Oxford: O Derradeiro guia de visitantes

É uma aposta segura de que uma cidade cuja alcunha é “A Cidade De Sonho de Pináculos” vai ser ocupada por bela arquitetura : Em Oxford, tu não consegues andar mais do que uns metros sem dar uma espreitadela a um edifício alto, elegante que comanda a linha do céu. Mas esta cidade repleta de história tem muito mais para oferecer do que arquitetura – é definitivamente um grande destino para uma pausa de cidade Inglesa ou para estudar, que tem tudo.

DÁ UMA OPORTUNIDADE AOS BARCOS “PUNTING”

Sair de Oxford sem ter passado pelo barco de varas é quase um crime. Aluga um clássico barco de madeira de fundo raso na Magdalen Bridge Boathouse e arreda a sul, com uma vara longa na mão para empurrar. Viaja pelos Jardins Botânicos de Oxford, o Christ Church College Meadows e a Magdalen School Rose Gardens. Senta-te e relaxa – se conseguires persuade outra pessoa a fazer o “punting” real – ao flutuar serenamente pelos canais aquáticos de Oxford com estilo. Se preferires não ser o motor do teu próprio barco, há muita oferta de cruzeiros de rio que te darão uma experiência de explorção incrível e relaxante.

VISITA A UNIVERSIDADE

A Universidade de Oxford – tu não podes nem queres perder. Aprecia as faculdades lindas e pitorescas – grande parte delas deixam-te dar uma visitinha ao redor. As mais visitadas e ilustres Universidades de Oxford, Christ Church College em tempos alojou Alber Einsten e é a casa da grande sala de jantar que inspirou não só o grande corredor de Harry Potter como foi usado durante as gravações dos filmes. Magdalen College nas margens do rio é conhecida como um dos mais imponentes edifícios, completado com torres imponentes, claustros forrados de gárgula e até um parque de veados. Troca a arquitetura por espaços verdes e explora os grandes parques da Universidade ou visita a clássica e a enganosamente grande Livraria Blackwell´s.

EXPLORA O MERCADO COBERTO DE OXFORD

Tu podias (e devias) passar horas a passear pelo mercado coberto de Oxford, situado no coração histórico do centro de Oxford. Vê uma miscelânea de barracas de artesanato independentes, cafés giros e lojas de bolos com uma aparência pomposa que esperam por ti. (Não percas os biscoitos recém-assados no Ben!) Mima-te com presentes e bens criados localmente antes de parares pelas secções do queijo ou carne e sai com uma torta cozinhanda no Pieminister.

FICA A SABER ONDE COMER

O que quer que seja que procures, Oxford tem-no para ti: Partilha uma seleção de paellas de marisco, salsichas picantes e carnes marinadas na An Andulas tapas. Sentes-te com apetite para cusinha Japonesa? Vai até ao Edmane para autênticos e caseiros pratos japoneses e sushi sublime. Para almoços, visita  o Taylor´s para uma baguette gourmet de deixarr àgua na boca. E para provar um jantar fino, o Cherwell Boathouse com vista para o rio, não pode ser batido. Se depois de tudo isso, fica tarde e começas a desejar uma dose saudável de um sorvete suave: as deliciosas  geladarias G&D´s estão abertas até à meia noite para satisfazer o teu gosto doce.

… ONDE BEBER…

Localizado numa rua com calçada tradicional, o Turf Tavern está escondido dos visitantes mas é muito famoso para quem conhece e gosta de Oxford. Servem a habitual comida e bebidas de pub, mas o verdadeiro encanto está na esplanada durante o Verão e no ambiente amigável que dura todo o ano. Experimenta cocktails no pequeno mas digno de um prémio Rauls ou no Freud Café – um bar que se situa dentro de uma igreja antiga com elegantes tetos e vitrais. O Kings Arms Pub no centro de Oxford, está sempre atarefado e o Lamb and Flag é um verdadeiro exemplo do charme Oxfordiano, com o clássico tweed inglês e as lareiras abertas incluidas.

… E ONDE TOMAR UM BRUNCH

Se a tua manhã perfeita começa com uma escolha entre pratos à base de ovo ou com os tradicionais pequenos-almoços Inglês ou Americano, vai ao Oxfork – as tuas papilas gustativas vão agradecer. Para um brunch que celebra bom café e permite que te empanturres em panquecas caseiras, vai até ao negócio de família, Combibos Coffee e regressa mais tarde para uma grande fatia de bolo. Quando os cafés clássicos já não te satisfizerem, tenta o Thirsty Meeples que é um café com jogos de tabuleiro perto de Gloucester Green e experimenta o inacreditável chocolate quente de avelã enquantos te divertes com uma seleção de cerca de 2.000 jogos.

TRAZ UMA CAMÊRA

Uma das mais famosas bibliotecas do Reino Unido é também uma das mais bonitas: 176 km de prateleiras antigas suspirando com o peso de uma cópia de cada livro publicado pela London Stationers’ Company desde 1610 – isto significa mais de 9 milhões de livros. Não sugerimos que passes o teu fim-de-semana com o nariz enfiado num livro velho (embora não te julguemos se o fizeres), mas uma visita rápida pelos corredores silenciosos vale, sem dúvida, a pena. Ao lado da biblioteca está o Sheldonian Theatre, a famosa Radcliffe Camera e a pitoresca Hertford Bridge (Bridge of Sighs), portanto poderás escolher um local icónico de Oxford para fotografar, filtrar e publicar no Instagram. #MomentoEF, alguém?

VISITA MUSEUS

Os entusiastas da cultura devem ir ao Museu da Universidade de Oxford, uma versão em miniatura do Museu de História Natural de Londres e confirir os esqueletos de dinossauros e animais empalhados que ilustram a história da terra. A melhor parte? É grátis! Enquanto estiveres lá, passar uma ou duas horas admirando as estranhezas culturais perdidas no acompanhamento Pitt Rivers Museum, onde expositores altos são repletos com uma variedade eclética de artefatos e relíquias curiosos de todos os quatro cantos do mundo – com totens, cabeças encolhidas ou armas antigas.

Testa Este Guia De Visitantes E Visita Oxford Com A EFSaiba mais