GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 expressões da gíria em Inglês que tens de saber em 2021

10 expressões da gíria em Inglês que tens de saber em 2021

O calão do ano passado? Esquece-o. Já passou – é trágico. Assumi uma promessa de vos manter atualizados no que toca às novas e velhas expressões da gíria em Inglês e com a crescente popularidade do TikTok, há toda uma nova geração de palavras para aprender.

Podem não ter sido todas criadas este ano, mas parece que vieram para ficar, por isso prepara-te para 10 expressões da gíria em Inglês que tens de saber em 2021.

1. Big yikes

Podes utilizar esta expressão quando vês algo que te faz sentir constrangido e embaraçado, é como uma extensão da palavra ‘yikes’. Em cenários em que um simples ‘yikes’ não é suficiente, podes dar uso a esta versão mais séria: ‘big yikes’.

2. That ain’t it

Viste algo que te fez estremecer? Talvez alguém a fazer algo repugnante ou a fazer uma partida a um amigo que acabou por ir longe demais? Então, ‘that just ain’t it’. Esta expressão é uma boa alternativa para quando já esgotaste todos os teus ‘big yikes’.

3. Go off

Podemos utilizar esta expressão de duas maneiras. Uma é para encorajar alguém (à la: ‘Yas, go off, queen’). No entanto, tem sido mais utilizada no o sentido de queixar irritadamente de alguma coisa.

Também podes ‘go off’ em alguém, o que se refere a perder a calma (daí a intensificação de queixar irritadamente).

4. Simp

Um termo bastante contestado, utilizamos esta expressão para nos referirmos a alguém que faz ‘way too much’, ou seja que faz tudo e mais alguma coisa por alguem que gosta. Portanto, alguém que seja demasiado meloso com alguém que goste, para que essa pessoa possa retribuir os seus sentimentos pode ser chamado de ‘simp’.

Há bastante discórdia em relação ao uso deste palavra, uma vez que – como todos sabemos – é bom ser simpático e chamar alguém à atenção pela sua simpatia é desnecessário. No entanto, esta expressão é maioritariamente utilizada em casos extremos em que alguém está a bajular excessivamente a outra pessoa.

5. Mutuals

Esta expressão é fácil e simples, mas aparece muito pelas redes sociais. Se duas pessoas se seguem uma à outra são ‘mutuals’ – quer no Instagram, Twitter, Tiktok, ou qualquer outra rede social. Estas duas pessoas juntaram-se e conheceram-se através de um interesse ou gosto mútuo.

6. Sleeping on

Quando não prestas atenção suficiente a algo ou alguém, podes ser acusado de estar ‘sleeping on them’. Esta expressão é utilizada para quase tudo, desde celebridades a marcas de chocolate. Por exemplo, ““Dude everyone is sleeping on Sriracha cookie dough, that stuff’s the best” (Mano, a cookie dough de Sriracha é do melhor, mas quase ninguém conhece).

7. CEO of

Por norma, utilizamos esta expressão para mostrar que a pessoa é muito boa a fazer certas coisas, daí ser o CEO dessa atividade. É frequentemente utilizada no TikTok e é normalmente um comentário a algo que a pessoa fez no vídeo em questão.

Se uma pessoa encher um sapato de feijão (sim, o Tiktok é um sítio estranho), eles podem passar a ser chamados de ‘CEO’ de encher sapatos de feijão.

8. Hits different

Se alguma coisa (emoção, canção, comida, etc) te fizer sentir bem de uma forma diferente que nunca tenhas sentido antes, ‘it hits different’. Por exemplo, se ouvires a mesma canção antes de depois de teres o teu coração partido, essa mesma canção pode ‘hit different’ da segunda vez. Por outro lado, uma pizza (sim, outro exemplo com pizza) de um restaurante novo que nunca tenhas visitado pode ‘hit different’.

9. We move

Esta expressão é para quando segues em frente, independentemente das circunstâncias. Perdeste o voo? Não faz mal, ‘we move’. Podemos também utilizar esta expressão como alternativa para ‘yes’ quando fazemos planos com alguém. Por exemplo: ‘Do you want to go grab a coffee’, ‘We move’. Quem é que não adora gíria que complica palavras simples?

10. Yeet

Esta expressão significa atirar algo para longe a alta velocidade. Se alguém atirar uma garrafa de água para o outro lado da sala e aterrar dentro da mala, pode considerar-se um ‘yeet’. Esta ação é por vezes acompanhada por uma pessoa a gritar ‘YEET!’ enquanto atiram o objeto. É tão encantador quanto parece.

Para alcançar um nível fluente na língua é preciso ter em conta algumas das expressões da gíria em Inglês, de forma a conseguirmos comunicar com os falantes nativos.

Testa o teu inglêsFaz o nosso teste
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais