7 séries icónicas para aprimorares o teu sentido de humor britânico

O sentido de humor britânico é caracterizado por uma perspicácia seca, como fica a tua boca depois de comeres doritos picantes. Uma vez que ninguém quer ficar com a boca cheia de doritos picantes – aqui está uma breve introdução ao nosso sentido de humor – eis algumas das séries icónicas para melhorares o teu sotaque enquanto aprendes inglês. E também para aumentares o teu nível de diversão.

Então, como é que definimos o humor britânico?

Bem, podes contar com uma boa dose de sarcasmo e ironia – normalmente dirigidos às tolices da vida no geral. Pode ser difícil de detetar, porque é normalmente proferido sem recorrer ao uso de expressões faciais. Por isso é melhor prestares atenção. Alguns exemplos são:

“Obrigado por gritares ao telefone durante a nossa viagem de comboio.”
“Gosto muito de te ver a tirar macacos do nariz.”
“É maravilhoso quando as pessoas me passam à frente na fila.”

Em segundo lugar na lista está a auto-depreciação, em outras palavras, gozar contigo próprio. Com base numa modéstia ligeira, os ingleses adoram gozar consigo próprios. Fazemo-lo para desviar o constrangimento de uma determinada situação ou pessoa, para fazer os outros se sentirem melhor, ou apenas porque nos sentimos desconfortáveis quando nos gabamos.

A terceira e última fase do humor britânico é a ofensa ligeira. Se estivermos mesmo confortáveis um com o outro, viramos a auto-depreciação ao contrário e começamos a gozar CONTIGO.

Desde que não sejamos genuinamente maus ou a tentar magoar os teus sentimentos (não temos tempo para essas atitudes), podes sentir-te agradavelmente convencido se um novo amigo inglês fizer uma piada à custa do teu chapéu novo ou das tuas meias às riscas. Nós chamamos-lhe ‘banter’ e remonta há algumas centenas de anos, porque sabemos que Shakespeare adorava um bom insulto.

Para mais detalhes sobre o humor britânico, dá uma vista de olhos ao nosso guia para principiantes.

Agora que já partilhámos a nossa definição, aqui estão as nossas sete séries icónicas que não podes perder para dominares o humor britânico:

1. After Life

Se não és fã do Ricky Gervais, provavelmente não vais então gostar desta série. A premissa principal desta série é o foco no processo de recuperação de um homem cuja mulher morreu. Ele tem o olhar cínico em relação à vida e acaba por ofender muita gente no processo. Pode ser um gosto adquirido para alguns, mas isso dá-te uma boa percepção de alguns dos elementos mais irónicos e negros do humor britânico.

2. Sex Education

Esta série é absolutamente brilhante, tem imensas piadas curtas hilariantes (““wash yo’ hands, you detty pig!”) e as personagens são maravilhosamente simpáticas. Além disso, tem também uma estética diferente, que mistura o mundo britânico com o americano. Por exemplo, as personagens têm todas sotaques ingleses, mas a escola é ao estilo americano e alguns dos rapazes usam casacos varsity.

3. The Office

Esta série é um clássico da televisão britânica e das séries de culto. É sobre um escritório britânico aborrecido, em que todas as personagens são constrangedoras e estranhas e dizem e fazem as coisas mais esquisitas. O gerente David Brent tornou-se nome bastante conhecido e lançou as carreiras de comediantes como Ricky Gervais e David Merchant, no Reino Unido.

4. Drácula

Esta versão do vilão gótico mais icónico de Bram Stoker é um novo olhar sobre o velho Drácula. No entanto, não é bem um programa no sentido mais tradicional, mas sim uma mini série com três partes. Se gostas de séries de terror gótico e não ficas impressionado com algumas cenas mais sangrentas, esta pode ser a série certa para ti. A personagem principal tem um sotaque britânico sofisticado, por isso vais poder retirar algumas dicas em relação à pronúncia. A série é um pouco estranha e meio exagerada, por isso podes contar algumas piadas mais embaraçosas, mas engraçadas, como por exemplo: “You are what you eat!” e “I am undead, not unreasonable!”

5. Derry Girls

Outra das series icónicas da nossa lista é a serie Derry Girls. Na verdade, eu nunca cheguei a ver esta série, mas já ouvi dizer muito bem dela. Uma das críticas chama-a de “uma representação perfeita de raparigas adolescentes” e é aparentemente hilariante – apesar da história se passar nos anos 90 na Irlanda do Norte, durante o período dos conflitos (The Troubles). A graça da série deriva da comunicação entre as personagens adolescentes e os seus pais, especialmente porque os pais também parecem agir como adolescentes. Há uma certa ironia satisfatória nisto.

6. The IT Crowd

Esta série não faz muito o meu género, no entanto coloquei-a na lista porque alguns dos meus colegas gostaram bastante. Supostamente as personagens são um pouco ridículas, mas amoráveis e o humor é seco e mordaz.

7. Norsemen

Esta série também é um gosto adquirido e tecnicamente não é britânica. Na verdade, é norueguesa, no entanto foi filmada tanto em Norueguês como em Inglês. A série goza com a absurdidade da cultura Viking e as personagens são super constrangedoras e as interações super aleatórias. Relembra-me um pouco do humor de Monty Python (um clássico da comédia britânica) e o facto de um inglês estar a fazer esta comparação, diz muito. Mas aviso desde já, é um pouco grosseira.

Após esta lista das 7 séries icónicas para aprimorares o teu sentido de humor britânico, ficas-te a querer saber mais ? Vê mais aqui.

Vêm vivenciar o humor britânico na práticaSaiba mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro