GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

9 Livros que vão te inspirar a viajar pelo Mundo

9 Livros que vão te inspirar a viajar pelo Mundo

“É a parte boa dos livros. Fazem-te viajar sem mexeres os pés. ” – Jhumpa Lahiri

Ler é a porta, a chave, e o tapete de boas-vindas a um novo universo. Podes abrir um livro e transportar-te para qualquer lugar deste mundo e outros, apenas com a tua imaginação e guiado pelas palavras escolhidas cuidadosamente pelo autor.  Podes ler quando quiseres, onde quiseres e em que língua te aptecer. (Por falar nisso, ler noutra língua que não a tua é uma óptima forma de desenvolveres e melhorares as tuas capacidades linguísticas.)

Mas tenho que admitir, não leio assim tanto para quem usar óculos de armação preta e escreve para viver. Tenho imensas razões (não as temos todos?), mas a que definitivamente já não posso utilizar é a que não sei o que ler – especialmente no que toca a livros de viagens: Vê os favoritos dos nossos bloggers que te irão inspirar a escalar, caminhar, nadar, conduzir, andar de bicicleta e voar à volta do mundo para que possas encontrar paisagens de cortar a respiração e a ti mesmo.

ISABEL: EAT, PRAY, LOVE (BY ELIZABETH GILBERT)

Esta autobiografia é sobre encontrar-se a si mesmo numa viagem à volta do mundo, baseado na vida da autora Americana Elizabeth Gilbert. Depois de um longo e pesado divórcio e um caso amoroso que não acabou bem, ela decide embarcar numa viagem à volta do mundo e escolhe três destinos para visitar: Primeiro, Itália para comer e aproveitar um tempo sozinha, depois para a India, na esperança de encontrar a sua espiritualidade e por último, Indonésia numa demanada pelo seu equilíbrio. Durante a sua jornada, Gilbert – com a ajuda de novas amizades e aventuras  que apareceram ao longo do caminho – começa a descobrir o que ela ambiciona para a sua vida. No fim… bem, vais ter que ler por ti mesmo. (Se não te aptecer ler, podes sempre fazer batota e ver o filme, com a Julia Roberts como Elizabeth.)

TOM: LONDONERS: THE DAYS AND NIGHTS OF LONDON NOW – AS TOLD BY THOSE WHO LOVE IT, HATE IT, LIVE IT, LEFT IT AND LONG FOR IT (BY CRAIG TAYLOR)

Estranhamente, comecei a ler este livro depois de ter saído de Londres, mas fez me recordar todas as razões pelas quais adoro (e adoro odiar) a cidade. O autor do livro, Craig Taylor, é um autor canadiano e e um residente de longa data de Londres que passou anos a viajar nos arredores da capital do UK, entrevistando pessoas de todas as classes, profissões, e personalidades – de pilotos de avião que aterravam em Heathrow à senhora que anunciava as estações no metro. O resultado é um retrato muito fiel de Londres criado com diferentes pespectivas que mostra como as pessoas nos anos 00’s fizeram esta cidade de topo internacional a sua casa, quaisquer que sejam as suas circunstâncias pessoais.

TOM: BY ANY MEANS (BY CHARLEY BOORMAN)

Este livro teve vida como a coninuação do programa de TV Long Way Round, um documentário com Ewan McGregor e o seu melhor amigo, Charley Boorman. Juntos, com um produtor e um cameraman. O autor embarcou numa viagem à volta do mundo em que foi da Irelanda à Austrália, através de todos os transportes, menos avião. O facto de acompanharmos o trio por diversos países e culturas faz nos passar por uma aula de geografia fascinante, assim como por uma experiência social. Se puderes, assegura-te que assistes o programa de televisão (como o mesmo nome) tambem.

EMMA: NEITHER HERE NOR THERE (BY BILL BRYSON)

Em cada capítulo deste livro, as divertidas aventuras de Bill Brynson apresentam-nos a um país diferente da Europa. Documentando as suas viagens pelo continente com todos os sobressaltos(?), o seu entuasiasmo e honestidade tornam muito fácil fazer-nos acreditar que estamos tambem à procura da Aurora Boreal na Noruega ou a desbravar o trânsito nas ruas de Paris. A forma detalhada e em tom de história com que Brynson combina com os seus comentários sarcásticos, abertamente comentando os seus colegas viajantes pelos seus comentários menos inteligentes e admitindo abertamente os seus tambem, vais achar difícil acabar uma página sem soltares uma gargalhada.

Emma: The Gringo Trail ( De Mark Mann)

Segue as épicas aventuras de Mark Mann, graduado pela Universidade de Oxfird, quando ele decide fazer uma viagem de auto-descobrimento pela América do Sul com os seus dois companheiros – a sua namorada hippie e o seu amigo que adora festas. Deslumbrado com as histórias do trio, irás te apaixonar pelas personagens únicas e quererás visitar o Perú ou Bolívia por ti mesmo. Estranhamente (mas de forma excelente), as histórias de aventuras, de comportamentos inconsequentes, brindados com álcool e drogas formam uma sanduíche the informação que explicão a história da região, geografia e culturas antigas. Irás acabar o livro com conhecimento factual, e não só com a barriga a doer de tanto rir.

Erin: A Walk in The Woods (De Bill Bryson)

Segue Bill Bryson e o seu amigo azarado Stephen Katz, enquanto eles se aventuram num desafio que rapidamente mostra ser mais desafiante e arriscado do que eles tinham imaginado. O desafio? Caminhar ao longo do Appalachian Trail na parte Este do Estados Unidos. O percurso de 3.500KM da Georgia ao Maine, que os mamutes costumavam caminhar, provou aos dois companheiros o quão desafiante a natureza pode ser: Desde o equipamento a utilizar e resistência física ao medo de ursos. Bryson and Katz continuam vigorasamente  e a sua aventura dá-nos uma grande alegria. Diria até, uma valente gargalhada.

Erin: VIVA SOUTH AMERICA!: A JOURNEY THROUGH A SURGING CONTINENT (DE Oliver Balch)

O jornalista Oliver Balch explora as casas, prisões, ruas e as mentes da América do Sul, neste agradável, às vezes trágico, mas sempre pensado livro.  Escolhendo um Tema para cada país, o autor usa esses tópics como lentes, através das quais ele tenta perceber não só os desafios polítcos e sociais mas tamebm quais os progressos feitos depois de Simon Bolivar (o grande libertador do continente e o guia simbólico de Balch) ter o sonho de libertação do domínio espanhol. O resultado é um misto de emoções sobre os dias modernos da América do Sul, que apesar de nem sempre animadores resultam numa indispensável e viciante leitura sobre o vibrante continente e em constante mudança.

Livia: Into Thin Air (De Jon Krakauer)

Segue o jornalista-montanhista, Jon Krakauer, no seu caminho para subir o Monte Evereste com a Expedição em 1996 com a Adventure Consultants. Descobre mais sobre o processo de aclimatização a altas altitudes , os perigos de atravessar Khumbo Ice Falls

Livia: Swimming to Antarctica (De Lynne Cox)

Apanhada no meio de uma queda de granizo durante um treino de natação, Lynne Cox descobriu a sua paixão por nada em condições extremas aos 9 anos. Tornar-se-ia uma nadadora recordista (Inglesa) aos 15 anos. Segue-a enquanto ela viaja pelo mundo, dos Estados Unidos à Nova Zelândia e quebra barreiras entre culturas e nações através da natação em águas livres de longos percursos. Esta inspirante e refrescante história irá abrir-te os olhos para a beleza e força do mar e do ser humano.

Viaja o Mundo com a EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me