GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Costumes Americanos: Tudo O Que Precisas De Saber

Costumes Americanos: Tudo O Que Precisas De Saber

Apesar de sabermos muito sobre os EUA pelos filmes e séries, quando se está realmente no país ainda se sente choque cultural. É importante deixar uma boa impressão quando estamos fora, nós damos-lhe algumas dicas para conquistar o coração dos americanos.

HOW ARE YOU?

Quando vais a uma mercearia é muito provável que sejas acolhido por um “Hi, how are you?”. Bem-vindo ao mundo dos hábitos americanos, onde estranhos querem saber como estás. Na verdade, eles não querem saber, é mais um ritual ou parte de um cumprimento. Não penses demasiado nisso e responda “Good” ou “I’m fine, how are you?”. Fim da história e fim da conversa.

WHAT ARE YOU UP TO THESE DAYS?

Os americanos conseguem fazer conversa situacional como se fosse o seu trabalho. Eles não só sabem como manter as conversas curtas e leves como também como evitar tópicos sensíveis preferindo falar do tempo, hobbies ou planos para o fim-de-semana. Por vezes, estranho começam a falar consigo, não se preocupe que vai ter bastantes oportunidades de praticar a língua.

NÃO PEÇA PARA IR À “TOILET”

Quando a natureza chamar por si, pergunta pelo “restroom”, “bathroom” ou “men’s/ladies’ room” mas nunca pergunte pela “toilet”. É considerado como uma expressão rude, por mais simpático que seja a sua pronúnica.

NÃO TENHA PROBLEMA DE PEDIR UM SACO PARA LEVAR OS RESTOS

Quando come num restuarante americano, vai ter direito a um prato enorme de comida. Boas notícias: é tudo seu! Más notícias: A não ser que seja alguém que come muito, provavelmente não conseguirá comer tudo. Não fique triste, pode levar para casa o que restar – peça por um “doggie bag” ou uma caixa.

COMA

As refeições são geralmente muito informais nos EUA e raramente são tão elaborados e formais como noutros países. Hamburgers ou “wings” são para comer com as mãos, mas há ocasiões onde vai precisar de talheres. Não se preocupe: Agarre no garfo com a mão direito, se for destro, e já está!

AQUI FICA UMA DICA

Comer fora, manicures, viagens de táxis, cortes de cabelo – todos esses serviços merecem uma gorjeta. Dar gorjeta pode ser algo complicado mas há uma regra geral: Quando tiver um óptimo serviço, dê 20%. Quando o serviço for horrível, dê 10%. Portanto, 15% é um bom começo mas lembre-se: muitos empregados vivem das gorjetas e 20% de algo é mais fácil de calcular do que 15%. Para grandes grupos, a gorjeta está normalmente incluída, tenha atenção.

DICA FINAL DOS COSTUMES AMERICANOS

Não é comum dar gorjetas em restaurantes “fast food” ou em take away. Quando vir um local para colocar gorjetas, significa que dar gorjetas é opcional. No entanto, é sempre simpático dar 1 ou 2 dólares ao empregado que lhe enche novamente o copo ou lhe pega nos seus pratos sujos.

Imagem de Mike Mozart, Flickr / Creative Commons

DAR UM SALTO AOS EUASaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me