GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Guia Para Gap Year Nos EUA

Guia Para Gap Year Nos EUA

Não existe uma maneira certa de fazer um gap year, nenhuma altura perfeita para começar, nem nenhuma localização ideal para visitar – depende sempre de ti e do que valorizas mais. Talvez pretendas obter experiência de trabalho antes de ires para a universidade, fazer uma pausa na tua carreira para fazeres voluntariado ou ir numa aventura em vários locais.

Nós organizámos um guia para te ajudar a fazer um ano no estrangeiro nos Estados Unidos. Esperamos que te ajude a descobrir novas culturas, fazer amigos para toda a vida e voltar a casa com horizontes mais alargados. Não irás encontrar nenhuma dica sobre quanto tempo deves dedicar a fazer a actividade X ou Y durante o teu gap year, uma vez que acreditamos que tudo depende dos teus gostos e do que pretendes fazer/ganhar com essas experiências.

Porquê os EUA?

Os EUA são sem dúvida um cabeça de cartaz no que toca à escolha de destino Gap Year – e será de estranhar? O país é tão vasto e variado que tem tudo o que o teu coração de amante de viagem pode desejar. Desde montanhas cobertas de neve a enormes parques nacionais, cidades de que nunca dormem e praias das quais não te vai apetecer sair. Desde o cantinho verde e encantador de Nova Inglaterra no noroeste ao paraíso tropical do Havai, no meio do oceano Pacífico. A América tem de tudo.

Faz uma Road Trip

Pôr uma mochila às costas, alugar uma carrinha “pão de forma” ou uma clássica pick-up e seguir a estrada tem feito parte dos clássicos americanos há um sem número de anos e é fácil ver porquê – os EUA foram feitos para road trips. A Auto-estrada da Costa do Pacífico é um itinerário bastante popular, uma vez que se percorre as colinas e falésias da costa californiana, mostrando o que de melhor existe na cultura de praia americana. Faz uma paragem em Santa Bárbara e aproveita para fazer surf e visitar as comunidades rurais de Big Sur. Não te esqueças de deixar um tempinho para visitares as cidades icónicas americanas: Los Angeles, São Diego e São Francisco.

Enquanto que a Auto-estrada da Costa do Pacífico te permite apreciar a América soalheira e paradisíaca, a Estrada Going-to-the-Sun mostra-te o interior montanhoso. Percorrendo todo o Glaciar do Parque Nacional do Montana, esta estrada está interdita no Inverno, mas durante a Primavera e o Verão, é uma introdução, de cortar a respiração, à América e tudo o que esta tem para oferecer, contando com lagos, cascatas e glaciares.

Se tiveres um pouco mais de tempo, percorre a famosa Route 66, que te leva de Chicago a Santa Mónica. Apesar deste ser um dos nomes mais sonantes entre os entusiastas de road trips nos EUA, a derradeira road trip é o itinerário de costa a costa – começando em São Francisco, acabando em Nova Iorque e incluindo os parques de Yosemite, Grand Canyon, as festas de Las Vegas, Nova Orleães, o icónico e peculiar estado do Texas e, por fim, a capital Washington D.C.

Prova a Vida de Cidade

Nova Iorque, Los Angeles, São Diego, Chicago, Miami – a lista das cidades americanas de renome parece nunca acabar, por isso, porque não chamar a uma (ou mais que uma) delas casa?
Um gap year não precisa de ser vivido sempre em andamento – podes ficar alojado num lugar por um período alargado de tempo e mergulhar completamente na vida de cidade tipicamente americana. Aperfeiçoa o teu inglês, vive na primeira pessoa a mudança de Inverno para a Primavera nos EUA ou torna-te o cliente habitual de um dos muitos restaurantes latinos que Miami tem para oferecer – viver durante um período de tempo mais alargado numa cidade só permite-te ver para além dos olhos de um turista e permite tornares-te um local.

Muitas destas cidades são centros para todo o tipo de sectores de actividades ou indústrias – perfeitas se estás à procura de misturar a experiência de gap year com o desenvolvimento da tua carreira. Podes estagiar na mesma área que estudaste ou passar dois meses a descobrir exactamente o que queres e a experimentar uma indústria específica em primeira-mão, antes de entrares para a universidade ou de seguires mais estudos numa certa área.

Faz Voluntariado

Fazer Voluntariado é uma das actividades mais populares durante um gap year – não só fica óptimo no teu CV, mas pode ser realmente recompensador a nível pessoal. Se decidires trabalhar em qualquer um dos 59 parques nacionais dos Estados Unidos, por exemplo, vais poder viver estas paisagens espectaculares ao vivo!

No Havai, podes participar na monitorização de vulcões activos e ganhar experiência, em primeira mão, na pesquisa científica. Por outro lado,se fizeres voluntariado na Flórida, vais poder ter um papel activo na proteção dos ecossistemas marinhos. No Parque Nacional dos Everglades, a maior área sub-tropical da América, podes contribuir para a restauração ecológica enquanto vives perto de Miami. 95% do Parque Nacional de Biscayne é composto por água e os voluntários são precisos para se conseguir preservar os manguezais, recifes e habitats de espécies em perigo de extinção.

Bastante afastados do Sunshine State, os parques nacionais de Yellowstone e Rocky Mountain são os parques mais espectaculares onde te podes voluntariar. Se gostas verdadeiramente de aventuras no mundo selvagem então o Alaska tem, sem dúvida, uma paisagem tão espectacular que as memórias irão durar-te para a vida.
7 dos 10 maiores parques nacionais dos EUA encontram-se neste estado. Com 13 milhões de hectares (ou seja, maior que a Suíça), Wrangell – St. Elias é o maior parque nacional americano e casa para tudo, desde montanhas a campos vulcânicos, glaciares e vida selvagem diversificada. Irás encontrar todo o tipo de trabalhos de conservação no Alaska, especialmente no parque nacional de Denali, que é basicamente uma extensão de terra enorme com o Monte McKinley como a atração principal, bem como o parque nacional de Katmai, casa para mais de 2000 ursos-castanhos.

Joga Com A Sazonalidade

Os trabalhos de conservação são uma excelente actividade de gap year mas oportunidades remuneradas são difíceis de encontrar. No entanto, existem montes de trabalhos sazonais disponíveis em várias áreas – e com um conjunto de pessoas com a mesma mentalidade que tu, a trabalhar ao teu lado, será sem dúvida divertido. No inverno, os resorts de ski do Colorado e Utah estão sempre à procura de instrutores e outros staff, portanto fica atento!

No Verão, viaja até à costa Oeste e faz do Oceano o teu escritório, enquanto trabalhas como instrutor de surf. Os campos de Verão são tão americanos como a Coca-cola e frango frito e trabalhar como um monitor e líder de actividades, num destes campos, é uma actividade extremamente popular para pessoas que, como tu, querem fazer um gap year. Podes participar e liderar qualquer actividade que queiras desde desportos aquáticos, a futebol e aulas de teatro. Se estás à procura de algo ainda mais tradicional, porque não trabalhar numa quinta no Texas?

Websites como o Workaway oferecem alojamento e comida em troca de comida. É uma óptima maneira de conhecer outros viajantes e de tentar trabalhos que nunca antes tinhas considerado. Quer trabalhes ao ar livre, num hotel no meio da cidade ou numa pequena cidade – tens assim uma oportunidade de descobrir o coração que propulsiona o crescimento da América.

Obter um visto que te permita trabalhar nos EUA é, talvez, o maior obstáculo que irás encontrar, por isso garante que planeias com antecedência! Concederem-te o visto depende de onde vives, que tipo de trabalho desejas ter e se és um estudante, ou não. Todos os vistos temporários requerem que o empregador submeta uma petição junto dos U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS). Só depois deste documento ser aprovado é que poderás fazer a tua candidatura. Para mais informação sobre o processo de visto, contacta a embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, ou no país onde vives de momento.

Aprende Inglês Nos EUA Com A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me