Como Manter O Nível Linguístico

Acabou de regressar de voltar depois de ter estudado na Califórnia. O seu inglês está óptimo, toda a gente está com inveja do seu bronze e ainda tem alguma areia na sua mala. Rapidamente vai ultrapassar o “jet lag”, e as coisas vão voltar mais ou menos ao normal. Mas como pode certificar-se que vai manter o nível linguístico e que este não desaparecerá como o bronze?

LEIA. E DEPOIS LEIA UM POUCO MAIS.

Uma forma fácil e barata de praticar uma língua estrangeira depois de regressar é ler. Graças à internet, nós temos diversos tipo de conteúdo multi-linguístico à distância de uns “clicks”, podemos escolher entre jornais internacionais, livros ou revistas. Não se esqueça de se registar em blogs, seguir pessoas no Twitter e falar com elas no Facebook.

PRATIQUE COM OS AMIGOS

Aprender uma língua é muito mais divertido com amigos e o mesmo acontece neste caso. Agarre num amigo e pratique: pode enviar um e-mail ou usar o Skype, todas estas opções são totalmente gratuitas. Também pode encontrar amigos “offline” para estudar consigo, seja na sua universidade ou junte-se a um clube linguístico.

CANTE

Mesmo que as letras nem sempre façam sentido, e a magia da música pode desaparecer quando tenta analisar as letras, ouvir música com frequência é uma boa forma de praticar uma língua. Pode acompanhar a música para praticar a pronúncia, aprenda muitas novas palavras (que rimam!) e talvez possa criar a sua própria carreira musical.

TODAS AS NOITES SÃO NOITES DE FILMES

Uma das melhoras maneiras de aprender uma língua e mantê-la é ver filmes ou séries noutra língua: Nestes, as pessoas costumam falar como falam na realidade, pode acrescentar ao seu vocabulário algumas piadas e expressões idiomáticas. Se não quer investir em DVDs, veja sites como o Youtube, onde pode ver todos os tipos de clips e/our curtas-metragens gratuitamente.

CRIE UMA REDE E CONTECTE-SE

Algumas escolas de línguas possuem redes de Alumni e ferramentas online, assim, os estudantes podem continuar a praticar a língua depois de regressar a casa e manter contacto com as pessoas de todo o mundo. Facebook e Twitter também podem ajudar, se as usar com frequência para falar com amigos que conheceu durante a sua viagem e falar com eles na língua que aprendeu.

VÁ (OUTRA VEZ) DE VIAGEM!

Viajar não é a forma mais barata e fácil de conseguir manter o seu nível linguístico, mas é provavelmente a mais excitante. Praticar a língua e alargar os seus horizontes – é o melhor, mas não é o mais barato. A minha recomendação: Mantenha-se em contacto com os seus amigos de todo o mundo. Dessa forma, não vai ter só alguém com quem praticar a língua mas um sofá onde ficar quando decidir viajar novamente.

PORQUE NÃO IR DE VIAGEM?Saiba mais