GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

11 Dicas para Aumentar a Sua Network

11 Dicas para Aumentar a Sua Network

Ir a um evento de network é o mesmo que um primeiro encontro. Pensa duas ou três vezes o que vai vestir, ensaia o que vai dizer e preocupa-se com pausas de silêncio ou mãos suadas.

As boas notícias é que os primeiros encontros podem ser praticados e tornar-se mais fáceis com o tempo – pelo menos os relacionados com o networking. Com um pouco de experiência, poderá misturar-se e conectar-se como um profissional, e ainda pode acabar com o trabalhar dos seus sonhos. Juntámos 11 dicas para aumentar a sua network.

1. Regras Básicas

Devia ser auto-explicativo, mas não custa repetir: Sorria, esteja acessível e amigável e não partilhe demais. Faça questões (abertas), oiça atentamente, mostre interesse genuíno e impressione dando seguimento às suas perguntas.

2. Chegar Cedo Compensa

Chegar um pouco atrasado é normalmente a coisa cool a fazer, mas não quando falamos de networking: Chegar cedo tem a vantagem que vai estar menos lotado e não vai ter de interromper ninguém para iniciar uma conversa – networkers ainda têm energia e tempo para falar uns com os outros.

3. Tenha Um Plano

Poucas pessoas consideram o networking como a sua actividade favorita, portanto, defina um objectivo – fale com 10 pessoas ou passe uma hora no evento. Depois ofereça a si próprio uma recompensa e aumente os seus objectivos para a próxima.

4. Leve Cartões de Visita

Cartões de visita são a moeda de troca em eventos de networking – tenha-nos e troque-os. Se quer ir mais longe, crie cartões com cores, tamanhos ou conteúdos únicos. No entanto, não seja engraçado só por ser ou as pessoas podem acabar a deitar o seu cartão fora.

5. Tire Notas

Nós gostamos de pessoas que tomam atenção ao que dizemos. Um truque fácil para se lembrar de detalhes, histórias e momentos é apontar o que ouviu depois de cada um ir para seu lado – hobbies e paixões são perfeitos para quebrar o gelo futuramente.

6. Dê Seguimento

Nos encontros amorosos segue-se a regra dos três dias, os networkers têm de seguir a regra do “um-dia”: Faça follow-up até 24 horas (máximo 48). E-mails são uma forma rápida de fazê-lo – ganhe pontos ao referir-se a uma história, artigo ou história que discutiu (e escreva-os).

7. Torne-o Pessoal

Tentar chamar a atenção num e-mail pode ser complicado, é muito mais fácil falar com as pessoas ao vivo. Depois do contacto inicial, sugira ir beber um café ou um almoço de negócios – certifique-se só que a sua reunião tem um objectivo. Tempo é dinheiro.

8. A Magia das Redes Sociais

As redes sociais são o seu melhor amigo para fazer network: Ao olhar para fotos para se lembrar de caras ou ver CVs e portfolios, pode entrar em contacto antes e depois do evento.

9. Seja Paciente

No Networking é preciso dar e receber. Não é tudo sobre si e os próximos passos da sua carreira – é sobre o futuro, ajudar os outros, apresentando-os a alguém ou fazendo-lhes um favor.

10 Qualidade e Não Quantidade

Uma ligação de qualidade é mais valioso do que 20 superficiais. No entanto, provavelmente precisa de 20 superficiais para atingir a jóia. (Sim, é como os namoros). Faça conversa situacional até chegar ao momento para brilhar.

11. Cuide da Sua Network

Fez conversa situacional, já possui uma pilha de cartões de visita e fez várias ligações online. Até pode ter um café marcado. Em teoria, podia ficar feliz com os louros, certo? Errado. O trabalho acabou de começar. Agora tem de dar valor á network – fale com os seus contactos, mande-lhes cartões em feriados importantes e certifique-se que não se esquecem de ti – não sabes quando podes precisar deles.

Imagem de Geoffrey Franklin, Flickr / Creative Commons

LONDRES: IDEAL PARA AUMENTAR A SUA NETWORKSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me