10 mangas para aprender japonês

Precisa de alguns auxiliares de estudo divertidos enquanto aprende japonês? Não procure mais do que manga. A manga é uma banda desenhada japonesa que utiliza uma arte icónica de desenho a traço e um estilo de contar histórias que é uma grande parte da cultura japonesa. Nos últimos anos, a manga tornou-se um fenómeno global.

Porque é que a manga o vai ajudar a aprender?

Ler livros na língua que está a estudar pode ajudá-lo a dominar a sua nova língua.

Quando se trata de japonês, a leitura destas histórias ilustradas deslumbrantes não é diferente. Na manga, o visual domina, mas também há texto entre os desenhos. A combinação de arte e frases curtas pode apoiar a sua aprendizagem, uma vez que as cenas acrescentam contexto ao que está a ler. Também são impressas a preto e branco, o que facilita a concentração no seguimento da história.

As histórias de manga são frequentemente publicadas regularmente como parte de uma série de longa duração, antes de serem publicadas em volumes com vários capítulos. Muitas são também adaptadas para a televisão. Assim, quando encontrar uma história ou um género de que goste, é provável que tenha muito para apreciar.

Antes de começar

Ler manga é diferente de pegar num livro ou banda desenhada ocidental; comece pela moldura no canto superior direito da página e leia da direita para a esquerda, de cima para baixo. Também pode comprar a manga na sua língua materna para poder comparar quando ficar preso em palavras ou frases japonesas que ainda não conhece!

Sem mais demoras, aqui estão as nossas 10 melhores escolhas de manga para quem está a aprender japonês.

1. Yotsuba&!

Encantadora e adorada pelos leitores e aprendizes japoneses de todas as idades, esta manga segue uma jovem rapariga (Yotsuba) à medida que esta aprende sobre o mundo que a rodeia e enfrenta todos os problemas da vida quotidiana. A linguagem e o vocabulário utilizados são relevantes para os aprendentes e suficientemente simples para serem seguidos por um principiante, e cada capítulo pode ser lido de forma autónoma.

2. Aventuras Pokémon

Mesmo que nunca tenha ouvido falar de manga, já ouviu falar de Pokémon; o icónico universo animado onde criaturas com poderes especiais, incluindo o Pikachu, vivem ao lado dos humanos. O franchise começou como um jogo e logo se seguiu a manga. Destinado a crianças e leitores mais jovens, este é um bom (e familiar!) sítio para começar a sua aprendizagem de japonês.

3. Doraemon

Doraemon é um dos mais famosos mangás infantis, que acompanha as aventuras de um estudante chamado Nobita e do seu gato robot do futuro. A linguagem relativamente simples e os temas divertidos e familiares fazem desta uma excelente escolha para principiantes.

4. Kimi No Na Wa

Dois estudantes do liceu, um rapaz da Tóquio moderna e uma rapariga de uma cidade rural japonesa, acordam e descobrem que trocaram de corpo. Esta história de romance e aventura começou como um filme de animação e foi adaptada como manga. Felizmente, estão disponíveis cópias em várias línguas, o que facilita o acompanhamento e a aprendizagem de novas palavras.

5. Café Shirokuma

Esta manga leve e cómica explora as histórias quotidianas dos animais (e de alguns humanos) que visitam um café gerido por um urso polar. Ao contrário de muitos mangás de fantasia, utiliza expressões e vocabulário casuais que são práticos na sua própria vida. Também contém trocadilhos, o que pode ser um desafio quando se começa a aprender japonês, mas é ótimo quando se está a praticar o domínio das nuances.

6. Dragon Ball

Artes marciais, aventuras intergalácticas heróicas e uma missão para encontrar sete orbes que podem invocar um dragão; com histórias épicas como estas, vai esquecer-se que está a estudar. Dragon Ball tem uma linguagem menos complicada do que outras mangas de fantasia e ação e é tão popular que também foi transformado em muitas séries de anime e filmes.

7. Slam Dunk

Um rapaz desajustado e rebelde do liceu conhece uma rapariga que o convence a juntar-se à equipa de basquetebol, onde se apercebe que é um grande atleta - parece-lhe familiar? Em todo o mundo, temos apreciado livros, filmes e programas de televisão com enredos semelhantes e, se gosta de basquetebol (ou de desportos de equipa em geral), esta manga é para si.

8. Nichijou

Esta série de manga, que também é um programa de televisão, é uma forma divertida de aprender sobre a cultura e os costumes japoneses. Nichijou segue amigos de infância que vivem vidas normais, mas que acabam por se encontrar em situações estranhas e maravilhosas. Ah, e também há um robot e um gato falante.

9. O doce lar de Chi

A arte da manga apresenta muitas vezes olhos grandes e personagens bonitas, mas esta série sobre um gatinho perdido chamado Chi leva a fofura a outro nível. As frases são curtas e o vocabulário é simples, mas como Chi fala por vezes como uma criança, a gramática e as palavras utilizadas nem sempre são exemplos "perfeitos" de japonês.

10. Mangá do Studio Ghibli

É provável que já se tenha cruzado com alguns dos filmes populares criados pela empresa de animação japonesa, Studio Ghibli. Muitos dos seus filmes foram adaptados para o seu prazer de leitura, incluindo Spirited Away, My Neighbour Totoro e Howl's Moving Castle.

Teste seus conhecimentos sobre mangáFazer o teste

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro