Línguas Que Vão Melhorar A Tua Carreira

Capacidade de falar diversas línguas é um presente que te dás a ti próprio e que nunca pára dar frutos: ser capaz de falar, explicar e negociar noutra língua aumenta as probabilidades de arranjares emprego, aumenta a tua confiança e pode levar a um salário mais alto. Se adquirires essa proficiência estudando fora, também vens equipado com um das soft skills mais valorizadas atualmente: a gestão de pessoas que os empregadores procuram. Resumindo: Saber outra língua (e conhecer outra cultura) vai beneficiar a tua vida pessoal e profissional, não interessa o país ou indústria em que trabalhas.

Escolher a língua certa

Tens duas escolhas: podes aprender uma língua que muitas pessoas já sabem, como o inglês e escolher um dos diferentes trabalhos que podes ter em diferentes países onde podes utilizar as tuas capacidades. Neste caso, podes vir a ter muita concorrência e precisas de encontrar o nicho onde serás o expert. Ou, podes focar-te numa língua menos comum, o que pode ser mais arriscado e difícil mas pode (literalmente) compensar porque realmente te diferencias com uma competência específica que nem toda a gente tem.

Não existe resposta certa ou errada ao decidir se queres tornar-te fluente em Espanhol ou Islandês – o mais importante é que aprendas uma nova língua que te interesse para que te mantenhas focado e curioso. Apesar de não haver regras no que toca a escolher a língua, existem certas áreas onde uma língua pode ser mais útil que outra.

Inglês

É a língua franca do mundo. Se quiseres trabalhar fora, não tens que falar inglês, mas é provalvelmente uma muito boa ideia saberes – não interessa que carreira queiras seguir. É também uma língua muito importante no meio académico e pode dar-te acesso a universidades, conhecimento e opções de educação à volta do mundo. Por último, o Inglês pode ajudar-te quando estiveres a viajar ou envolvido em qualquer coisa relacionada com a cultura pop – a vida não é só trabalho!

Francês

O Francês é a língua oficial em 29 países e é falado por mais de 220 milhões de pessoas – a maior parte vivendo na Europa Ocidental e África. É também a língua de trabalho em organizações internacionais como a UN, UNESCO, NATO, FIFA e WHO. Os Jogos Olímpicos usam o Francês como uma das línguas oficiais e a UE escolheu-o também como uma das línguas a utilizar. Se quiseres seguir carreira na área da diplomacia, relações internacionais ou quiseres trabalhar em organizações em África, ser fluente em francês é uma mais-valia.

Numa nota mais leve, não nos podemos esquecer que o francês é também a língua da moda de alta costura. Confirma aqui universidades para aprender francês.

Espanhol

Com mais de 300 milhões de nativos, não vais só aproveitar as imensas oportunidades para pôr a língua em uso nos diversos destinos à volta do mundo (uma visita a Barcelona ou surf na Costa Rica, anyone?), mas também irás poder aproveitar as diversas oportunidades profissionais que saber esta língua te vai proporcionar. Tal como o francês, o espanhol é também uma das línguas oficiais de organizações internacionais e é uma das línguas mais usadas na internet. Para além diso, se pretendes trabalhar no ramo da saúde ou trabalho social, o espanhol pode ser uma ótima opção.

Visto que é também a segunda língua mais falada nos Estados Unidos, aprenderes espanhol ser-te-á muito útíl se quiseres trabalhar na América do Norte.

Alemão

Existem cerca de 100 milhões de nativos, fazendo o alemão a língua mais falada na Europa. A economia alemã é a maior e mais forte da Europa e a quarta maior do mundo. Se queres fazer parte deste sucesso, combinar os teus estudos de alemão com uma carreira na ciência, finanças/economia, literatura/publicação e engenharia podem pôr-te no caminho certo.

Chinês Mandarim

A China têm uma das maiores economias do mundo, o que significa que existem imensas oportunidades de negócio e de emprego. Não vai faltar também com quem praticar visto que o Chinês Mandarim é a língua materna de 800 milhões de pessoas, na República Popular da China, Hong Kong, Tailândia, Malásia, Singapura, Brunei, Mongólia e Filipinas. Resumindo: podes discutir o estado do tempo e o que fazes nos tempos livres com todo o tipo de pessoas na Ásia. Chinês Mandarim como segunda língua é uma ótima combinação com estudos em áreas de negócios ou turismo e tambem pode dar um boost no teu CV se trabalhares em indústria.

Italiano

Saber italiano pode aumentar as tuas expectativas de empregabilidade se quiseres seguir uma carreira em arte, moda, design, música (clássica), bens de luxo e culinária. Este são tópicos que podes discutir com cerca de 70 milhões de nativos. Para além disso, pensa em todo o gelado que podes pedir sem acento?

Japonês

Apesar do tamanho do país, o Japão é uma das maiores e mais inovadoras economias – especialmente famosa pelos seus bens electrónicos e indústria automóvel. Qualquer coisa que tenha a ver com indústria fabril, engenharia ou investigação e desenvolvimento vai bem com a capacidade de falar japonês. Apesar do país exportar e importar imensos bens, existem muitas oportunidades para estar em contacto com empresas japonesas – e impressioná-las com as tuas habilidades linguísticas.

Estuda uma das 7 línguas que a EF ofereceSaiba mais