GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

12 DICAS PARA VIVER COM UMA FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO

12 DICAS PARA VIVER COM UMA FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO

Estudar no estrangeiro está repleto de aventuras – tudo é diferente e excitante, incluíndo a tua nova família (de acolhimento). De súbito, partilhas tudo com novas pessoas que nunca conheceste antes. Levará algum tempo para te ajustares e pode haver algumas lombas no percurso – o tipo de coisas que acontecem quando pessoas vivem juntas. Para tirares o máximo proveito do tempo com a tua família temporária, vê as nossas 12 dicas – quem sabe, talvez possas usar algumas delas com a tua família “a sério”.

1. SÊ ABERTO E COMUNICA

És alérgico a amendoins, não gostas de frutos do mar e tens medo de cães de todos os tamanhos? Conta tudo isso à tua família de acolhimento logo ao início. Eles devem estar ao corrente dos factos mais importantes sobre ti a partir da tua papelada, mas algumas coisas não podem ser repetidas demais – especialmente quando tem a ver com a tua saúde. Além disso, é melhor conversar sobre preferências culinárias ou restrições alimentares antes de te sentares à mesa e toda a gente está a olhar para ti a brincar com a comida (no entanto, para ser justo e respeitador, certifica-te que provas tudo antes de dizeres que não gostas).

2. TRAZ UM PRESENTE

Presentes são fantásticas maneiras de quebrar o gelo. Não precisas de gastar uma fortuna, mas um pequeno souvenir do teu país natal dar-te-á uma boa quantidade de pontos. Além do mais, irá auxiliar os teus acolhedores a recordar o quão fantástico foste como membro da família temporário.

3. PARTICIPA NAS REFEIÇÕES DE FAMÍLIA

A comida leva pessoas a juntarem-se – é um óptimo desbloqueador de conversa para várias culturas. Tenta estar em casa para as refeições e ajuda a por a mesa ou lavar a loiça. Comida é uma maneira fantástica para conheceres pessoas e sentares-te a uma mesa de jantar é um método divertido para aprenderes novas palavras e praticares a tua capacidade de conversação noutra língua. Se souberes como cozinhar, sente-te à vontade para preparares algo da tua terra natal e levares a troca cultural para o próximo nível.

4. RESPEITA A AGENDA

Embora tenhas pago pela tua estadia, és parte da família que não é tua – respeita as agendas deles e as horas de recolher. Se as refeições forem as 19h, certifica-te que estás lá a tempo. Se não estiveres em casa para refeições ou atividades, avisa a tua família de acolhimento com antecedência. Se perderes o autocarro e tiveres que chegar tarde a casa, diz-lhes. Mesmo que eles não sejam os teus pais, irão preocupar-se contigo, logo pensa nisto como se fosse a tua mãe a vigiar-te.

5. ACEITA AS DIFERENÇAS

Provavelmente terás que te habituar a comida diferente, a maneiras novas de dobrar roupa e a regras de casa que não são as mesmas que tinhas. Lembra-te: “diferente”, “novo”, e “não ser o mesmo” não implica ser mau. As coisas são feitas de maneiras diferentes por todo o mundo e desde que funcione, é bom e faz parte da tua experiência de aprendizagem. Admitamos: é aquilo para que te candidataste. Reparar e aceitar as diferenças culturais faz parte de expandires os teus horizontes e tornares-te uma pessoa mais madura e de mente-aberta.

6. SÊ BEM-EDUCADO

Não vives num hotel e a tua mãe de acolhimento não é tua empregada. Mantém o teu quarto limpo, não deixes a loiça no lavatório ou o contentor de leite vazio dentro do frigorífico. Ajuda a levar as compras do carro para casa. Não sejas uma diva: não uses toda a água quente enquanto bloqueias a casa-de-banho partilhada das 7 da manhã até as 9. Não convides amigos ou visitantes para dormirem lá em casa e leva-os para jantar apenas se foram convidados. Não durmas durante toda a manhã no Domingo e depois queixas-te que não há pequeno-almoço quando acordares. Resumidamente: tenta comportar-te na melhor maneira possível e diz sempre “por favor” e “obrigado”.

7. PARTICIPA EM ATIVIDADES

Claro que podes e deves passar algum tempo com os teus novos amigos de escola, mas porque não passar algum tempo com a tua família de acolhimento também? Quando estás num país estrangeiro, ir ao supermercado ou assistires ao treino de futebol da tua irmã de acolhimento pode ser muito excitante. Participares em actividades diárias é uma óptima experiência de relacionamento que te permite praticar as tuas habilitações de língua e ajuda-te a conheceres uma nova cultura. Além do mais, não viajaste até ao outro lado do mundo para ficares no teu quarto a olhar para o teu telemóvel, pois não? Quem sabe, talvez descubras um novo passatempo ou faças novos amigos ao longo do tempo.

8. BENEFICIA DE CONVERSAS DIÁRIAS

A chave para aprender uma nova língua é ultrapassares o teu medo de cometer erros – e a tua família de acolhimento é ótima para praticares a tua capacidade de conversação noutra língua. Eles falam como “pessoas verdadeiras”, logo ouvirás muitas frases e expressões idiomáticas que poderias não aprender num livro. Passa tempo na sala de estar ou na cozinha e pede-lhes ajuda com o teu trabalho-de-casa. Sê honesto se não compreenderes algo que eles tenham dito e tenta falar o máximo que possas (talvez não quando estão todos a disfrutar da sua série favorita na TV mas, fala quando apropriado!).

9. FICA A CONHECER A TUA FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO

Sê interessado no que a tua família de acolhimento faz profissionalmente, come, ou faz para se divertir. Faz perguntas, sê curioso e tenta aprender mais sobre eles e deles. É a melhor maneira para descobrir uma cultura diferente e praticar o teu vocabulário. NÃO TE ESQUEÇAS: respeita o espaço pessoal e não forces uma relação com a tua família de acolhimento. Perguntar-lhes sobre os planos deles para o dia quando estiverem no chuveiro não será a melhor ideia – independente de quão ansioso estejas para melhorar a tua capacidade de comunicação.

10. LEMBRA-TE QUE É TUDO TEMPORÁRIO

Existe a possibilidade que tua mãe faça um melhor rolo-de-carne e que não queiras comer batatas cinco vezes por semana. Se não gostares da estação de rádio no carro ou dos programas que todos estiverem a ver na TV, inspira fundo e não te queixes. Isto é apenas uma família temporária e eles têm a sua própria maneira de fazer as coisas – mesmo que isso envolva um gosto musical questionável. Após algumas semanas ou meses, irás regressar para a tua vida antiga – e terás intermináveis histórias e memórias para partilhar.

11. SÊ JUSTO E HONESTO QUANDO SURGIREM PROBLEMAS

Quando as pessoas vivem juntas, há espaço para conflito – não é divertido, mas acontece e geralmente passa. No caso de não te dares com a tua família de acolhimento e algo importante está a incomodar-te, tenta falar com a família primeiro. Se isso não for possível, fala com a organização que te providenciou a família de acolhimento. Certifica-te que apresentas critícas construtivas e que não te queixas de coisas que são diferentes mas não necessariamente preocupantes. Tem atenção que pode levar algum tempo até te ambientares a novos estímulos e realidades – não apenas tu mas também a tua família de acolhimento.

12. MANTÉM-TE EM CONTACTO

Amizades não podem ser forçadas, mas esperemos que tu e a tua família de acolhimento se deem bastante bem – e mantenham o contacto mesmo após de te despedires. Ao fim e ao cabo, foram parte da tua vida durante algum tempo e toda a gente que te viu cedo de manhã com um cabelo de cama terrível merece um postal de aniversário.

Viver Com Uma Família Local e Conhecer Uma Nova CulturaSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me