Como aprender Francês rapidamente: 10 dicas

Parlez-tu Français? Non?'. Em breve vais poder dizer 'Oui! Oui! Oui!'. Junta-te aos quase 300 milhões de pessoas que falam Francês e aprende a quinta língua mais falada do mundo. Não há tempo a perder.

Não sabes por onde começar? Vê aqui a nossa lista de 10 dicas úteis para te ajudar a aprender Francês rapidamente.

1. Estabelece prioridades

Começa por pensar no vocabulário que vais precisar mais. Pensa nas situações que é provável que passes como falar com os teus amigos sobre os teus planos para o fim-de-semana. Podes pensar nisso e praticar. Assim, vais estar preparado quando isso acontecer, o que te vai dar mais confiança para disfrutar da conversa e ir além do básico.

2. Lê várias vezes

Notícias locais, posts de redes sociais, o verso do teu pacote de cereais - lê tudo! Se estiver disponível em Francês, devora-o! Os livros infantis e de ficção juvenil são fantásticos para te familiarizares com a gramática e a ortografia. Depois, podes aventurar-te em romances mais longos à medida que o teu Francês melhorar. Ler notícias em Francês também te ajuda a conseguir falar sobre assuntos da atualidade. E as revistas têm uma linguagem culturalmente mais relevante do que os manuais escolares.

3. Ouve podcasts

Precisas de praticar a compreensão oral em Francês? Experimenta os podcasts. São duplamente úteis pois podes ouvi-los enquanto fazes outras coisas. Podes fazer as tuas tarefas ou ir para a escola e reforçar o teu Francês ao mesmo tempo.

4. Traduz

Se não souberes o significado de uma palavra, não passes à frente. Traduz-la logo! Se estiveres a ler, faz uma pesquisa rápida no telemóvel. E se a ouvires numa conversa, pergunta à pessoa que a disse. A pessoa vai ficar contente de poder ajudar e dar-te exemplos de como podes usar aquela palavra.

5. Estuda no estrangeiro

Nada vai turbinar tanto a tua aprendizagem como estudar em França. Quer vás por algumas semanas ou por alguns meses, estar completamente imerso na língua Francesa faz maravilhas às tuas capacidades. Desde apanhar o autocarro para a escola até ficar com uma família de acolhimento, vais ouvir e ler Francês em todo o lado. E vais estar a criar ligações mentais e a formar fortes memórias na língua constantemente. Através da resolução de problemas e da prática, vais ver o teu sotaque melhorar e o teu vocabulário expandir. E a tua confiança para conversar vai crescer muito mais rápido do que se estivesses a aprender no teu país.

6. Segue influencers

Começa a seguir influencers que falem Francês. Perceber sotaques e humores diferentes vai começar a parecer divertido à medida que vais vendo o seu conteúdo com regularidade. Escolhe tópicos que sejam interessantes para ti e vais aprener imenso vocabulário novo, expressões e gírias que são relevantes para aquilo que gotas.

7. Vê televisão

Começa por ver os teus programas de comédia preferidos e alterna o audio e as legendas entre Francês e a tua língua nativa, consoante a tua progressão. Os programas de TV são ótimos para compreender as normas de conversação como a velocidade do diálogo e as brincadeiras informais. À medida que fores ganhando confiança, começa a ver séries que são feitas em Francês, como o 'Call My Agent!' e o 'Lupin' pois são melhores professores de cultura e humor Franceses.

8. Aceita os teus erros

Todos nós erramos e é uma verdade inevitável que fazemos imensos erros quando estamos a aprender uma língua nova. Desde pronunciar mal as palavras e fazer frases mal estruturadas até usar o masculino de feminino incorretamente, não tenhas receio de errar no teu Francês quando estás a começar. Reconhecer os teus erros é fundamental para poderes aprender com eles.

9. Tira notas

Vais agradecer-nos por esta. Quando começares a aprender, toma nota de vocabulário em Francês, expressões e gírias que aches úteis. Escrevê-los ajuda-te a memorizá-los e ficas com uma lista à mão para, quando precisares, encontrares as palavras certas rapidamente. Faz essa lista no teu telemóvel para estar sempre perto de ti quando precisares.

10. Encontra amigos que estão na mesma situação que tu...

... e arranja tempo para praticar com eles. Esses colegas de aprendizagem podem ter as mesmas questões que tu e podem aprender juntos. Ou, também podem ter pontos fortes diferentes e apoiarem-se mutuamente. Além disso, são a companhia perfeita para aprender mais sobre a cultura Francesa. Podem fazer planos para ir juntos ver um filme, concerto ou teatro em Francês.

Eleva as tuas capacidades ao estudar no estrangeiroSaber mais

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro