GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Guia Para Principiantes: Perceber o Humor Britânico

Guia Para Principiantes: Perceber o Humor Britânico

O humor único dos britânicos pode parecer desconcertante à primeira vista. Com um sarcasmo muito súbtil e com “timings” muito próprios, pode assemelhar-se a uma língua própria. Mas nada receie, juntámos um guia para principiantes, assim vão conseguir perceber (e usar!) o humor britânico.

Ria-se de Si Próprio

A chave para entender o humor britânico é não ser demasiado sério. O humor é muito baseado nas próprias falhas. Nós enaltecemos as nossas falhas de modo a parecermos mais humildes, sociáveis e relacionáveis. Não há espaço a egos no humor britânico. Encontros improváveis, distracções e momentos embaraçosos fornecem bom material.

Exemplos: “I’m really not very good at self-deprecation comedy.” “I look like I got dressed in the dark this morning!” “I’m so bad at cooking- I could burn water.” “I couldn’t run a bath, let alone this race. I make snails look speedy.”

Comediantes a seguir: Jon Richardson, Richard Ayoade, Jack Whitehall and Sarah Millican

Séries a seguir: Would I lie to you?

Espera, Eles Estavam no Gozo?

Combinando gozo a nós próprios com uma dose de sarcasmo e tens os ingredientes principais do humor britânico. Sarcasmo e ironia fazem parte do nosso DNA. Eles são criados com precisão de classe mundial e quase sempre deixando as pessoas a pensar se realmente era uma piada (ou não?).

O sarcasmo é pode ser difícil de detectar numa nova cultura e no Reino Unido o uso de hiperboles e a ênfase em adjectivos não é tão comum. Por sorte, o sarcasmo é usado tão frequentemente no dia-à-dia que rapidamente o conseguirá detectar. Certifique-se que o tom, contexto e expressões não verbais como o sorriso para guiar quem o ouve (os britânicos têm alguma dificuldade em esconder o seu contentamento quando usam o sarcasmo de forma eximia).

Exemplos: “Oh, so you do know how to answer your phone?” “I absolutely love it when my train is delayed.” “I really like how loud you play your music.”

Comediantes a seguir: Jack Dee, David Mitchell and Stewart Lee

Séries a seguir: The Thick of It, The IT Crowd, The Office

Não Leve o Que Dizemos a Sério

Os britânicos têm fama de ser muito, muito educados, mas um sinal claro que estes gostam de si ocorre quando o “ofendem” com aquele comentário atrevido. No entanto, não têm o objectivo de serem maldosos, trata-se da sua forma de brincar, sempre com um sorriso na cara e sem pedir desculpa. Pode ser usado como uma forma de fazer novos amigos, apimentando as conversas.

Como no resto do mundo, uma forma de dominar o humor britânico é perceber o que as pessoas à sua volta acham piada. Uma piada fácil nem sempre é a mais apropriada. Tudo se resume a utilizar o melhor humor na ocasião correcta.

Exemplos: “How have you never seen Frozen?! What’s wrong with you?!” “I can’t be friends with someone who doesn’t drink tea!” “I can’t be seen in public with a Manchester United supporter!”

Comediantes a seguir: Ricky Gervais, Lee Nelson and Simon Amstell

Séries a seguir: The Inbetweeners, Friday Night Dinner and Peep Show

Os Britânicos Encontram Humor em Tudo

O humor britânico é usado para aliviar o mais infeliz ou miserável dos momentos. Alguns tópicos não são passíveis de fazer humor. Este não é usado para chocar ou ofender mas para transformar o riso numa forma de remédio quando a vida não lhes corre bem ou às pessoas à sua volta. Infelicidade e insucesso são temas comuns na comédia britânica – considerando que as piadas são de bom gosto (apesar do “humor negro” não ser incomum). Na maioria das culturas, existe um espaço para o humor, em Inglaterra isso não existe.

Exemplo: “I tripped and fell over in front of everyone but at least I didn’t embarrass myself!”

Comediantes a seguir: Jimmy Carr, Billy Connolly and Micky Flanagan

Séries a seguir: Little Britain and Black Books

Apesar da reputação do Reino Unido ser de um lugar sério, o humor faz parte do quotidiano – estamos sempre à procura de um momento para soltar uma boa gargalhada.

Imagem de Adrian Clark, Flickr / Creative Commons

QUER PASSAR O VERÃO NO REINO UNIDO?Saiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me