4 dicas práticas para viajantes com mobilidade reduzida

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que podes ter. Leva-te para fora da tua rotina, dá-te a conhecer novos sabores, e, normalmente, abre os teus olhos para novas perspetivas. Toda a gente devia ter a possibilidade de viajar. Independentemente da origem ou situação de vida, deviamos ter a possibilidade de viajar e expandir os nossos horizontes  como quisermos.                 Por isso, hoje quero dar algumas dicas para os viajantes com mobilidade reduzida:

1. Escolhe bem o teu destino

Apesar de as pessoas muitas vezes serem capazes de fazer muito mais que aquilo que acreditam, não há motivo para te forçar a uma experiência que é cansativa e te faz sentir desconfortável. Por isso, quando escolheres um destino, escolhe um que tenha tudo aquilo de que estás à procura.

Sempre sonhaste em passar algumas semanas em França? Então vais ficar contente de saber que Nice e até uma cidade enorme como Paris podem ser bastante acolhedoras para pessoas com vários níveis de limitações. Há várias empresas que felizmente tiveram isso em conta quando construíram os seus edifícios (incluindo nós, se estiveres interessado em aprender Francês em França).

Que tal uma viagem para o Reino Unido? Tanto Oxford como Eastbourne são conhecidas pelos seus centros históricos pedestres, que podem facilmente ser percorridos por pessoas com diferentes percursos de vida. Procura espaços em que a segurança e a facilidade de acesso sejam uma prioridade, como por exemplo edifícios com acesso para cadeiras de rodas, elevadores e uma disposição interior acessível (mais uma vez, temos tudo isso se quiseres estudar Inglês no Reino Unido).

Para quem estiver mais interessado em explorar um destino mais exótico em que se fale Inglês, Malta é uma opção fantástica (e com sol durante todo o ano).

Se gostavas de conhecer a Alemanha (e talvez aprender Alemão enquanto lá estiveres) considera Munique. É um lugar calmo e idílico com imensos espaços verdes, pontos culturais e comida deliciosa acessível para todos.

2. Analisa os recursos

À medida que viajar se torna mais acessível, é mais fácil arranjar meios de confiança para planeares a tua viagem. Graças aos blogues, sítios e guias sobre o assunto, nunca foi tão fácil encontrar alguém que partilhe uma experiência e uma perspetiva parecidas. Aproveita alguns recursos fantásticos como:

Wheelchairtraveling.com – Este sítio dá conselhos, informações e partilha histórias de pessoas com mobilidade reduzida. Há até artigos que dão ajuda sobre destinos específicos como Munique e Tóquio.
Tourism for All – Um ótimo aliado para quem viaja para o Reino Unido. Este sítio dá-te uma lista útil de empresas e serviços, o que torna a tua pesquisa muito mais fácil.
Lonely Planet Thorn Tree forum – E, é claro, o guia turístico preferido de todos. O Lonely Planet tem imensos meios para viajantes com deficiências. Um dos melhores locais para te informares é o seu fórum Thorn Tree.

3. Liga antes

Quando estiveres a planear a tua viagem, liga para as empresas para saber se dão resposta às tuas necessidades. Os maiores aeroportos são conhecidos pelos seus serviços que ajudam pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida a viajar. Muitos até ajudam os passageiros a entrar no avião, diretamente para os seus lugares e, assim, não têm de esperar na fila.

No aeroporto em que aterrares podes arranjar um táxi ou um transfer para te vir buscar e levar diretamente para o teu destino. Quando uso este serviço para os meus pais (ambos idosos e com mobilidade reduzida), costumamos brincar e dizer que, provavelmente, isso é o mais próximo que estaremos de ser celebridades VIP. Tens serviço porta-a-porta, alguém para carregar as tuas malas pesadas, e não tens que esperar. Toda a gente ganha!

4. Não tenhas medo

O mais importante a lembrar pode ser resumido em três palavras: não tenhas medo. Claro, viajar implica riscos. Mas isso há para todas as pessoas e, à medida que o turismo se torna mais acessível a nível mundial, há mais oportunidades para preencher as necessidades de cada um.

Tens o mesmo direito de viajar que qualquer pessoa e há imensas empresas e pessoas que têm como objetivo dar a melhor experiência a todos os seus clientes. Por isso apanha o avião! Vais sentir-te feliz por tê-lo feito.

Vê todos os nossos programasAqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro