9 dicas para memorizar novas palavras mais rapidamente

Por muito boa que seja a sua gramática, se não conhecer palavras com as quais a possa utilizar, não irá (literalmente) muito longe nas suas competências linguísticas para aprender uma nova língua: O vocabulário abre portas a novos mundos e torna a aprendizagem divertida e satisfatória.

Mas alargar o leque de palavras que conhece é como uma dieta: É preciso fazer algum esforço e não existe um truque de magia, um segredo ou uma abordagem única para o fazer. Cada um tem de encontrar o que funciona para si; mas ser paciente, estabelecer objectivos realistas e recompensar-se se os atingir são uma boa estratégia que pode ser complementada com qualquer um dos seguintes pontos.

1. Utilizar técnicas de memorização

Uma forma popular de memorizar vocabulário é a utilização de mnemónicas, que são atalhos mentais que o ajudam a recordar conceitos ou palavras mais complexos. Por exemplo, pode criar associações entre palavras: Se não souber como se escreve a palavra "accommodation", basta lembrar-se que tem "hastwocots that need twomattresses". Ou então inventa-se um acrónimo: Por exemplo, quando é preciso ir à "store" comprar Spaghetti (Espaguete), Tomatoes (Tomate), Olives (Azeitona), Rice (Arroz) e Eggs (Ovos). O problema é, claro, que continua a ter de memorizar o acrónimo, a canção ou a associação, mas com um pouco de prática, vai tornar-se bom a inventar ligações criativas e úteis. E: Quanto mais tempo pensar em acrónimos ou associações, melhor se lembrará das palavras que os acompanham.

2. Criar um ambiente de aprendizagem

Quando se estuda no estrangeiro, ouve-se e lê-se a língua em todo o lado e aprende-se muito mais depressa através da imersão. Mas não precisa de ir para o estrangeiro para aumentar lentamente o número de palavras que conhece - pode criar um ambiente inspirador e propício ao estudo onde quer que esteja: Compre revistas ou livros na nova língua, veja filmes e cozinhe (ou apenas coma) a comida local.

3. Ponha as palavras em contexto

Uma boa ideia para aprender mais palavras mais rapidamente é colocá-las em contexto: Em vez de escrever listas de palavras aleatórias, tente colocá-las em frases. Dessa forma, saberá como a palavra é utilizada na vida real. Além disso, se inventar frases engraçadas, será mais fácil de memorizar. Dependendo da forma como aprende, pode também fazer desenhos ou encontrar imagens que complementem as frases e coloquem as palavras no seu habitat natural.

4. Aprender com situações da vida real

Por falar em contexto: Filmes, programas de televisão, livros, podcasts ou canções não só são uma óptima fonte para as palavras mais comuns, como também o podem ajudar a memorizar o vocabulário, porque vêm sempre associadas a uma cena, uma pessoa ou um acontecimento (da vida real). Por isso, tente ler livros ou ver filmes na língua original (com legendas) e descubra o significado das palavras. Se vir ou ouvir uma frase ou expressão que não compreende, escreva-a, procure-a e comece a memorizá-la.

5. Passar ao nível seguinte

Se quiser levar a aprendizagem de línguas para o nível seguinte, deixe espaço suficiente para mapas mentais com palavras associadas, sinónimos ou antónimos. Se quiser tirar o máximo partido do seu processo de aprendizagem, tente não traduzir a palavra para a sua língua materna, mas sim explicar e descrever a palavra na língua que está a tentar aprender.

6. Encontre as ferramentas que funcionam para si

Cada pessoa aprende de forma diferente, por isso, se ainda não sabe o que funciona para si, experimente o maior número possível de formas diferentes - ou uma combinação das mesmas: Flashcards, aplicações, listas, jogos ou post-its são óptimas formas de memorizar vocabulário. O mesmo se aplica a encontrar o momento certo: Algumas pessoas querem reservar um tempo específico, outras aprendem mais espontaneamente. Independentemente da abordagem que escolher, certifique-se de que entra num ritmo - afinal, a prática leva à perfeição.

7. Torne-o interativo

Tal como tem de encontrar as ferramentas certas que funcionam para si, também é importante tornar a experiência de aprendizagem tão abrangente quanto possível: Não se limite a ler as palavras em cartões ou listas - ouça-as pronunciadas, diga-as em voz alta e escreva-as ou digite-as. Quanto mais o encontro com as palavras for uma experiência para todos os sentidos, melhor. (Porque não comer um gelado enquanto aprende como se chamam os diferentes sabores?)

8. Concentre-se em palavras úteis

Se quer aumentar o seu vocabulário porque quer trabalhar numa empresa de marketing no estrangeiro, provavelmente não precisa de ler os romances de Shakespeare nem de se concentrar em palavras que pertençam à Idade Média. Quanto mais práticas e populares forem as palavras para a sua carreira, passatempos e conversas da vida real, mais fácil será aprendê-las - e poderá utilizá-las com mais frequência. (Isto pode ser como um jogo: Pode recompensar-se sempre que utilizar uma determinada palavra numa conversa da vida real).

9. Repita e depois repita mais um pouco

Lembre-se de não repetir apenas as palavras actuais, mas também as "coisas antigas" que pensa que já memorizou. Não precisa de olhar para as palavras memorizadas com tanta frequência como para o novo vocabulário, mas quanto mais usar as palavras, melhor se lembrará delas.

Ponha tudo isto em contexto estudando uma nova língua no estrangeiroSaber mais

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.