Como retomar a aprendizagem de uma língua após uma pausa

Aprender uma língua pode ser um trabalho árduo e requer uma boa dose de dedicação. Fazer uma pausa é perfeitamente compreensível e, de facto, pode até ser útil. Estudos revelaram que espaçar a aprendizagem pode significar resultados mais lentos, mas o conteúdo permanecerá na nossa memória durante muito mais tempo. Isto significa que não existe um momento errado para recomeçar os seus estudos.

Deseja retomar a sua aprendizagem de línguas, mas não sabe por onde começar? Temos algumas dicas para o ajudar a ter um regresso bem sucedido.

1. Não desanime

Em vez de se repreender por fazer uma pausa, reformule o cenário. Uma pausa dá-lhe a oportunidade de se concentrar em si próprio, de investir energia noutros passatempos e de regressar com uma motivação renovada. Não significa que acabou, ou que falhou, é simplesmente uma pausa no tempo. Até Michael Jordan fez uma pausa de dois anos no basquetebol, antes de regressar para ganhar três campeonatos da NBA com os Chicago Bulls.

2. Começar de forma passiva

Aprender uma língua não deve ser (e não tem de ser) uma seca! Por isso, escolha algo que desperte o seu interesse e comece por aí. Pode ser ouvir um podcast ou ver uma série de televisão na sua língua-alvo. Ou pode encontrar alguns criadores de conteúdos no YouTube ou no TikTok que falem a sua língua-alvo e começar a segui-los. Basicamente, tudo o que não se pareça com estudar. Depois, se notar que sentiu falta da língua e da cultura, saberá que está na altura de aproveitar essa onda de motivação e voltar a estudar mais ativamente.

3. Aceitar o “return learner effect”

Se fez uma pausa nos estudos, quer seja de um mês ou de dez anos, é provável que receie voltar a estudar por medo de ter perdido tudo. Mas, se escolher algo divertido para começar, pode sentir que sabe mais do que pensava. De alguma forma, as suas competências linguísticas são ainda melhores do que se lembra!

A isto chama-se o “return learner effect”. O nosso cérebro está sempre a processar e a criar ligações, mesmo durante o sono, por isso, mesmo que pensássemos que estávamos a fazer uma pausa, o nosso cérebro não estava. Para além disso, mergulhar passivamente numa língua retira toda a pressão, deixando apenas as partes divertidas. Por isso, ultrapassar as suas próprias expectativas baixas irá desencadear algo no seu cérebro e dar-lhe o impulso de positividade e confiança de que precisa para voltar a aprender.

4. Mergulhar em si próprio

Pense porque é que deixou de aprender da última vez. Talvez não tenha encontrado o professor certo? Talvez não estivesse a ver resultados. Ou pode ser que o estilo de aprendizagem não seja o mais adequado para si. Uma nova abordagem pode ser a solução ideal para dar início à sua viagem linguística.

Um intercâmbio oferece exatamente isso, combinando a aprendizagem na sala de aula com experiências do mundo real. Imagine aprender vocabulário novo nas aulas e depois pôr essas palavras e frases em prática num mercado local ao virar da esquina. Ou aprender sobre feriados culturais e depois partilhar a ocasião com uma família de acolhimento nessa noite. Os cursos para estudar no estrangeiro são a melhor forma de retomar a sua aprendizagem de línguas e de criar memórias inesquecíveis ao longo do percurso.

5. Definir um objetivo

Há um ditado em inglês que diz “if you don’t know where you are going, you will probably go somewhere else” (se você não sabe para onde está indo, provavelmente irá para outro lugar). A definição de objectivos é importante em todos os aspectos da vida, especialmente no que diz respeito à aprendizagem de línguas. Pense na razão pela qual está a aprender e defina objectivos com base nisso. É para passar num teste ou terminar um curso? É para comunicar com amigos, família ou numa viagem ao estrangeiro? Talvez queira apenas desafiar-se a si próprio com uma nova competência. De qualquer forma, definir o seu objetivo e escrevê-lo ajudá-lo-á a manter-se no caminho certo.

Alguns exemplos podem ser:

• "Quero atingir o nível B2 até ao final do ano".

• "Quero passar duas horas por semana a estudar e uma hora a ouvir um podcast de línguas."

• "Quero falar com a minha avó sem precisar de um tradutor da próxima vez que a for visitar."

• "Quero passar um mês a estudar inglês em Londres antes do fim do ano."

• "Quero passar no meu próximo teste de línguas com uma classificação de 80% ou mais."

Com estas dicas, vai dar uma nova vida à sua viagem de aprendizagem de línguas. Avance passo a passo e continue a aparecer. Bom estudo!

Mergulhar num curso de línguas no estrangeiroExplorar

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.