GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Conversas EF com a Rita, uma família de acolhimento da EF, sobre a arte de bem receber

Conversas EF com a Rita, uma família de acolhimento da EF, sobre a arte de bem receber

Conhecemos a Rita na sua casa, em Brighton, Inglaterra. Com os seus olhos bondosos e a sua natureza feliz, a Rita fez-nos sentir bem-vindos desde o momento em que entrámos, oferecendo-nos imediatamente uma chávena de chá. “Eu estou sempre a tricotar, faço brinquedos e roupa de criança”, disse-nos cheia de felicidade enquanto trazia as chávenas de chá e desviava os seus trabalhos do caminho.

A casa dela era igualmente acolhedora, com inúmeras fotografias dos estudantes internacionais que acolheu espalhadas pelas paredes: fotografias de festas de aniversário, passeios até à praia e festas do chá com os seus estudantes mostravam a sua entrega em proporcionar o acolhimento mais caloroso possível a todos os estudantes internacionais que recebeu.

Para sabermos mais sobre a arte de receber e o que ela aprendeu com esta experiência, tomamos um gole rápido do nosso chá e começamos a fazer perguntas:

Obrigado por nos receber, Rita. Vamos começar pelo princípio:

O que a fez começar a acolher estudantes internacionais?

Apesar de trabalhar em part-time, continuava a pensar e pensar o que podia fazer para ter algum dinheiro extra. Um amigo meu sugeriu acolher estudantes internacionais e foi assim que comecei. Conheci pessoas muito boas e fiz amigos novos nesta viagem. De tempos em tempos os estudantes ainda me escrevem e mantêm o contacto.

Como recebe os estudantes quando eles chegam?

Quando os estudantes chegam, eu apresento-me e mostro-lhes o seu quarto. Digo-lhes sempre também que podem descer e servirem-se à vontade da cozinha. Não têm de estar sempre a perguntar por comida ou bebida enquanto vivem aqui.
Se não houver outros estudantes aqui para ajudá-los com o caminho para a escola, eu levo-os e assim eles ficam a conhecer o caminho e apanham o autocarro certo.

Isso é muito bom, deve ter ótimas memórias dos estudantes que já ficaram aqui. Há quanto tempo já é família de acolhimento?

Já há mais de três anos e já acolhi mais de 80 estudantes durante estes anos. Não tenho computador, por isso guardo uma recordação de todos os que já estiveram aqui numa pasta – é um registo organizado dos estudantes que já estiveram aqui e ajuda quando eles voltam para me visitar e, assim, lembro-me exatamente de quem é quem.

Uau! Isso é impressionante! E esta fotografia na parede atrás de si – são alguns dos estudantes que acolheu?

“Sim! O ano passado, a escola teve uma noite aberta e calhou ser no dia dos meus anos. A escola convidou-me para ir e foi uma noite muito agradável – conheci imensas famílias de acolhimento de Brighton. Disse aos meus estudantes que estaria fora naquela noite e quando voltei para casa, as três raparigas que eu estava a acolher (da Coreia do Sul, França e Japão) não me quiseram deixar entrar. Uma das raparigas dizia “”não pode entrar, não pode entrar!””. Depois de cerca de vinte minutos, saíram a cantar os parabéns e quando entrei em casa, elas tinham preparado uma festa do chá e até havia balões espalhados pelo chão todo. Foi uma surpresa muito agradável.”

Fantástico. O que pensam os estudantes internacionais sobre Brighton?

Eles adoram! Vêm para Brighton e não acreditam em tudo o que há para fazer. Especialmente se vierem de zonas rurais, há imensa coisa para fazer aqui e boas opções de vida noturna.

Mantém o contacto com os seus estudantes quando eles partem?

“Sim, ainda mantenho o contacto com alguns estudantes. De vez em quando mandam-me mensagens ou cartas.”

Uma rapariga da Suíça teve um bebé recentemente e eu fiz algumas coisas para ela e enviei algumas roupas que tricotei para o bebé: um cobertor, um casaco de malha e um gorro. Ontem recebi dela um pacote cheio de doces no meu aniversário.

Qual é a refeição que cozinha mais vezes para os estudantes que acolhe?

Os estudantes normalmente voltam para casa por volta das 19h. Eu cozinho algo diferente todos os dias: Shepherd’s pie (espécie de empadão) ou lasanha, por exemplo. Quero que comam algo quente todas as noites e gosto bastante de cozinhar!Normalmente eles têm trabalhos de casa para fazer depois do jantar por isso sento-me na sala a tricotar.

Eles ficam sempre nervosos quando chegam?

Houve uma rapariga de França – foi em setembro ou outubro – e ela estava bastante assuatada ao início, mas quando eu me sentei e conversei com ela, ela acalmou-se gradualmente. Quando a conheci um pouco melhor, ela disse-me que era a sua primeira vez sozinha longe da família e estava muito assustada e não tinha a certeza se gostaria da casa, de mim ou da escola. Felizmente começou a sentir-se confortável rapidamente.

Conte-nos uma das suas experiências preferidas.

Eu acolhi aqui dois rapazes italianos e na última semana deles, disseram-me que iam para Portsmouth e convidaram-me para ir com eles.
Pagaram-me o bilhete de comboio como agradecimento – eles só queriam sair comigo para dizer que gostaram daquilo que fiz por eles. Tiraram imensas fotografias e mostraram-mas quando voltamos para casa. No dia a seguir, deram-me um presente – tinham imprimido e emoldurado uma fotografia para mim e agora tenho-a na minha parede.
Este ano fui para a escola EF de Brighton e quando entrei no escritório, os funcionários todos cumprimentaram-me e sabiam o meu nome – acontece que esta mesma fotografia está na parede da escola da EF!

Qual foi o maior período de tempo que um estudante ficou na sua casa?

O máximo foi seis meses. E agora tenho alguns estudantes a chegar na próxima semana que é suposto ficarem oito meses!

Parece ter tido um grande impacto na vida dos estudantes que ficaram consigo.

Eu também gostei muito. Tem sido uma experiência para mim e já conheci pessoas muito simpáticas durante este percurso. Sempre tive animais, mas quando o meu último cão morreu fiquei muito sozinha, por isso acolher estudantes ajudou-me nesse aspeto.
Eu não tenho a minha própria família por isso tento fazer o meu melhor a cuidar dos estudantes, tal como faria se tivesse uma família. Se tivesse um filho ou filha a viajar para fora, queria que fosse bem tratado/a.

Foi tão bom conhecê-la Rita! Muito obrigado por partilhar as suas experiências connosco!

Obrigado por virem! Gostei muito de vos conhecer também!

Fica numa família de acolhimento enquanto estudas Inglês em Brighton!Clica aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais