GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 razões para adorar Berlim

10 razões para adorar Berlim

Inquestionavelmente uma das cidades mais “fixes” do mundo, Berlim tem muito mais para oferecer do que apenas cerveja e bratwurst. Estas são as razões para adorar Berlim!

O famoso cenário artístico da capital alemã, juntamente com uma vida noturna incansável, dá à cidade o seu caráter energético e inequivocamente arrojado.

Descrita por um ex-presidente como “pobre e sexy”, Berlim atrai pessoas de todo o mundo com o seu ar misterioso, criando, assim, uma população diversificada de mais de 3.6 milhões de pessoas.

Ainda não estás convencido? Faz uma visita virtual pelas melhores partes da cidade e descobre algumas das muitas razões para adorares Berlim.

1. Comida de rua

Apesar de a mera menção de comida em Berlim poder evocar imagens de figuras vestidas de lederhosen-clad distribuindo salsichas e sauerkraut, a culinária em Berlim vai muito além da cozinha tradicional alemã.

Na realidade, devido à sua população diversificada, as opções de comida são bastante variadas. A comida de rua é rainha em Berlim, havendo mercados espalhados por toda a cidade. Quer desejes um pedaço de baklava turca, um snack de bolinhos de massa ou um hambúrguer com pão ramen, a comida de rua em Berlim satisfaz qualquer apetite.

2. Língua

Talvez eu seja um pouco tendenciosa, mas há poucas línguas tão charmosas como o alemão. Há palavras e frases tão longas que simplesmente não fazem sentido em mais língua nenhuma.

O alemão é muito fixe. Berlinisch é o dialeto típico que vais ouvir pela cidade, originário da variante de Brandenburg, e confere expressões exclusivas a Berlim. Passa o tempo que quiseres no teu café local a beber um “kaffee” ou um “kuchen” e até podes apanhar uma ou duas expressões.

3. Arte de rua

Com o cenário de arte vibrante já mencionado, não é de surpreender que obras coloridas de arte de rua estejam por toda a cidade. Longe dos grafítis espalhados ao acaso, a arte de rua é uma expressão individual da sua cultura agitada. Tão impressionantes quanto coloridas, as várias obras-primas espalhadas pelas ruas fazem um fantástico “Insta snap”.

Passeia pela cidade e descobre os trabalhos impressionantes, seja sozinho ou através de uma visita guiada gratuita que te levará para fora dos caminhos típicos até às preciosidades escondidas no coração de Berlim.

4. Bicicletas em abudância

Uma característica inegável de Berlim é a sua cultura a favor das bicicletas. E no Verão de Berlim isso é qualquer coisa de extraordinário. Não só é um grande ponto a favor da consciência ambiental, como também o orçamento económico do ciclismo é uma grande vantagem para população estudantil, que é considerável na cidade.

No entanto, o estereótipo usual de cidade de bicicletas (um sistema de transporte público inseguro) não se aplica aqui.

Na moda típica alemã, os transportes públicos são extremamente eficientes, o que significa que há muitas formas de se movimentar na cidade a um preço baixo.

5. Cultura

A cultura alemã é famosa no mundo inteiro, com tradições como o Oktoberfest que é celebrada em várias cidades do mundo.

Com os seus jardins de cerveja, museus e galerias de arte, Berlim é mais do que capaz de oferecer aos turistas e locais uma dose permanente de cultura alemã.

Para uma experiência completa, vai à Kulturbrauerei (que se traduz literalmente como cervejaria de cultura), um complexo cultural com mais de 20 edifícios com restaurantes, lojas, centros de dança, museus e muito mais.

Queres algo ainda mais genuinamente alemão? Visita o Museu Currywurst, onde podes absorver um pouco de cultura enquanto descansas num sofá em forma de salsicha gigante.

6. Natureza

Apesar de muitas das cidades mais movimentadas do mundo serem autênticas selvas de betão, Berlim tem mais de 2500 parques, o que quer dizer que não há escassez de espaços verdes ao ar livre. Se cascatas subtis são a tua praia, vai a Viktoriapark para uma experiência relaxante que vai melhorar até o teu dia mais agitado.

Para uma onda mais urbana, há o Mauerpark, que tem este nome por ter uma parte do antigo muro de Berlim. Não interessa quais são as tuas preferências no que toca a parques, com tantas opções por onde escolher vais acabar por encontrar um lugar de refúgio que se adeqúe a ti.

7. Lojas vintage

As lojas vintage estão para Berlim como as gelatarias estão para Itália – a cidade está repleta de locais de moda que podes percorrer à procura de preciosidades vintage. Talvez as lojas mais excitantes sejam aquelas em que em vez de pagar por cada peça separadamente, pagas ao peso.

“PicknWeight” é um desses sítios – um sítio onde qualquer aficionado por moda vintage teria dificuldade em não encontrar uma ou dez coisas para levar para casa.

E vamos concordar:

Berlim tem dos melhores lugares para tirar fotografias para publicar no Instagram.

8. Música e vida noturna

A techno surgiu em Detroit a meados dos anos 1980 e chegou à Alemanha Ocidental no final desta década. Depois da queda do Muro de Berlim, muitos bunkers e edifícios abandonados foram ocupados por jovens e usados para fazer festas, dando origem a um novo tipo de discoteca.

Surgiu então um cenário de festa constante, juntando o alívio e liberdade dos habitantes de Berlim após a reunificação. A música techno e eletrónica durou e tornou-se numa peça essencial da cultura e vida noturna de Berlim, atraindo fãs deste tipo de música de todo o mundo.

9. Acessibilidade

Provavelmente não será o sítio mais barato que já visitaste, mas se comparares com cidades como Zurique e Londres, Berlim é muito mais acessível.

Com um sistema de transportes públicos barato que te leva a todas as partes da cidade e refeições autênticas que não te vão levar à falência, consegues fazer muita coisa sem gastar muito dinheiro em Berlim.

10. Praia

É sempre bom conseguir o melhor dos dois mundos quando se visita uma cidade. Quando te fartares da vida agitada de cidade, podes ir para a praia apanhar uma dose de sol, areia e serenidade.

A praia de Wannsee não só é um ótimo lugar para respirar como também é completamente bonita e muito fotogénica (especialmente durante o pôr-do-sol).

Estuda Alemão em Berlim!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais