Ano Novo – Língua Nova? 8 Dicas para fazer isso

Se ainda estás a precisar de inspiração para a resolução perfeita para fazer deste o melhor ano, vieste ao lugar certo: aprender uma língua nova devia ser o teu objetivo para o novo ano. Porquê? Isso vai basicamente dar-te super poderes: vais tornar-se mais confiante, aumentar a tua memória, viajar vai tornar-se exponencialmente mais divertido, e, por último mas não menos importante, vais ter mais possibilidades de arranjar um emprego e ganhar mais dinheiro. Isso soa mesmo como o Jackpot das resoluções de Ano Novo, não? Para garantir que corre tudo bem, aqui tens umas dicas para depois de teres escolhido com entusiasmo uma língua.

1. Sê realista

Eu não quero ser desmancha-prazeres mas provavelmente não vais falar fluentemente espanhol numa semana ou até mesmo um mês – mas podes aprender a contar até 100 numa semana ou memorizar como conjugar 10 verbos irregulares em 10 dias. Quanto mais realistas forem os teus objetivos, mas facilmente vais alcançá-los, o que vai tornar toda a experiência muito mais satisfatória. Se dividires os teus objetivos no idioma em pequenos passos, eles vão-se tornar numa parte da tua rotina diária num instante, e depois de algumas semanas, vais fazer os teus trabalhos de casa de chinês durante o teu trajeto diário ou exercício físico sem sequer dar por isso.

2. Sê específico

Dizer que queres aprender inglês é uma ótima resolução, mas será mais eficaz ter um objetivo específico: Talvez queiras ver um filme americano sem legendas até ao final do ano, ler um livro sem usar o dicionário, ou viajar para Londes e pedir um fish and chips como um verdadeiro britânico? Boas (e recompensadoras) resoluções têm resultados tangíveis, por isso certifica-te que o teu plano de aprendizagem do idioma tem um objetivo específico e pode der dividido em pequenos passos.

3. Escolhe o teu método

Há imensas ferramentas para aprender inglês por aí – vídeos, ficheiros podcast, aplicações, cursos no estrangeiro, também e-learning, e, é claro, aulas online e offline. Certifica-te de que escolhes o método mais adequado para ti: se não gostas de aprender sozinho, os vídeos podem não ser a melhor escolha – em vez disso escolhe um amigo também ou junta-te a uma aula. Pode demorar um pouco para encontrares o método ou a combinação de métodos perfeita, mas faz parte do processo de aprendizagem e vai ajudar-te a atingires o teu objetivo.

4. Prepara-te para obstáculos no caminho

Vai haver dias ou até semanas em que nada vai ser divertido, e vais estar super ocupado com a escola ou o trabalho – a gramática italiana é a última coisa que te vem à mente, não interessa o quão desesperada estás para ir a Roma e comer gelato enquanto admiras o Coliseu. Se não tens tempo ou energia para te preocupares com adjetivos e advérbios por uma semana ou duas, está perfeitamente ok. Não desanimes nem desistas do teu plano – em vez disso, recompõe-te e recomeça onde paraste. Roma também não foi construída num dia.

5. Monitoriza o teu progresso

Apesar de os testes não serem muito divertidos, são fundamentais para acompanhares o teu progresso. Muitas aplicações e aulas têm exames integrados que precisas passar antes de passar de nível, mas também há vários testes gratuitos online que te vão ajudar a avaliar teu nível no idioma durante o percurso. Se não queres ser testado, mas estás determinado a conseguir ver um filme sem legendas com sucesso, tenta ver pequenos trechos (como tarilers de filmes, por exemplo) ou desenhos animados para verificares o quanto já consegues perceber.

6. Partilha os teus objetivos

Se estudas com um amigo ou numa aula, vais ter automaticamente um pouco de pressão para fazeres o trabalho de casa, mas se preferes estudar sozinho, certifica-te que partilhas com os teus amigos, família ou Internet os teus planos e assim podes te sentir responsável – e eles podem confirmar e acompanhar o teu progresso. Ter que partilhar regularmente as tuas melhorias em vocabulário alemão vai ser uma ótima ferramente motivacional e o empurrão que ás vezes precisamos

7. Relaxa e diverte-te

Quando dividires os teus objetivos em pequenos passos vai ser mais fácil veres resultados – e medir o que já conseguiste. Cada vez que atingires uma meta, mima-te – come um cupcake (ou três) ou compra uma t-shirt nova toda moderna para as tuas próximas férias fora. E claro, podias também celebrar todas aquelas frases novas em japonês indo a um restaurante de sushi e praticando-as num contexto real.
OK, na verdade há uma outra razão por que devias aprender uma nova língua neste nova ano: é uma das poucas resoluções com um atalho que realmente funcionam.

8. Faz o caminho direto (também cénico) e vai para fora

Se queres avançar depressa e experimentar todos os super-poderes referidos acima quase imediatamente, estudar a língua que escolheste no estrangeiro pode ser o plano perfeito para o novo ano. Aprender palavras novas e descobrir a gramática é muito mais divertido quando estás a viajar pelo mundo e a preencher o teu passaporte com novos carimbos. Nós somos tendenciosos mas vamos ser realistas, as resoluções não ficam muito melhores que isso.

Vê mais dicas nos outros artigos do BlogEscolhe o teu destino :)

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro