GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 razões para adorar Dublin

10 razões para adorar Dublin

Só de dizer o nome desta cidade, vem-nos à mente imagens ricas em história, colinas verdejantes, as suas ruas encantadoras e canecas infinitas de Guinness. Na costa Leste do país, a capital da Irlanda é um destino extremamente popular na Europa, e não é de admirar.

Vê aqui as 10 razões porque vais adorar Dublin.

1. História

Vamos falar sobre inícios impressionantes! Dublin é uma cidade medieval que começou a ser povoada por Vikings. Basta andar pelas suas ruas históricas para começar a imaginar que segredos escondem aquelas pedras. Agora, se quiseres uma aula de história mais detalhada, vai até ao Museu Natural da Irlanda e podes ver cadáveres (que se acredita terem sido sacrificados), esqueletos de Vikings, e jóias Celtas magníficas da Idade do Bronze e do Ferro.

2. Os Irlandeses

Aqueles sorrisos de orelha a orelha, aqueles olhos enrugados e as suas longas histórias. Quem costuma viajar para outros países pode falar-te dos “habitantes simpáticos” que vivem lá, mas até conheceres os Irlandeses na sua terra, não vais saber o verdadeiro significado de “simpático”. Resumidamente: os habitantes de Dublin são uma delícia e certamente sabemos que vais adorar Dublin.

3. A música

Pessoal, a música tradicional Irlandesa vai deixar-vos apaixonados, mesmo que não se apercebam disso. Com uma história rica, talento e as letras das músicas a condizer, uma viagem a Dublin não está completa sem uma longa noite a ouvir os Irlandeses a tocar até de madrugada. Até se vão emocionar, mas isso também faz parte da experiência.

4. Não precisas de carro

Esquece o carro e os táxis. Em Dublin, tudo o que precisas é de um bom par de pés. Em primeiro lugar faz uma pesquisa online e vais encontrar várias páginas de excursões a pé com guia, gratuitas, que passam por locais de interesse histórico, literário e relativo a pubs. Não gostas de andar pela rua com mapas? Podes procurar podcasts para passeios a pé por Dublin. Leva só o essencial. A cidade está cheia de cafés, restaurantes e pubs onde poderás recarregar energias depois de caminhar. E isso traz-nos à…

5. Guinness

Há muitas teorias para o facto de a Guinness parecer saber melhor na Irlanda. É muito famosa. Os bares locais acabam os barris rapidamente e, como tal, a cerveja está sempre super fresca e as torneiras sempre limpas. Mais, um habitante de Dublin vai saber exatamente como servir então esta cerveja preta. Há uma dança elaborada entre a temperatura ideal, o tipo de copo e aqueles 120 segundos de calma para que ela suba e crie aquela espuma perfeita no topo.

6. Cenário gastronómico crescente

Nunca pensaste que “Dublin” e “gourmet” pudessem estar na mesma frase? Então é altura de começares a pensar de forma diferente! O cenário gastronómico em Dublin está em crescimento e sabemos que vais adorar Dublin por isto. E isso deve-se ao aumento da valorização dos produtos naturais locais (ostras, vieiras, gambas, carne fresca e queijos locais) e dos pratos tradicionais. Experimenta o pão de bicarbonato com manteiga, as panquecas de batata “boxty”, ou o pudim preto e branco. Está tudo em crescimento, desde as tabernas à luz das velas até aos restaurantes chiques.

7. Manteiga Irlandesa

Oh, uau, é tão…macia. É quase um crime experimentar a manteiga Irlandesa porque, depois, parece que as manteigas normais não têm sabor. Será que tem a ver com a erva verdejante que as vacas comem durante o ano inteiro? O que é certo é que, a partir deste momento, só vais procurar marcas Irlandesas na secção de laticínios do teu supermercado. (Só para que saibas!)

8. Papagaios-do-mar

A sério! Apanha um barco para o Olho da Irlanda, uma ilha ao largo de Howth. Além de papagaios-do-mar (apesar de sabermos que vais só para os ver) vais encontrar focas cinzentas e uma grande variedade de aves marinhas, tais como guillemots, tordas-comuns e cormorões.

9. Felicidade à beira-mar

Em Dublin, o mar nunca está longe. Trocar a cidade pela costa é tão fácil como entrar num comboio DART e deixares-te levar pelos teus pensamentos nesta viagem cénica de 53 quilómetros que liga as cidades costeiras. Desce, depois, para explorar a vila piscatória e as falésias de Howth e a cidade portuária de Dún Laoghaire. Faz um trilho à beira-mar em Killiney Hill, explora a cidade balnear de Dalkey, o porto de Sandycove e a praia Bay Side. Nessa praia esperamos que resistas a apanhar as bonitas conchas que decoram a praia.

10. Trilho Wicklow Way

Os fãs de caminhadas na natureza vão querer apertar bem os atacadores das suas botas em Dublin. A cidade é, acima de tudo, o ponto de partida do Wicklow Way, um trilho selvagem de 131 km. Leva cerca de 5 a 7 dias e passa por montanhas, aldeias e colinas, caminhos de terra velhos e estreitos, florestas, lagos, mosteiros e ruínas, e termina em Clonegal. Queres fazer este trilho? Vem então preparado com roupa à prova de água – nunca se sabe que tempo vai fazer nesta parte da Irlanda!

Após esta lista das 10 razões para adorar Dublin ficaste então a querer saber mais sobre a cidade? Vê mais aqui.

Vêm conhecer Dublin!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais