10 dicas para aproveitar ao máximo os estudos no estrangeiro

Poucas experiências oferecem tantas oportunidades de aprendizagem como morar fora do País. Por isso, temos 10 dicas para estudar no estrangeiro e garantir o teu sucesso.

Então…

O que fazer para ter sucesso nos teus estudos no estrangeiro? Segue estas 10 dicas e aproveita ao máximo o tempo a estudar no estrangeiro!

1. Informa-te de tudo com antecedência

A melhor das dicas para estudar no estrangeiro é não deixar a papelada para a última hora. Pode dar grandes dores de cabeça!

Antes de mais nada, pergunta ao teu consultor, professores e ex-alunos, qual é a documentação necessária para que vás para o estrangeiro sem complicações. Vais precisar ainda de assegurar: seguro de saúde, um orçamento para a viagem, saber o local onde vais ficar, os voos e os transfers.

2. Estabelece objetivos pessoais

Não interessa se queres dominar uma língua estrangeira, especializar-te na tua área ou conseguir o diploma académico com que sempre sonhaste – não deixes de ir para o esrangeiro estudar. Isto tudo não significa que não te vás divertir, pelo contrário, mas lembra-te que o teu objetivo principal é adquirir conhecimentos que serão úteis na tua carreira profissional futura.

3. Informa-te sobre o país estrangeiro e a cultura local

Além de conhecer um pouco do idioma local, os estudantes que querem ter sucesso no estrangeiro, informam-se ao máximo sobre a cultura que estão prestes a conhecer. Ler livros, ver filmes, experimentar a gastronomia local e ouvir a música vão ajudar-te. Faz uma pesquisa sobre os escritores, cantores, atletas e atores e descobre também quais são as datas comemorativas mais importantes do país. Desta maneira, vais sentir uma ligação maior com o teu novo lar e estarás por dentro de tudo.

4. Mantém uma mente aberta

Não é à toa que esta dica é dada com frequência – é mesmo um conselho importante! Não chegues ao país com a cabeça repleta de estereótipos e preconceitos. Em vez disso, abre os olhos, relaxa e mergulha de cabeça na cultura local. Acredita que vais perceber que muitas das ideias que tinhas estavam erradas e vais gostar da novidade. Resiste à tentação de pensar ou dizer: “No meu país, nós fazemos diferente” – deixa-te levar.

5. Faz como os habitantes locais

Quando não souberes o que fazer em determinadas situações, olha em teu redor e copia – os locais são os melhores guias! Assim que chegares, pergunta à tua família anfitriã e aos teus professores quais são os costumes locais, regras de etiqueta e sociais e continua a fazer isto durante toda a tua estadia.

6. Aprende coisas novas

Não é porque estás em Barcelona a estudar um semestre de Espanhol ou em San Diego para melhorares o Inglês que tens que te limitar a aprender apenas uma língua. Aproveita os convites para aulas de salsa, de culinária ou faz uma caminhada pelos parques nacionais. Mantém-te sempre aberto a novas experiências e volta para o teu país com uma mala cheia de conhecimentos que nunca imaginaste ter.

7. Aprende a lidar com as saudades de casa

Esconder ou ignorar este sentimento só irá fazer-te sentir ainda pior. Em vez disso, evita as crises de saudades mantendo contato regular com a tua família e amigos. Liga, escreve, conversa pela internet e partilha as novidade nas redes sociais, mas não exageres! Não te esqueças de interagir com os teus novos amigos e de explorares este novo ambiente. Terás muitas coisas para descobrir e com as quais te manteres ocupado. Além disso, a falta que sentes de casa é passageira, por isso, dedica mais tempo a gostar do país onde escolheste viver.

8. Controla os teus gastos

Por mais tentador que seja, resiste ao impulso de gastar o teu dinheiro com bugigangas, artesanato tradicional ou em restaurantes. Lembra-te de que vais ficar no estrangeiro durante bastante tempo e que o dinheiro tem que durar. Para poupares, usa o teu tempo para descobrires onde os habitantes locais fazem compras e comem. Queres um conselho valioso? Se o teu visto permitir, procura um emprego a part-time. Assim, para além de teres um mini-ordenado, vais praticar a língua ainda mais.

9. Aumenta o teu círculo social

Depois das aulas, não fiques apenas com os teus amigos estrangeiros. Esforça-te por fazer amizades com os habitantes locais. Assim ficarás sempre dentro da cultura, dos eventos, das competições desportivas e também dos festivais que vão acontecendo na cidade.

10. Estuda!

A última das dicas para estudar no estrangeiro é não te distraires do teu objetivo principal!

Vais ter momentos de grande tensão com grande volume de trabalho, saudades de casa ou falta de vontade de estudar, mas – ergue a cabeça e segue em frente! Embora pareça clichet, esta experiência no exterior é única na vida e se souberes aproveitar bem o tempo, irás desfrutar dos benefícios desta experiência para SEMPRE.

Já conheces os programas de Gap Year da EF?Descobre aqui quais!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro