GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 Factos Que Não Conhece sobre Grand Central

10 Factos Que Não Conhece sobre Grand Central

Alguma vez pensou que as estações de comboio são aborrecidas? Pense outra vez. O Grand Central Terminal em Nova Iorque é muito mais que uma estação de comboio. Desde campos de ténis a candelabros feitos em ouro e um céu cheio de estrelas para o provar. Delicie-se!

1. NENHUM COMBOIO PASSA POR ALI

O Grand Central Depot foi construído em 1971, tornando-se a Grand Central Station mais tarde. Em 1913, 11 anos após a proibição de locomotivas a vapor em Nova Iorque e a adoção de comboios elétricos, a estação foi reaberta e chamada Grand Central Terminal. Como indica o nome, é a estação final e nenhum comboio passa por ali.

2. MAS MAIS DE 750.000 PESSOAS PASSAM

Todos os dias, mais de 750.000 pessoas passam pelo terminal. Durante as férias este número sobe, geralmente para 1.000.000 pessoas. Os passageiros são 55% do sexo masculino e 45% do sexo feminino, com uma média de idades de 41. Espantosamente, 93% das pessoas são pessoas com cursos de Ensino Superior. Em média, 7.500 pessoas passam pela esquina entre a 42nd Street e a Vanderbilt Avenue em qualquer hora do dia. É, sem dúvida, um dos cruzamentos mais movimentados de Nova Iorque. Todos os anos, para além de todos os seus utilizadores habituais, cerca de 21.600.000 turistas visitam o Grand Central Terminal.

3. MAIOR ESTAÇÃO DE COMBOIOS DO MUNDO

O grand Central Terminal encontra-se espalhado por 49 hectares, conta com 44 plataformas e 67 caminhos de ferro em dois níveis diferentes. É a maior estação de comboios quer em número de plataformas quer em espaço ocupado.

4. TEM UMA GALERIA DOS SUSSURROS

Na Ala de Jantar, perto do famoso Oyster Bar, é possível encontrar a Galeria dos Sussurros: a entrada em forma de arco faz com que seja possível sussurrar num dos seus cantos e quem se encontrar no canto oposto poderá ouvir tudo o que a outra pessoa disser.

5. O TECTO ESTÁ “DE PERNAS PARA O AR”

O tecto da Ala Principal conta com um lindíssimo mural do céu Mediterrâneo no Inverno, preenchido com 2.500 estrelas. No entanto, grande parte do mural está, na verdade, “de pernas para o ar” e não representa o céu exactamente da maneira como nós a veríamos. Em vez disso, mostra-o – como era tradição nos tempos Medievais – através da perspectiva de Deus. O erro poderá ter surgido nos rascunhos iniciais e foi apenas detectado aquando da abertura do terminal.

6. 10 CANDELABROS RIQUÍSSIMOS

Os 10 candelabros pendurados no Salão Principal do Grand Central Terminal são decorados com ouro e cada um tem 110 lâmpadas!!!

7. ESTÁ RECHEADO DE FOLHAS DE CARVALHO E AZINHEIRA

Pelo Grand Central Terminal é possível encontrar vários conjuntos de folhas de carvalho e azinheira, gravados na pedra, no topo de relógios. A folha de carvalho é o símbolo da Família Vanderbilt, que mandou construir o Grand Central Depot – na altura era o maior edifício de Nova Iorque e um símbolo perfeito do poder dos Vanderbilt.

8. OS RELÓGIOS SÃO VALIOSOS, COM “V” MAIÚSCULO!

Fora do edifício, sobre a 42nd Street, encontra-se o maior relógio de vidro Tiffany, com cerca de 4 metros de diâmetro. Na Ala Principal, junto do icónico ponto de informação, encontra-se outra relíquia: um relógio composto por quatro faces feitas de opala e, de acordo com Sotheby’s and Christie’s, vale mais de 10 milhões de dólares. Por último, todos os relógios do Grand Central Terminal encontram-se adiantados por 1min exactamente, o que permite aos passageiros terem uma margem de manobra de 60 segundos, tendo em conta os seus próprios relógios.

9. CONTA COM OS MELHORES PERDIDOS E ACHADOS NOS E.U.A.

O escritório de Perdidos e Achados de Nova Iorque, localizado no Grand Central Terminal, reúne e cataloga mais de 50.000 itens todo o ano, devolvendo cerca de 60%. É o escritório de Perdidos e Achados mais bem sucedido dos Estados Unidos da América. Recebe, maioritariamente, carteiras, óculos, telefones e até alguns itens bizarros como coelhos de estimação, próteses de pernas, pára-choques de carros e até tubas.

10. AH! E UM CAMPO DE TÉNIS, CLARO!

No Grand Central Terminal, é também possível jogar ténis enquanto se espera pelo comboio. O Clube de Ténis Vanderbilt está localizado no 4º piso e é aberto ao público – ou qualquer pessoa que esteja a planear gastar 90$ – 260$ por HORA, dependendo da altura do dia e da semana.

CONHEÇA NOVA IORQUE CONNOSCOSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me