5 truques do dia-a-dia que te vão ajudar a aprender uma língua

A aprendizagem eficaz de uma língua não acontece apenas numa sala de aula. Para uma aprendizagem que permaneça ao longo da vida, os estudos mostram que uma imersão na língua é a chave. E isso pode ser feito a estudar fora e a fazer parte de uma comunidade de falantes nativos. Mas também há algumas mudanças fáceis que podes fazer no teu dia-a-dia que te vão ajudar a imergir.

Podes ver aqui 5 dos nossos truques fáceis que te vão ajudar a aprender uma língua.

Muda a língua do teu telemóvel

Este truque é super simples. Passamos, em média, mais do que cinco horas por dia ao telemóvel. É imenso tempo que podes estar exposto a outra língua.

Tenta simplesmente mudar as definições do teu telemóvel para a língua que estás a aprender. Isso vai ajudar-te a compreender as palavas que vês todos os dias – como a data ou o tempo – e vai deixar-te pronto para pensar e responder naquela língua sempre que receberes uma notificação.

Lê livros infantis e ficção juvenil

Ler é uma ótima forma de reconhecer uma gramática correta, a estrutura das frases e as palavras. Tentar ler um romance de mistério intenso logo não vai ajudar, pois a língua utilizada vai ser tendencialmente mais complicada. No entanto, livros infantis e de ficção juvenil são muito bons para começar. Os livros infantis são literalmente criados para ajudar as crianças a ler e a escrever. Eles exploram de uma forma inteligente o básico como o passado, o presente e o futuro. E também os elementos masculinos e femininos de línguas que têm essa separação como o Francês e o Espanhol.

Quando estiveres preparado para avançar para o próximo nível, os livros juvenis têm argumentos interessantes e personagens fortes. No entanto, ainda são escritos numa linguagem ligeiramente simples, o que os torna mais fáceis de compreender para audiências mais jovens. Perfeitos para quem está a aprender a língua.

Listen to beginner podcasts

Outra forma fantástica de melhorar a tua gramática oral e pronunciação é a ouvir podcasts na língua que estás a aprender. Quer queiras aprender a 'parler en Français', 'Deutsch sprechen' ou 'speak English', há imensos podcass gratuitos criados para estudantes de todos os níveis.

À medida que as tuas capacidades na língua forem aumentando, podes tentar ouvir entrevistas de celebridades ou pequenos podcasts de notícias diárias que te vão ajudar a discutir assuntos da atualidade (o que te vai fazer parecer e sentir mais esperto). Por isso pega já nos teus auscultadores. Esta é uma excelente opção para quando tens que apanhar um autocarro ou um comboio para as aulas, quando vais fazer uma caminhada ou ate mesmo quando estás a fazer as tarefas doméstcas em casa.

Segue influencers que sejam nativos da língua que estás a aprender

O que é bom neste truque é que podes adaptá-lo aos teus interesses. Quer tenhas interesse em viagens, beleza, moda, cinema, ciência ou tecnologia, podes procurar nas redes sociais influencers nesta área que sejam nativos na língua que estás a aprender. Da próxima vez que abrires o TikTok ou o Instagram vais aprender enquanto disfrutas daquele conteúdo. Isso pode ajudar-te a aperfeiçoar algumas coisas como sotaques regionais e coloquialismos modernos. Além disso, vais ouvir imenso vocabulário específico que te vai ajudar caso queiras falar com amigos sobre esse teu interesse, ou até mesmo se quiseres trabalhar nessa industria. São só vantagens!

Vê Netflix na língua que estás a aprender

Estás pronto para melhorar a tua pronuncia numa língua estrangeira e seguir uma conversa? Experimenta aprender ao mesmo tempo que vês Netflix. Ver TV pode, sem dúvida, contar como trabalho de casa na aprendizagem de uma língua. E há várias formas de usar isso. Os sitcoms são particularmente bons para compreender nas normas sociais e os diferentes sentidos de humor nacionais. Por exemplo, podes observar mais sarcasmo nos programas ingleses e mais 'slapstick comedy' nos americanos.

Começa por ver o teu programa preferido na língua que estás a aprender mas com legendas. Já vais saber o que se passa mas podes seguir o diálogo em tempo real, juntamente com as legendas. Depois podes escolher um programa que foi criado na língua que estás a aprender. E depois, quando te sentires mais confiante, podes tirar as legendas.

Eleva as tuas capacidades linguísticasEstuda no estrangeiro

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro