GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Gastronomia de Malta: O nosso top 10

Gastronomia de Malta: O nosso top 10

Malta é muito mais do que uma pinta no Mar Mediterrâneo – é uma ilha divina cheia de praias lindas, arquitetura espetacular e pratos de deixar água na boca. Os básicos da cozinha maltesa é o que tu chamas de “Cucina Povera” ou “Poor Man’s Kitchen,” o que basicamente significa que ganhas mais sabor por menos dinheiro. Prepara-te para descobrires toda a gastronomia de Malta em poucas linhas.

A “Cucina Povera” de Malta foi o que aconteceu quando frugais e talentosos cozinheiros Italianos e Árabes combinaram as suas perícias para criar uma das primeiras cozinhas no mundo do tipo de fusão. Esta, quiçá, será apenas uma das razões para adorar Malta.

Portanto, se te vires a saltar em terras Maltesas, eu recomendo que comas à maneira deste menu:

1. PASTIZZI

Vamos começar com o snack mais popular, a pastizzi, que podes encontrar em – surpresa! – a Pastizzeria. São pequenos folhados recheados com requeijão. Caso queiras uma opção mais saudável, escolhe a opção com ervilhas. (É um bocado como um croissant delicioso com um segredo lá dentro).

Ainda curioso? Temos testemunhos de quem esteve por Malta e provou tudo isto…

2. FTIRA

Ftira, um tipo especial de pão plano que tem um buraco no meio e está pincelado com óleo, tomate, alho e cebola. É isso mesmo, é do género de um bagel ciabatta coberto de amor Mediterrâneo. As melhores ftiras dizem que vêm de Gozo, mas eu deixo-te seres tu o juiz. Este snack é muito Maltês e é perfeito para o verão – visto que é praticamente sempre verão em Malta, elas são comidas a toda a hora em todo o lado.

3. STUFFAT TAL-FENEK

Ou devia dizer apenas guisado de coelho tradicional? Isto, ou qualquer coisa com coelho, é considerado um prato nacional de Malta. É lentamente cozinhado (durante horas) para que a carne se despegue do osso facilmente para se misturar com um molho rico em tomate, vinho tinto e alho. Toda a gente tem uma opinião sobre o que deve ser servido com o Stuffat tal-Fenek – por isso tudo desde vegetais a massa e pão Maltês pode ser uma opção.

4. SOPPA TA’ L-ARMLA

Também conhecido como Widow’s Soup, Soppa ta’ l-Armla é uma sopa vegetal que pode ser feita ainda melhor com queijo fresco Maltês e um ovo primeiro acabando com queijo parmesão por cima. Outra opção pode ser adicionar alguma massa, uma vez que, tu sabes, massa torna tudo melhor.

5. SOBREMESAS

Quando alguém vive numa ilha cheia de queijo delicioso e fruta fresca, não precisa muito de sobremesas. Errado. Precisa sim, por isso os Malteses emprestaram (e adaptaram) muitas receitas de sobremesas – cannoli, pudim de pão ou tronco de Natal por exemplo. Eles geralmente fazem bolos e doces maravilhosos, por isso experimenta o máximo de iguarias que conseguires. Se celebrares o Natal ou o Carnaval em Malta, tens de experimentar o Qagħaq tal-Għasel, um anel de massa recheado com doce de fruta, frutas cítricas, baunilha e especiarias.

6. FTIRA SANDWICH DE OMELETTE

Olha para a imagem deste artigo: é isto que acontece quando preenches o bagel de ciabatta com uma omelete – e o comes ao pequeno-almoço. É o começo perfeito (com o ânimo) de um dia cheio de aventuras Maltesas, uma vez que a sanduíche de omelete Ftira é e muitas vezes vem com um prato aconchegante de batatas fritas. O pequeno almoço é a minha refeição preferida e quanto mais pesado melhor, portanto os Malteses sabem como chegar ao meu coração.

7. HOBZ BIZ-ZEJT

Isto é um prato de aperitivo, normalmente servido em bares e restaurantes chiques. – é pão delicioso servido com azeite e uma mistura de tomates cortados, cebolas e ervas aromáticas. Simples é o novo delicioso.

8. ALJOTTA

Malta está rodeada de mar, por isso vais encontrar alguns dos melhores e mais frescos mariscos. Uma forma de tirar partido disto é ao comer Aljotta, uma sopa de peixe Maltesa tradicional com alho e tomates.

9. QUEIJO GOZITAN

Queijo de Gozo, especialmente queijo de cabra, é um a provar! Gozo é mais campestre que Malta por isso tens muitos mais pastores e eles tendem a fazer queijo pela manhã e vendê-lo à tarde. Tu não consegues mesmo arranjar queijo mais fresco que este.

10. IMQARET

Se tens um gosto doce, como eu, um Imqaret é obrigatório de provar, especialmente porque podem ser encontrados em quase todo o lado. Este folhado em forma de diamante é frito de forma perfeita. Ah… lembras-te daquelas influências Arábicas que eu mencionei há pouco? O Imqaret vai-te relembrar daquela vez que tiveste em Marrocos ou na Tunísia e provaste algumas sobremesas. #memóriasdecomidasãoasmelhoresmemórias

Já te abrimos o apetite? Que tal um intercâmbio em Malta?

Come À Maneira De MaltaSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais