10 razões para adorar Oxford

Procuras por razões para adorar Oxford? Bem, famosa pela sua universidade de nível mundial e mergulhada na cultura e história britânicas, Oxford é uma cidade de muitas facetas.

Carinhosamente apelidada de Cidade dos Pináculos de Sonho, a história e arquitetura impressionante tornaram-na numa das cidades mais icónicas de Inglaterra. Embora a tradição reine em grande parte de Oxford, esta junta-se à modernidade e diversidade que os seus estudantes trouxeram gradualmente com eles.

Não é de estranhar que Oxford faça parte da lista de escapadelas a fazer em Inglaterra e das jóias escondidas do Reino Unido.

Tentado a visitar a cidade e a encontrar um sem fim de curisodidades sobre Oxford?

Tens aqui dez boas razões porque o devias fazer.

1. Cultura

Não podes falar de Oxford sem prestar homenagem a séculos de cultura britânica. A universidade de Oxford (muitas vezes em competição com a de Cambridge pelo título de melhor universidade de Inglaterra) remonta a 1096. À parte da sua reputação pela excelente educação, Oxford prosperou ainda mais no século XX, tornando-se um centro importante de fabrico de carros em 1930. A partir daí tornou-se uma charmosa cidade de estudantes – até mesmo um curto passeio por Oxford vai levar-te pelas ruas de calçada, lojas de doces antigas e belas peças de arquitetura britânica.

2. Língua

Juntamente com a icónica cultura britânica vem, claro, a língua inglesa. Os habitantes simpáticos de Oxford e a cultura estudantil descontraída significam que há sempre alguém com quem conversar, o que faz da cidade um sítio perfeito para estudar Inglês, pois usar as tuas habilidades diariamente vai refinar o teu sotaque britânico.

3. Biblioteca Bodleiana

Se gostas de ler, prepara-te para entrar na Disneyland dos livros quando passares pelas portas da Biblioteca Bodleiana. Atrás apenas da Biblioteca Britânica, é uma das maiores livrarias da Grã-Bretanha, com mais de 12 milhões de artigos. Mesmo que os livros não deixem o teu coração a palpitar, este edifício impressionante é algo que não podes deixar de ver.

4. Pubs

Oxford tem alguns dos pubs mais tradicionais do país, muitos dos quais são populares entre os estudantes locais. O King’s Arms, o Turf Tavern e o White Horse são notáveis e são o cenário ideal para relaxar com uma cerveja na mão.

5. Comida

Se preferes as tuas noites sem álcool, não temas! Os pubs em Oxford também têm algumas opções de comida excecionais. Podes dirigir-te ao White Rabbit para uma seleção de pizas deliciosas ou dar um passeio pelo parque e jantar no The Perch, onde as batatas são do tamanho das tuas mãos! Graças ao aumento da diversidade de população na cidade, há também imensos restaurantes énicos por onde escolher, com alguns dos melhores pratos da cidade.

6. O canal

O pitoresco canal de Oxford corre pela calma zona rural, proporcionando aos espetadores uma bela vista e a oportunidade de fazer punting. Se gostas de piqueniques à beira-rio, uma viagem de um dia a Oxford não te vai desapontar.

7. Museu Ashmolean

Oxford não seria o grande ponto cultural que é sem os seus inúmeros museus históricos. O Museu Ashmolean de Arte e Arqueologia é o primeiro museu universitário do mundo. Construído em 1678, o museu alberga coleções de fama mundial com artigos com milhares de anos.

8. Espetáculos em abudância

Uma vez proclamado um “centro de música improvavel” pelo The Telegraph, Oxford estimulou os talentos dos Foals e dos Supergrass Com mais de 110 locais de música ao vivo pela cidade, não é de surpreender que haja uma cena musical bem estabelecida. Quer vás a um espetáculo maior ou te prepares para um entretenimento musical em algum pub, prepara-te para receber uma serenata ao estilo britânico.

9. Drama e comédia

Os talentos musicais não são os únicos a terem o seu lugar em Oxford – a cidade também alberga um cenário de drama ao vivo. Vários locais diferentes montam palcos para espetáculos de teatro, comédia e dança. Quer prefiras uma pitada de drama ou uma boa gargalhada, vais, definitivamente, encontra-los em Oxford.

10. Hogwarts

Há um pouco mais de magia nesta cidade do que aquilo que imaginavas. A universidade Christ Church foi o local da escola de magia e bruxaria de Hogwarts em vários filmes Harry Potter. Fazer uma visita pelos famosos salões tem um preço módico (8£ para ser preciso) mas se sempre quiseste ver de perto o icónico refeitório de teto alto que inspirou aquele que se vê em Hogwarts, vale a pena o investimento.

Agora que já sabes porque deves adorar Oxford, vê aqui o derradeiro guia do visitante, para preparares a tua ida até Oxford.

Estuda Inglês em Oxford com a EFInscreve-te aqui