5 maneiras fáceis de aprender Japonês em casa

Se queres aprender Japonês, a maioria das pessoas diria-te “vai para Tóquio,” mas e se tu quiseres aprender Japonês em casa? Como é que consegues ter o dinamismo de viajar para o Japão, sem saíres da sua sala de estar? Quem aprende línguas como parte da sua profissão (diplomatas, espiões, etc.) já sabe a resposta. Eles mergulham fundo na língua e permanecem submergidos o tempo que puderem. Vamos dar uma vista de olhos.

1. Escolhe um plano curricular de base e trabalha nele todos os dias

A maior parte das escolas japonesas utiliza a série “Minna no Nihongo” (Japonês para todos). Os livros estão escritos em caracteres kanji ou em caracteres latinos. Recomendamos a versão kanji. Vais ter de enfrentar os kanji na tua jornada de aprendizagem do japonês, por isso mais vale fazê-lo desde o início. Além disso, melhorar os teus caracteres dá-te um escape artístico em paralelo com o aspeto académico. Se és um principiante, compra o livro 1. Se não és um principiante, provavelmente já estás familiarizado com estes livros. Podes encontrar vários vídeos online que explicam as várias lições.

Os prós passam 4-5 horas por dia a trabalhar no seu plano curricular escolhido: 2-3 horas de manhã e 2-3 horas à tarde. Podes dividir o teu tempo em blocos mais curtos ou passar menos horas com o teu programa, se quiseres. Deves planear gastar pelo menos metade do teu tempo de estudo em revisão e a outra metade em material novo. E deves trabalhar nisso todos os dias. Combinado? Boa.

Agora vamos falar do que resta do teu tempo. Este é o verdadeiro segredo para aprender Japonês em casa com sucesso. Tens de apanhar os sons da língua, absorver os costumes japoneses, obrigar o teu cérebro a mudar para o modo Japonês o mais rápido possível (pelo menos alguma parte do tempo). Por isso imerge-te na língua e cultura japonesas.

2. Vê anime, filmes e TV em Japonês

Tens permissão para ligares as legendas em Inglês, mas se vires que estás a ler em vez de ouvir, desliga-as. É melhor assim para assimilares os sons da língua, mesmo que não percebas nada. A determinada altura, ligares as legendas em Japonês vai ajudar-te a apanhar caracteres novos e veres como as palavras que ouves são escritas. Assiste aos programas com caneta e papel à mão. A emissora pública do Japão, NHK, tem uma coleção de vídeos que prepararam para as crianças na escola, além da sua programação regular.

3. Ouve rádio, música e podcasts japoneses

Rodeia-te da língua japonesa ao máximo. Existem milhares de estações de rádio, muita música boa, e vários podcasts que podes ouvir enquanto fazes exercício, cozinhas ou tomas banho. Este é o teu tempo livre, por isso não exijas demasiado de ti, não precisas de perceber todas as palavras.

4. Cozinha comida japonesa

A comida está no coração da cultura japonesa. Afia as tuas facas, procura receitas online, encomenda os ingredientes. Ou porque não ver vídeos de receitas em Japonês? (pesquisa レシピ ou 料理番組 para mais opções)

5. Faz amigos japoneses

“A dada altura vais precisar de falar Japonês com alguém que não seja o teu gato. Quanto mais cedo melhor, aliás. Não é muito difícil, mesmo se estiveres preso em casa. Faz download de uma app de intercâmbio de línguas ou utiliza fóruns online para encontrar japoneses que queiram melhorar o seu Inglês. Se queres um contexto mais formal, contrata um professor de Japonês online.”

Agora já estás pronto para aprender Japonês a partir de casa. Então, estás à espera de quê? 頑張ってください

Aprende Japonês com a EFDescobre mais

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos