10 segredos escondidos em Honolulu

Na ilha de O’ahu, mais conhecida por “O local de reunião”, há muito que Honolulu atrai turistas internacionais com promessas de praias solarengas e boas ondas. Mas há muito mais para fazer na capital do Havai do que surf. Vive então como um habitante local e descobre Honolulu com a nossa seleção de segredos escondidos e locais secretos na cidade e ao seu redor.

1. Baía de Halona

Com ondas a quebrar na perfeição para quem está a começar as aulas de surf, a praia Waikiki é uma das primeiras praias para onde os turistas vão quando chegam. Em vez de ires atrás das multidões, experimenta a praia da baía de Halona. Tens que fazer um trilho para chegar até lá, mas é isso que a mantém tranquila e isolada. No entanto, a sua beleza natural primitiva já chamou a atenção da indústria do cinema. Foram gravadas, aqui, cenas de “Piratas das Caraíbas” e de “As 50 sombras de Grey”.

2. Uncle’s Fish Market & Grill

Literalmente cercado por recifes de coral e um oceano com peixe em abundância, o marisco no Havai é sempre fresco. Mesmo ao lado da lota de Honolulu, o Uncle’s Fish Market & Grill é um dos melhores lugares para arranjar o peixe – e os habitantes locais, turistas e pescadores sem dúvida adoram-no. Consoante aquilo que foi pescado naquele dia, podes experimentar pratos deliciosos de atum-ahi, pargo, mahimahi, gambas e sashimi.

3. As primeiras sextas-feiras na Chinatown

Na primeira sexta-feira de cada mês, Honolulu entra em festa. Muitas das lojas e galerias mais modernas da Chinatown ficam abertas até tarde e organizam eventos gratuitos. Tudo isso, enquanto os cafés, restaurantes e bares preparam um serão de arromba. Vai até à baixa e observa arte e explora um mercado de artesanato local. Ou vai ver uma exposição ou, então, um concerto ao vivo.

4. As cataratas Likeke

O’ahu pode não ser tão conhecida pelas suas cataratas espetaculares como outras ilhas Havaianas e outros segredos escondidos, mas apenas a meia hora de carro de Honolulu, as cataratas Likeke são realmente lindas. Segue o trilho, sobe pela floresta tropical verde-esmeralda e desfruta do cenário envolvente da montanha à medida que sobes. Quando lá chegares, vai ser certamente difícil resistir a um mergulho!

5. Happy Cakes

Feitos com ananases locais, nozes de macadâmia e coco, os bolos da Happy Cakes são uma fatia do paraíso Havaiano. Uma parte fundamental da vida de Honolulu para turistas e habitantes, estas iguarias estão à venda, diariamente, acabadinhas de fazer, na pastelaria da cidade e no mercado todos os sábados de manhã. Aquilo que os habitantes locais não querem que tu saibas é que podes comprar um bolo diretamente ao dono e pasteleiro. O Owen O’Callahagn vive em Walina Street e podes encomendar um bolo ou mais e ir buscar a sua casa.

6. Bailey’s Antiques & Aloha Shirts

Se queres comprar uma camisa Havaiana para te lembrares da tua viagem à ilha, só há um lugar em Honolulu onde podes ir. Com mais de 15.000 estilos diferentes de camisas “aloha”, juntamente com uma grande variedade de lembranças e antiguidades, és capaz de te perder nesta loja famosa e colorida.

7. Arte de rua

Todos os anos, na primavera, POW! O festival é uma celebração da arte de rua e dos talentos locais e internacionais. Os artistas e designers expressam a sua criatividade numa seleção de paredes de Honolulu, desde becos até às paredes de grandes lojas. O objetivo é criar então grandes murais de energia. As pinturas mantêm-se até ao festival do ano seguinte. Quando o processo se repete novamente, e uma nova coleção de murais decora a cidade. Para veres algumas das melhores obras dá um passeio pela Ala Moana Boulevard, Cooke Street e Pohukaina Street.

8. Moku o Lo‘e (a Ilha dos Cocos)

Na costa Leste, apenas a 30 minutos de carro do centro de Honolulu, o Instituto de Biologia Marinha do Havai disponibiliza excursões aos seus centros de pesquisa científica. Os centros ficam na maravilhosa ilha de Moku o Lo’e (Ilha dos Cocos) e podem ser visitados todos os domingos. Podes passar aqui então algumas horas a explorar, fazer perguntas aos cientistas sobre os seus trabalhos, ver peixes e tubarões nas piscinas do centro, e aprender sobre o que se passa debaixo da água à volta do Havai.

9. Jardim Botânico de Lyon

A uma curta distância de carro da baixa de Honolulu, o Jardim Botânico de Lyon é uma celebração exuberante da vegetação Havaiana e tropical. Os seus caminhos serpenteiam os belos 80 hectares de jardins botânicos que até incluem uma floresta tropical artificial. É gerido pela Universidade do Havai, em Mãnoa, e está aberto ao público de segunda a sexta.

10. Mercado Kaka’ako

Todos os sábados, o mercado de Kaka’ako está aberto entre as 8h da manhã e a meia-noite. Se queres então produtos frescos, as bancas, aqui, estão cheias de iguarias e frutas e legumes locais – mesmo no coração de Honolulu, na Ala Moana Boulevard. Quer vás buscar manteiga fresca, um saco de mangas maduras ou alguma flores, podes ter a certeza que o dinheiro que gastares vai ajudar as famílias dos agricultores e os pequenos produtores da ilha.

Após esta lista dos 10 segredos escondidos em Honolulu, ficaste então a querer saber mais sobre a cidade? Vê mais aqui.

Vêm estudar inglês em Honolulu!Descobre mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro