GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Aprender Alemão com estes 5 podcasts gratuitos

Aprender Alemão com estes 5 podcasts gratuitos

Sonhas em conseguir ter uma conversa em Alemão na perfeição mas o teu compromisso pode desaparecer atrás da nuvem de fumo de todas as coisas que gostavas de fazer até ao fim da vida? Sem a necessidade de falar uma língua estrangeira diariamente, a fluência nessa língua vai parecer um pináculo que nunca poderá ser alcançado. Então como é que aceleramos a nossa aprendizagem e alcançamos a fluência, aparentemente inalcançável, em Alemão? Sabe tudo sobre aprender Alemão.

Podcasts! Ocupa o teu espaço livre naquilo que os Alemães chamam “kopfkino“, a absorver conversas virtuais em Alemão. Aprender alemão com um podcast é aproveitar cada momento para aprender a língua, quando e onde tiveres oportunidade. Quer seja no comboio ou no teu café preferido.
Podes ver aqui 5 podcasts muito bons para começares já a aprender Alemão! Há sempre tempo para pôr os auscultadores, independentemente do teu quotidiano.

Aprender Alemão é com estes podcasts:

1. Coffee Break German

Este podcast é sem dúvida uma delícia a todos os níveis e está prontinho para te acompanhar todos os dias. Este “Coffee Break German” oferece uma aula lenta mas curta para quem está com pressa em aprender.

A novidade deste podcast é que nunca te vais sentir sozinho na aprendizagem da língua. Aprende alemão juntamente com o Mark, o apresentador Escocês, à medida que ele interage com o seu professor de Alemão durante os episódios. Vão errar e aprender juntos desde o princípio. Ao dizer “Gutten Tag”, até aos detalhes gramaticais mais minuciosos e às ideias culturais.

E se te queres imergir mesmo na cultura Alemã, também podes abraçar a tradição do “Kaffee und Kuchen” (café com bolo). Depois vais ter tempo para comer um bolo delicioso e talvez até possas experimentar então os outros podcasts em Espanhol, Francês, Italiano, Chinês, Sueco e Inglês, consoante gostes ou não do teu bolo.

2. The Easy German Podcast

A filosofia deste podcast é aprender com pessoas reais e conversas naturais. Começou em 2005 quando Janusz, o seu criador, fez um vídeo no qual cumprimentava as pessoas nas ruas de Münster. O vídeo foi feito com a intenção de ser um presente para ajudar dois estudantes Vietnamitas que estavam a aprender Alemão. Quando ele o colocou no YouTube, um ano depois, não se apercebeu da popularidade extraordinária que o seu canal ia ganhar. Hoje-em-dia, o canal Easy German é seguido por muitos projetos que estão a começar, incluindo a aplicação de línguas Seedlang, o canal Super Easy German para principiantes e os seus podcasts.

Nos seus vídeos semanais, os anfitriões Janusz e Cari vão para as ruas de cidades da Alemanha provocar conversas interessantes com estranhos. Tudo isso para que, assim, possas aprender com nativos. Eles perguntam de tudo, desde coisas simples como “o que foi o seu pequeno-almoço?” até questões mais desafiantes como “qual é o significado da vida?”

Com o mesmo desejo de conteúdo provocador, mas compreensível para quem está a aprender a língua. Os seus podcasts semanais respondem às questões dos fãs e discutem um vasto leque de assuntos. Estes assuntos vão desde cultura e vida a tudo o que quiserem – tudo falado num Alemão acessível. Sem dúvida que é a forma perfeita de aprenderes em movimento.

3. Warum nicht?

Criado pela Deutsche Welle e pelo Goethe-Institut, este podcast foi criado especialmente para ajudar a progredir na aprendizagem da língua. E faz isso com base no Quadro Europeu de Referência para Línguas.

Este podcast, “Warum nitcht?” acompanha-te desde o nível A0 até ao B1 em quatro séries. Em que aprendes com a personagem fictícia Andreas, um estudante de jornalismo que está a trabalhar como porteiro num hotel. Este podcast pode ser acompanhado com exercícios de gramática, traduções, listas de vocabulário e até um livro para seguires e testares os teus conhecimentos.

4. News in Slow German

Pode ter a palavra “lento” no nome. Mas este podcast traz um pouco de aprendizagem de línguas ao teu dia e é muito bem-vindo. Tão curto como um café, não tens nenhum motivo então para não o ouvir todos os dias.

“News in Slow German” diz-te aquilo que precisas de saber sobre o mundo num ritmo acessível. Vai aumentando o teu vocabulário com estes pequenos episódios. Depois vê as notícias uma vez por mês no seu ritmo natural e vê a tua evolução.

5. Slow German com Annik Rubens

Outro “lento”, este “Slow German” tem uma forma surpreendentemente rápida de aumentar a tua aprendizagem. Annik Rubens, uma especialista em comunicação social Alemã que trabalha para a estação nacional de rádio, a Bayerischen Rundfunk criou o seu próprio podcast em 2005. Ela não é professora de Alemão, mas a sua abordagem amigável para com os alunos de línguas tornou o seu podcast um grande sucesso.

Se dividires os seus episódios por temas, como “Comida e bebida”, “Artes e cultura” e “Sustentabilidade e alterações climáticas”, este podcast é uma forma simples de desenvolver o teu vocabulário em áreas específicas de interesse.

Vêm aprender alemão com a EF!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais