10 Sítios Para Estudar Na Europa

Decidir onde estudar pode ser uma das decisões mais difíceis de tomar e é ao mesmo tempo a mais importante. Pensar sobre onde queres assentar por pelo menos três anos é assustador: Será que vais gostar? Será que é caro? Tem McDonald’s? Para te ajudar a decidir, estamos aqui para partilhar contigo a nossa seleção dos 10 melhores lugares para estudar na Europa.

1. LONDRES

Nem é preciso dizer que Londres é uma das cidades mais populares para estudar do mundo, não só na Europa. Não surpreende, quando é lar de uma panóplia gigantesca de universidades que oferecem todos os tipos de cursos imagináveis: desde prestigiosos cursos de economia e política na “London School of Economics and Political Science (LSE)” até disciplinas criativas como na “Goldsmiths University”. No que toca à qualidade de vida, Londres é sem dúvida uma das cidades de ouro do mundo – equipada com icónicos locais turísticos, restauração, shopping, lazer e vida noturna – apesar disso, vem com um elevado nível de vida associado.

2. BRISTOL

O que é que há de tão especial em Bristol? Na verdade, é a cidade onde mais estudantes ficam depois de se licenciarem de uma das duas universidades da cidade – a “University of Bristol” e a “University of the West of England (UWE)”. Não é difícil de perceber porque é que eles ficam: Bristol é uma das cidades mais fixes do Reino Unido, com uma crescente vida noturna e negócios criativos em grande quantidade. Também ajuda que seja mesmo no sul do Reino Unido, a apenas duas horas de Londres e próxima das melhores praias de Inglaterra.

3. OXFORD

Metade das universidades mais famosas do Reino Unido (a outra cidade é Cambridge), Oxford tem de tudo: lindíssimos espaços rurais, localização muito central no Reino Unido, excitante onda estudantil e uma componente histórica e educacional que te vai ajudar nos estudos. Sim, a “University of Oxford” talvez seja uma universidade difícil de entrar, a não ser que sejas o melhor dos melhores – mas com sorte, podes ainda ter a experiência de Oxford na conceituada “Oxford Brookes University”.

4. EDIMBURGO

Escócia e Inglaterra são lugares muito diferentes, ainda mais quando és um estudante. Inglaterra pode ter praias solarengas e grandes cidades, mas a Escócia tem uma personalidade excêntrica só sua. Edimburgo é conhecida pela sua universidade culturalmente rica e oferece uma fantástica experiência da cidade – todos os benefícios de uma grande cidade mas não tão esmagadora como a grande metrópole que é Londres.

5. DUBLIN

Os Irlandeses são famosos pela sua capacidade de dar grandes festas e Dublin, a capital da Irlanda, leva isso muito à letra. É uma cidade pequena, mas com grandes vibes, o que faz o ambiente estudantil do prestigioso “Trinity College” dez vezes mais convidativo. Assim que acabares de estudar, podes começar a candidatar-te às imensas multinacionais que têm as suas sede em Dublin: algumas das atuais residentes são a Google, o Facebook, a Uber e a AirBnB.

6. BARCELONA

A capital arrojada de Espanha é uma das cidades mais internacionais e fixes da Europa, com infusões de festas lendárias e um consumo saudável de tapas. Em Barcelona podes estudar na “University of Barcelona” e na “Polytechnic University of Catalonia”, onde ambas oferecem cursos em Inglês, no caso de o teu Espanhol não ser 100% ‘bueno’ ainda. Podes estudar Espanhol também, claro.

7.PARIS

Qual o melhor sítio para estudar em França do que na cidade do amor? Segue os passos de Balzac e Simone do Beauvoir na instituição de renome, “Sorbonne University”, vasculha nas variadas livrarias em segunda mão do “Latin Quarter” ou bebe um café entre as aulas na praça “L’Odeon”. Quer queiras estudar moda, história, negócios ou realização de cinema, Paris servirá como inspiração sem fim e fornece-te um rico estilo de vida urbano. Raramente limitados ao estilo dos campus dos Estados Unidos, estudar em Paris significa que terás um castelo ou monumento histórico à distancia de um passo. Ah, e ainda podes estudar e praticar o teu Francês! Pas mal, non?

8.LYON

Lar de excelentes instituições educacionais como a “EM Lyon”, “INSA” e a “Université Claude Bernard Lyon 1”, Lyon é a capital gastronómica de França e um destino muito popular para Erasmus. A apenas duas horas de distância dos Alpes Franceses e a 2 horas e meia da costa, esta cidade cosmopolita oferece turismo de neve e de surf. Lyon reserva um acolhimento especial para estudantes estrangeiros ao oferecer-lhes serviços adaptados: agências de informação, ajuda para encontrar alojamento… assim como trabalhos para jovens licenciados. É simplesmente à medida de estudantes internacionais.

9.BERLIM

Queres estudar (quase) de graça numa das cidades mais hippies da Europa? Berlim é capaz de ser o lugar perfeito para ti. Repleta de história, a capital da Alemanha vai-te fazer perder a cabeça com a sua atmosfera descontraída, a sua atividade noturna crescente e os espaços verdes de perder de vista. Inscreve-te na “TU Berlin” (A universidade técnica de Berlim) ou na “Humboldt-Universität”, uma das mais prestigiadas universidades da Europa para Artes e Humanidades, e domina a linguagem de Goethe!

10.ROMA

Se és um aficionado por arte ou história, não há melhor sítio para estudar na Europa do que Roma. Também conhecida como a ‘Cidade Eterna’, Roma é um museu ao ar livre que te vai seduzir antes de conseguires dizer “pronto”! Extremamente rica em cultura, é também uma cidade muito movimentada com imensas oportunidades para estudantes e licenciados: associações de estudantes, pesquisas académicas, oportunidades de negócio, conferências internacionais… Experiencia a energia incrível da cidade e imerge no mundo em Italiano.

Estuda na Europa com a EFSaiba mais