GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

5 tipos de pessoas que encontramos em aviões

5 tipos de pessoas que encontramos em aviões

Dizem que tem que ver com a viagem e não com o destino, mas qualquer pessoa que já tenha feito um voo de longo curso pode ter algumas razões para discordar deste ditado antigo. Sabes quais os tipos de pessoas que encontramos em aviões? Desde crianças a gritar, aos corredores apertados, passando pelos passageiros trapalhões que estão prontos para entornar o seu sumo de tomate para cima de ti ao primeiro sinal de turbulência, toda a experiência pode ser um pouco, digamos… desafiante?

Para nos certificarmos de que estás pronto para qualquer eventualidade que a tua próxima viagem possa trazer, juntámos numa lista cinco diferentes personalidades de pessoas com quem te podes encontrar num avião – e como podes lidar com elas.

Estes são os 5 tipos de pessoas que encontramos em aviões hoje em dia

1. O ladrão de suportes de braço

Pode começar subtilmente, com apenas a ponta do cotovelo no cimo do apoio de braço que já tinhas declarado como teu antes dele chegar. Lentamente ele vai tentando ganhar mais daquele que era o teu território e, no minuto em que retirares o teu braço de lá, nem que seja só por um segundo, ele ataca e o lugar para o teu braço naquele suporte deixa de existir.

Como lidar com eles: é basicamente uma lei não oficial que cada passageiro tenha pelo menos um apoio no seu banco. Assim, se estiveres no meio e os dois suportes tiverem sido roubados pelos teus vizinhos, não tens outra hipótese se não declarar guerra. É altura de os bater no seu próprio jogo e declarar pelo menos um dos apoios como teu!

Esperamos que não tenhas que chegar a isto

2. O conversador

Acabaste de te sentar no teu lugar e estás pronto para ler e ver um filme durante um voo descontraído. O conversador, no entanto, tem outros planos. De início pensas que é só conversa educada de circunstância e que eventualmente vai acabar e dar início a um silêncio confortável, onde vais poder desfrutar da viagem. Mas não… em breve saberás a a rotina de cuidados de pele, a sandes favorita e o nome dos 11 primos.

Como lidar com eles: Algumas pessoas gostam de conversar ao longo de todo o voo, outras, no entanto, preferem concentrar-se num filme. Se pertences ao último grupo, podes interromper de forma educada e dizer “Desculpe, há imenso tempo que queria ler/ver este livro/filme!” e voltar para o que estavas a fazer. Se não quiseres ser tão direto, pede desculpa e diz que tens de ir à casa de banho. Depois, quando voltares, esboça um breve sorriso e coloca imediatamente os teus auscultadores.

3. O assustadiço

Consegues identificar estas pessoas à distância. Cara trancada, a olhar para a frente e a segurar firmemente o banco – estão absolutamente aterrorizados com a ideia de voar e tudo o que isso implica. Qualquer turbulência súbita ou ruídos do avião faz o pânico aumentar. Estão sempre a tentar perceber se mais alguém está em pânico e se deveriam começar a tirar o colete salva-vidas.

Como lidar com eles: O melhor mesmo é deixá-los estar. Conversar com alguém pode ser uma boa distração para alguns passageiros ansiosos, mas não forces a conversação se eles estão claramente a tentar focar-se em respirar fundo or preferem distrair-se a ouvir música ou ver um filme.

4. A pessoa de negócios

Esta pessoa já esteve em dezenas de voos e parece quase tão séria como o seu fato acabadinho de passar a ferro. Parecem ligeiramente desconfortáveis com o espaço apertado – na realidade, nem sabem bem como acabaram a ir para a classe económica – e olham para os vizinhos de roupa desportiva de forma perplexa e descontente.

Como lidar com eles: Em 9/10 dos casos vão simplesmente coexistir num silêncio confortável. Eles vão provavelmente estar no computador ou telemóvel durante todo o voo, enquanto escrevem emails extremamente importantes. Lembra-te de te maravilhares com o horror na expressão deles quando vêm o carrinho das refeições gratuitas – e, se ainda tiveres fome, pede qualquer coisa a mais.

5. O mimoso

Um contraste imenso com a forma de ser das pessoas de negócios, o mimoso vai adormecer e rapidamente invadir o teu espaço pessoal. Quer seja a cabeça encostada ao teu ombro ou o corpo todo inclinado para ti, vais começar a perguntar-te se vais voltar a ser livre ou se vais viver naquele avião para sempre.

Como lidar com eles: Assumindo que receber um encosto de um estranho não é para ti como beber uma chávena de chá, tirar essa pessoa estranha de cima de ti é o maior objetivo. Na maior parte dos casos, um pequeno movimento para o fazer voltar ao seu banco é suficiente. Dá-lhe um lento e gentil empurrão na direção de onde veio e recupera a tua liberdade física novamente.

Estes são os tipos de pessoas que encontramos em aviões hoje em dia. Conheces mais? Escreve-nos para [email protected] e conta-nos a tua história!

Não sabes para onde voar a seguir?Descobre os destinos EF aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais