GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Nunca é demasiado cedo para preparar um ano no estrangeiro

Nunca é demasiado cedo para preparar um ano no estrangeiro

Passar um ano no estrangeiro é super excitante e uma oportunidade cheia de aprendizagem, aventura e crescimento pessoal. Contudo, é também uma grande mudança, que requer um grande planeamento e organização. Este guia útil vai facilitar a transição para tua nova vida. E lembra-te: nunca é cedo demais para te começares a preparar para o teu ano no estrangeiro. Podes agradecer-nos depois.

Faz a tua pesquisa online

Passa uma noite ou duas a fazer pesquisa sobre a tua nova cidade e a seguir o destino no Instagram (sim, esse hastag vai ser o teu novo melhor amigo) Já sabes que não há nada como uma boa coleção de fotografias do Instagram para te deixar super entusiasmado com viagens ao estrangeiro..

Se quiser, podes até mesmo fazer à moda antiga e comprar um guia-turístico.

Descobre o método que melhor funciona para ti e empenha-te nele!

… e faz a tua pesquisa em pessoa

Não te esqueças de perguntar à tua família e amigos que já visitaram essa cidade sobre as suas experiências. Vais sair do avião cheio de dicas sobre o que fazer, onde comer e como viver como um habitante local.

Põe as tuas coisas na mala

É tempo de começar a encher essa mala. Começa cedo – sim, dentro de alguns meses se conseguires – para te certificares que tens tudo aquilo de que precisas. Se não tiveres, ainda tens tempo suficiente para procurar as melhores lojas e repores qualquer falha que haja no teu guarda-roupa.

Lembra-te, estudar no estrangeiro é um projeto de ano inteiro, por isso tens que fazer a mala de acordo com as estações do ano: se fores para uma cidade com invernos muito frios ou verões escaldantes. Inclui também alguns “confortos” de casa para tornares o teu novo quarto acolhedor e aconchegante desde o primeiro dia. Para um conselho mais minucioso sobre a preparação da mala, lê o nosso guia completo sobre fazer uma mala para um ano no estrangeiro.

Prepara-te para tudo

Uma cidade completamente nova vai apresentar muitas supresas e desafios. Como podes saber se estás ou não preparado para este ano no estrangeiro?

Um passo simples é descarregares aplicações de viagens concebidas para ajudar os turistas a explorar a cidade. Estas apps oferecem, muitas vezes, mapas offline muito úteis para te ajudar a explorar usando apenas o teu telemóvel. Tens ainda apps com muitas informações sobre os transportes públicos e como te movimentares.

Verifica se precisas de atualizar o teu tarifário ou até mesmo comprar um cartão SIM local. Vais ter Wifi em quase todo o lado, contudo deves assegurar uma conexão à internet a toda a hora.

Aprender inglês ajuda-te a preparar-te para os momentos mais difíceis.

Mete os teus documentos em ordem

O primeiro passo é encontrares o teu passaporte e guardá-lo num sítio seguro.

Depois vais precisar de embarcar no seguinte: certifica-te de que:

  1. Os teus voos e o teu alojamento estão reservados;

  2. O teu seguro feito;

  3. o transporte do aeroporto reservado;

  4. o visto pronto (com a ajuda do teu escritório da EF e conselheiros de cursos no estrangeiro, claro!).

Próximo passo: imprime TUDO, desde o teu cartão de embarque até à tua informação de chegada.

E organiza-te

Se toda a tua informação importante estiver segura numa pasta na tua mala, vais ser capaz de a mostrar quando for necessário e lidar com qualquer questão que te possa aparecer pela frente.

Faz cópias digitais também: se realmente perderes a tua mala, ou derramares café por cima dos teus documentos, ainda vais ter cópias no teu telemóvel para te ajudar, ou vice-versa, caso fiques sem bateria num momento crucial.

Prepara o teu dinheiro

Certifica-te que tens as tuas finanças em ordem e tens os meios necessários para pagar o teu ano no estrangeiro. Confirma que os teus cartões bancários podem ser usados nas máquinas multibanco do estrangeiro.  IMPORTANTE – não te esqueças de avisar o teu banco que vais viajar e ficar a estudar no estrangeiro, para não te bloquearem o cartão quando fizeres a tua primeira transação.

Cartões de viagem pré-pagos são uma boa forma de evitar taxas de moedas estrangeiras. Viajar com dinheiro local é muito útil, no caso de o teu cartão ser rejeitado nalgum momento.

Confirma também quanto custa estudar numa universidade no estrangeiro.

Começa a despedir-te (e planeia os “olás”)

Não deixes todas as tuas despedidas para a última hora. Arranja tempo para veres toda a gente de quem vais ter saudades enquanto estiveres fora.

Quer isso signifique fazer uma grande festa antes de partires ou agendar cafés durante um mês inteiro com amigos. Lembra-te ainda de passar tempo suficiente com os teus pais – vais sentir-te bem por teres feito este esforço quando partires (e eles também).

Outra boa ideia para fazeres durante este estágio é fazer planos para os teus amigos e família te visitarem na tua nova cidade. Assim, as despedidas não têm tanto peso,e ter amigos a quem mostrar a tua nova cidade ajuda-te a ajustares-te melhor à tua nova vida.

Saber inglês é sempre uma mais-valia, vê aqui que exames de inglês deves fazer para cada situação da tua vida.

Queres fazer um ano no estrangeiro?Sabe mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me