10 razões porque aprender uma língua no estrangeiro é melhor do que no teu país

Uma coisa é aprender a teoria de uma língua e estudar em casa, outra coisa totalmente diferente é ir para o estrangeiro e passar todo o dia rodeado por ela. E, enquanto ambos os métodos te podem ajudar a ganhar competências linguísticas, apenas um deles foi provado que impulsiona a aprendizagem da língua (conselho – não ficar em casa). Aqui estão exatamente dez razões porque pensamos que aprender uma língua no estrangeiro é melhor.

1. Vais estar completamente imergido na língua

Não há literalmente forma de evitar a língua que estás a tentar aprender. Cada interacção com a cultura local vai aumentar o teu vocabulário e aprofundar o teu conhecimento da língua. Desde falar com a tua família de acolhimento e ver programas de TV locais até pedir comida num restaurante ou até mesmo ler publicidade espalhada pela cidade.

2. Isso vai deixar a tua mãe feliz

Tu vais passar um tempo a viver fora com amigos E os teus pais vão achar que é uma boa ideia. É bom para os dois! Ir para um curso de línguas no estrangeiro é uma experiência única; a tua confiança e independência vão aumentar ao mesmo tempo que te tornas mais rico culturalmente. A tua mãe sabe que não vais apenas ter uma experiência inesquecível mas também vais adquirir valores humanos e competências linguísticas que te vão ajudar a alcançar o teu potencial máximo a nível pessoal e profissional.

3. Tens que usar os teus novos conhecimentos diariamente

A prática leva à perfeição, e, quando vives fora, não há forma de evitar pôr todos teus conhecimentos da nova língua em prática, todos os dias. Mas aqui entra a melhor parte: não vai parecer que estás a praticar. Quando toda a gente à tua volta está a falar na sua língua nativa, tu vais sentir-te envolvido e progredir num ápice. Perguntar por direcções, ir ao cinema ver um filme e ler as notícias locais: tudo serve para praticar a língua. Diariamente e sem esforço.

4. Vais fazer um monte de amigos novos

Nada como encontrar pessoas que viajaram vários kms e precisam de conhecer novos amigos para fazer “amigos para a vida”. Com colegas de turma internacionais, está garantido um grupo diverso de pessoas para aprender e rir, e há uma coisa que definitivamente todos terão em comum: a vossa nova língua! Além disso, não te esqueças de interagir com os locais; falar com as pessoas na sua língua materna é uma das melhores formas de aprender os sons, consolidar a compreensão do idioma e dar-te uma visão de nativo sobre a cultura local.

5. O mais importante é a “experiência de vida”

Não vais apenas aprender uma língua, vais aprender como sobreviver numa cultura completamente nova. Aonde quer que vás, a vida local vai ser diferente do teu país. Desde os cumprimentos ao ir a uma mercearia e fazer amigos no autocarro, viver fora é excitante e ao mesmo tempo desafiante. Ao ultrapassar estes desafios do dia-a-dia, vais ficar apto a enfrentar qualquer coisa que a vida te reserve.

6. É uma mais-valia no teu CV

Em primeiro lugar, aprender um idioma parece sempre bem aos olhos do teu futuro empregador e conselho de admissão da universidade. Aprender uma língua mostra que tens foco, que te dedicas aos estudos, e tens um cérebro super incrível. Depois, combina isto com a prova de que abraçaste novos desafios e viveste no estrangeiro como um pró, dando-te assim tudo o que é preciso.

7. Pensa na viagem completa

Estudar no estrangeiro (quase) pode ser visto como umas férias grandes. É claro que tens que ir às aulas e estudar, mas, para além disso, podes passar o teu tempo a explorar uma nova cidade com novos amigos. Na realidade, há um país inteiro à porta da tua casa para ser descoberto.

8. Vais aprender coloquialismos e expressões úteis

Os livros e as aulas não te vão ensinar expressões locais ou como não e envergonhares à frente dos teus amigos novos. A melhor forma de estares culturalmente integrado numa nova língua é vivê-la. (Os nossos artigos sobre expressões britânicas, australianas e americanas também te podem ajudar).

9. Tens a oportunidade de experimentar novos passatempos

Escolhe um destino para aprender uma língua no estrangeiro que ofereça um ambiente diferente do sítio onde vives. Depois, aproveita todas as oportunidades para experimentar coisas novas. Se sempre quiseste mergulhar então vai para Malta. Se te queres tornar num surfista profissional nos teus tempos livres, faz um curso em San Diego. Explorar as florestas nos arredores de Vancouver pode despertar em ti uma paixão por caminhadas, por exemplo. Ou então, depois de passares um inverno em Tóquio e visitares os resortes de esqui, podes descobrir que o snowboard é o teu novo passatempo favorito.

10. Vais descobrir novas comidas

Porque comida é, com certeza, sempre uma importante parte de cada decisão. Cada país tem a sua própria cultura e cozinha individual e cada local tem os seus pratos regionais. Pensa nas tapas que podes experimentar em Barcelona ou o queijo que podes comer durante um semestre em Paris

Vê mais dicas nos nossos artigos de blogSabe mais aqui

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro