Estudar no estrangeiro pode transformar o teu futuro académico – vê aqui como

Lugares novos, comidas novas, caras novas – estudar no estrangeiro estimula a nossa curiosidade, espírito de aventura e transforma o teu futuro académico. Muitas pessoas dizem que passaram o melhor tempo da sua vida no estrangeiro e que isso as transformou de várias maneiras. Mas e a tua performance académica? Certamente haverá alguns benefícios no que toca a este assunto.

Quer seja a ter melhores notas, a encontrar mais motivação ou a criar objetivos mais claros, estudar no estrangeiro pode transformar o teu futuro académico e colocar-te no caminho certo que tu desejas – vê aqui como:

1. Ganhas uma motivação extra

Estudar no estrangeiro agita a tua rotina familiar quotidiana. Ajuda-te a ver as coisas de novas perspetivas. Diz adeus ao mundano e começa de novo. Vais enfrentar tudo o que aparecer na tua escola ou universidade com uma curiosidade e motivação renovadas. Até és capaz de dar por ti a gostar de uma disciplina que achavas chata antes ou a inscrever-te numa aula ou curso inesperado. Sair do tua zona de conforto vai fazer-te apreciar muito mais isso quando voltares.

2. Melhoras a tua fluência na língua

Apesar dos intercâmbios que envolvem transferências para outros países ou universidades durante alguns meses serem bastante populares, uma forma mais fácil de experienciar as vantagens de estudar fora é aprender uma língua no estrangeiro. Sim, é a nossa especialidade. Podes fazer um curso de línguas fora nas férias, durante o ano ou até se desistires da universidade.
E independentemente da língua que estudares fora, a diferença nas aulas vai ser clara. Vais adicionar palavras novas ao teu vocabulário, melhorar alguns problemas de pronunciação e estar mais à vontade em conversas com os colegas de aula. Vais sentir-te realizado ao perceber que melhoraste uma competência importante. E quem não gosta de sentir isso? Talvez até queiras aprender outra língua ou aperfeiçoar as tuas competências noutra língua com outro programa de estudo no estrangeiro.

3. Podes organizar melhor os teus estudos

Uma vez que já viveste fora, vais conseguir lidar com qualquer coisa. Pensa assim – é tudo novo quando chegas, desde os transportes públicos até à moeda e aos costumes culturais. Tens que encontrar o teu lugar e adaptar-te. Pelo caminho, vais então desenvolver competências valiosas, como auto-confiança, gestão de tempo, desembaraço, disciplina e criatividade. Estas competências ficam na bagagem da tua experiência e vão viajar contigo. Prepara-te para organizar listas de tarefas com facilidade, tomar a iniciativa em projetos de grupo, pensar de forma mais criativa em problemas complicados e preparar-te para os exames com estratégia.

4. Podes criar contactos importantes

As pessoas dizem que não é o que sabes mas sim quem conheces, por alguma razão. Amigos novos, famílias de acolhimento, mentores e professores podem tornar-se em fontes de inspiração para o teu futuro académico. Podes conseguir um estágio através de alguém que conheceste ou estudar numa cidade que nunca te passou pela cabeça. Estabelece contactos com as pessoas que conheces, pois nunca sabes a onde te vão levar.

5. Vais destacar-te quando concorreres a estágios ou bolsas de estudo

Estudar no estrangeiro mostra que estás aberto para o mundo e tens curiosidade. É um investimento em ti próprio e no teu futuro que te distingue dos outros. Quando concorreres para um estágio ou bolsa, partilha como esta experiência te desafiou e enriqueceu ao mesmo tempo. Pode não ser uma forma automática de obter um “sim”, mas certamente irás ganhar uns pontos extra.

6. Vais ver os teus objetivos com clareza

É normal não saber quais vão ser os próximos passos. Não é suposto a vida ser uma linha reta, e isto inclui a vida académica. Não há nada como viajar para fora para arejar a cabeça e descobrir quem és e o que queres. Às vezes tudo o que precisamos é de uma pequena mudança para nos sentirmos motivados de novo. Estudar no estrangeiro sem dúvida transforma o teu futuro académico. Tira algum tempo para escreveres os teus objetivos antes e depois da viagem. Depois compara-os e vê o que mudou.

7. Vais alargar a tua visão do mundo

Viver numa cultura estrangeira é excitante mas ao mesmo tempo desafiante. Aprendes a comunicar com culturas diferentes, a descobrir formas criativas de resolver problemas e a expor-te a novas formas de pensar. Não há nada como conhecer pessoas que te desafiam a ver as coisas de forma diferente. Vais voltar para casa a valorizar mais aqueles que te rodeiam. Talvez até dês por ti a questionar as tuas próprias crenças.

8. Vais decidir prosseguir estudos

Estudar fora pode expandir os teus horizontes educativos, e não apenas a curto-prazo. Há estudos que mostram constantemente que os estudantes que estudam no estrangeiro têm probabilidades muito maiores de se licenciarem. Faz sentido. A tua experiência no estrangeiro muda a tua vida. Pode inspirar-te a querer ir mais longe nos estudos.

Vêm estudar no estrangeiro com a EF!Descobre mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro