5 maneiras fáceis de aprender Francês em casa

Estar preso em casa é uma chatice. No entanto, isso não é razão para desistires do teu sonho de aprender Francês. Com todos os recursos online disponíveis para alunos de Francês, e milhares de falantes à procura de intercâmbios de língua virtuais, não terás problema nenhum em aprender Francês a partir de casa. Posto isto, põe os teus fones e toca a começar.

1. Usa uma app de aprender Francês (ótimo para iniciantes)

Se queres aprender Francês em casa mas nunca estudaste a língua antes, é boa ideia tentares aprender algum vocabulário básico Francês antes de mergulhares noutra coisa. Apps de aprendizagem de línguas são perfeitas para isto. São grátis, viciantes e fáceis de usar no telemóvel. Normalmente usam o método dos flashcards para te ensinar novas palavras e depois fazem-te um quiz sobre as mesmas até dominares o tema. Ah, e há emblemas. Muitos emblemas.

2. Ouve rádio francês

Não há nada melhor do que ouvir Francês durante horas e horas para fixar os sons da língua na tua cabeça. Nem sequer importa se percebes ou não o que estão a dizer. Liga a France Info para boletins de notícias, o Binge Audio para discussões perspicazes, ou o Les Odyssées para alguma história (para crianças dos 7 aos 12 anos).

3. Lê um jornal francês

Ler é uma ótima maneira de aprender Francês em casa, se fizeres o esforço de ler um pouco todos os dias. Um jornal é perfeito para isso. Os artigos não são muito longos, e podes encontrar artigos sobre uma variedade de diferentes assuntos. Todos os dias, escolhe um artigo do website do Le Monde ou do Libération e lê-o. O Google Translate é ótimo para quando ficares preso, contudo, tenta pensar por ti próprio primeiro. Por outro lado, para um desafio de leitura mais fácil, experimenta este site de notícias grátis para crianças francesas.

4. Vê séries e filmes franceses

Os principiantes podem ligar as legendas na sua própria língua. Se tiveres mais confiança, assiste aos programas com legendas em Francês ou sem legendas nenhumas! Não há melhor maneira de aprender expressões idiomáticas (e asneiras) do que ao ver TV francesa. Sendo assim, aqui estão algumas séries francesas na Netflix, para começares.

5. Fala com pessoas em Francês

Quando te sentires preparado para começar a falar (ou falar por mensagem) em Francês, existem imensas apps grátis de intercâmbio de língua das quais escolher. A Speaky e o HelloTalk deixam-te fazer uma conta e começar a falar com quem estiver online em minutos. Além disso, também existem apps como o Tandem, nas quais podes procurar um parceiro mais permanente com quem possas praticar o teu Francês.

Aprender Francês a partir de casa é um desafio, mas tu gostas de desafios, certo? Assim sendo, escolhe um método de estudo que te entusiasme e ‘et allons-y’!

Aprende Francês com a EFDescobre mais

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos