GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 razões para adorar o Havai | EF GO Blog Portugal

10 razões para adorar o Havai | EF GO Blog Portugal

É como o paraíso na Terra: As praias são lindíssimas, a cultura é fixe, o mar brilhante e o surf é melhor do que praticamente em qualquer outro sítio no mundo. Há 1001 razões para adorar o Havai, mas fiz o meu melhor para as encurtar para 10. Sendo assim, aqui está o meu top 10 de razões para adorar esta pérola do Pacífico – e para fazeres as malas ainda hoje. (Sim, logo a seguir a leres este artigo).

1. Tem tudo a ver com dança

A dança conhecida como Hula é provavelmente uma das coisas mais icónicas sobre este grupo de ilhas. Esta dança é muito mais do que as saias de folhas e os leis (aquelas coroas de flores que vês em praticamente todos os filmes que têm lugar no Havai). É uma arte atlética cansativa que conta histórias e lendas da cultura havaiana do passado e tradições através de uma combinação entre dança e música. As minhas aulas de história tinham sido bem mais memoráveis (e eficazes) se tivessem sido dadas com algum hula à mistura!

2. E com as festas

O Luau é basicamente a kahuna (significa uma grande onda, em termos de surf) das festas. Normalmente é servido um buffet de tudo o que podemos imaginar do mar, carne e tudo o que há entre as duas. Por isso, nem penses em dietas ou em como ficarias num biquíni – só tens que pensar em passar um bom tempo e divertires-te a pensares no menor número de preocupações possível. Além disso, depois de comeres até caíres para o lado, vais ter o prazer de assistir a algumas danças tradicionais da Polinésia e talvez também a um dançarino de fogo samoano.

3. Clima descontraído

Lembras-te de quando falei em divertires-te com o menor número de preocupações possível? Eu preciso de continuar a repetir isso, porque é essencial para o estilo de vida havaiano, uma das grandes razões adorar o Havai. Há alguns artigos atrás falei em como a língua havaiana se foca bastante no estilo de vida descontraído, e talvez não surpreendentemente, não se fica pela língua: tudo gira à volta de um ritmo mais lento, um equilíbrio entre tu mesmo, aqueles que te rodeiam e o ambiente, e viver todos os dias com amor, felicidade e bondade no Havai. Pode parecer demasiado bom para ser verdade, mas acredita em mim, é tão bom como deveria ser.

4. O mundo subaquático é magnífico

Snorkeling e scuba diving são duas experiências obrigatórias no Havai: que melhor maneira de começar o dia do que a nadar ao lado do nosso peixe hoaloha (amigo em havaiano) e provavelmente mais velho do que your-grandma turtles. Molokini é um ótimo sítio para começar – é mais uma cratera vulcânica submersa do que uma pequena ilha e é a casa de mais de 250 espécies marinhas. Ver o fundo do oceano em toda a sua colorida glória é uma experiência que nunca irás esquecer.

5. As caminhadas são impressionantes

Se estás preocupado em fazer exercício físico durante as férias, deixa de estar, a sério. Já disse que isso não é permitido aqui. Mas em segundo lugar, o Havai tem muitos parques nacionais e montanhas que vão permitir-te fazer algum exercício – especialmente às pernas – sem fazeres um grande esforço. Vai até ao Haleakala National Park, por exemplo, e embarca numa caminhada de 3 horas (pegar ou largar) no Pipiwai Trail enquanto passas por uma relaxante floresta de bambu e acabas na Waimoku Waterfall a cerca de 122 metros de altura. Ah e não percas a oportunidade de dar um mergulho nas Seven Sacred Pools!

6. Os ananases são abundantes

Não tenhas a fruta fresca como garantida. Quero dizer, se vives numa área tropical durante todo o ano, tenho inveja. Mas para aqueles de nós que vivem em climas mais duros e frios, ter fruta fresca em abundância disponível durante todo o dia e qualquer dia é uma coisa fantástica. Montes de ananases pode não ser a única razão para adorar o Havai, mas que torna a estadia muito mais agradável, torna.

7. E as aulas de surf mundial

Que melhor sítio para surfar do que no lugar onde o desporto nasceu? Surf era praticado pelos antigos havaianos e não era considerado um desporto ou um hobby; era uma parte integrante da sua cultura e era mais uma arte do que outra coisa. Esta forma de arte era chamada de he’e nalu que é deslizar nas ondas em havaiano. Antes de irem para o oceano, eles rezavam aos Deuses para lhes darem proteção e força para dominarem o poderoso oceano – praticamente como nós fazemos antes de pedirmos alguma coisa à nossa mãe ou ao nosso patrão. Por isso, se és surfista ou gostavas de experimentar, esta é uma das razões adorar o Havai.

8. Os vulcões estão vivos

Subir até ao cume da Haleakala, a cerca de 3055 metros de altura, não é para os fracos. Há uma nova regulamentação que requer reservas para subir para ver o nascer do sol, mas a batalha até ao cimo vale totalmente a pena. Há também cinco vulcões ativos no Havai. Eu recomendaria ver o vulcão Kilauea que tem estado constantemente em erupção desde 1983 e é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo. E sim, oferece exatamente o tipo de cenas malucas, à National Geographic, com a lava a caminhar para o oceano, que podes imaginar.

9. As baleias jubarte chamam-lhe casa

Há muitas coisas a ver no que toca à vida animal. Uma das mais impressionantes são provavelmente os habitantes do oceano de 30.000 quilos que vivem à volta da ilha de Maui. A melhor altura para as ver é entre Janeiro e Março – altura em que mais de 10.000 baleias percorrem o seu caminho para o Alasca para acasalarem, darem à luz e tratarem das crias.

10. Ótimos cafés por todo o lado

Não, não estou a falar de Starbucks aqui. Na ilha Kona, há centenas de cafés quintas que plantam e colhem e fazem o seu próprio café. Por isso, podes encontrá-los em abundância nos muitos cafés em toda a ilha. Tem um sabor muito distinto devido à alta elevação, constante cobertura pelas nuvens e ao solo vulcânico rico do vulcão Hualalai. Quem é que precisa de provas de vinho quando podes ir ao Daylight Mind para um “coffee cupping” para descobrires qual o teu café favorito?

Depois disto não te vão faltar razões adorar o Havai.

Vê aqui como podes experimentar o HavaiSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me