

• Experimente um dos hambúrgueres de culto baratos do Burgermeister

• A relação preço/desempenho é um êxito na Pizza Dach

• Comece bem o dia com um enorme pequeno-almoço do 3 Azzam

4. Obter a sua dose de cultura

Berlim está repleta de importantes locais históricos e vale bem a pena visitá-los. Mas, com tantos para explorar, os preços das entradas podem subir rapidamente, por isso temos uma dica útil para si.

Adquira um Berlin Museum Pass que lhe dá entrada gratuita em mais de 30 museus e atracções culturais durante três dias consecutivos. Será tempo suficiente para visitar muitos deles. Custa 32 euros ou apenas 16 euros mediante a apresentação de um cartão de estudante.

Se tiver um orçamento muito apertado, todos os primeiros domingos do mês são Domingos dos Museus em Berlim, onde a maioria dos museus abre as suas portas gratuitamente. Embora as filas possam ser longas, se planear com antecedência, pode facilmente visitar alguns deles num só dia.

5. Obter uma vista panorâmica

A Coluna da Vitória é uma torre de 69 metros de altura construída para comemorar as vitórias da Alemanha contra a Dinamarca, a Áustria e a França entre 1864 e 1871. Fica mesmo no meio do extenso parque Tiergarten, a 2 km a pé da Porta de Brandenburgo. E o melhor de tudo é que são apenas 4 euros e 285 degraus para chegar ao topo. Por isso, se quiser ter uma vista panorâmica de Berlim, mas a Torre de TV (Fernsehturm) estiver fora do seu orçamento, esta é uma óptima alternativa. No outono, a mudança de cor das folhas no Tiergarten é ainda mais bonita.

Dica de bónus: Não se esqueça de tirar uma fotografia de recordação numa das cabinas fotográficas Photoautomat espalhadas pela cidade (há uma junto à East Side Gallery) por apenas 2 euros.

Descubra Berlim connoscoSaiba mais

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos