GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 razões para adorar Bristol

10 razões para adorar Bristol

1. Viver a vida

Além do seu título de melhor lugar para viver no Reino Unido, Bristol já recebeu muitos outros galardões ao longo dos anos. Já foi eleita como o melhor local para se estudar, uma das cinco cidades mais inspiradoras e, ainda, uma das dez melhoras cidades do mundo para se viver. A razão para isso é óbvia – Bristol tem sempre algo a acontecer. Tem tudo o que acontece numa grande cidade, compactado num tamanho mais pequeno. Por isso é impossível sentires-te desinteressado e sem inspiração aqui.

Desde passeios a pé até festivais fantásticos, incluindo o Bristol Food Connections, Bristol Pride, Bristol Sounds e o Bristol Harbour Festival. Há sempre alguma coisa a acontecer na cidade.

2. Voar alto, muito alto, e para longe

Por falar em festivais, um dos festivais mais importantes e cativantes onde podes ir aqui é o Bristol International Ballon Festival, em agosto. Durante este festival extravagante, a cidade transforma-se num autêntico cartão-postal. Toda a gente quer tirar fotografias aos balões de ar quente que sobrevoam a ponte Brunel.

Portanto, estas fotografias tornaram-se um sinónimo da cidade. E existem cerca de 100 balões de ar quente diferentes, de todas as formas e tamanhos. A melhor forma de experienciar este dia magnífico é chegar bem cedo para ver os balões a erguerem-se no céu com o sol e, depois, ficar até tarde para ver a sua descida magnífica e o fogo-de-artifício no final do Nightglow.

3. Escalar montes

O Bristol Three Peaks Challenge é uma imitação, numa versão reduzida, do National Three Peaks Challenge. Vais escalar a Knowle Hill, Maes Knoll e Blackberry Hill e ter vistas fantásticas para o lago de Denny Island. Apesar de isto não ser  tecnicamente em Bristol, aproveita a tua estadia para explorar alguns dos arredores mais bonitos da cidade.

4. Explorar Brunel, Banksy e outros…

À medida que andares por Bristol vais deparar-te com uma enorme variedade arquitetónica – desde o medieval ao moderno, passando por um estilo arquitetónico específico da zona, o Bizantino de Bristol. A Clifton Suspension Bridge, de Isambard Kingdom Brunel, é um marco, sem dúvida. Criador do primeiro motor a vapor, Brunel não só revolucionou a indústria, como também se destacou enquanto arquiteto. A sua ponte em Bristol tornou-se famosa devido ao seu tamanho impressionante e ao cenário dramático que a envolve.

Depois de fazeres um piquenique no parque das proximidades e observares a ponte, vai até ao Bristol’s Museum & Art Gallery. Apesar do nome singular, este lugar tem, na verdade, sete galerias. Sobe até ao segundo piso e explora a Galeria de Arte Oriental, a Francesa, a Britânica e Europeia, entre outras.

E o que seria Bristol sem Banksy? Vais encontrar os quadros infames de Banksy se usares a Banksy Bristol Trial App, incluindo “A rapariga com o brinco de pérola”, o “Gato e Cão”, o ” Gorila mascarado”. E muitas mais – ele viu mesmo a sua terra natal como uma tela em branco.

5. Explorar o Rio Rio

Pode parecer que nos enganamos no título mas, na verdade, o rio Avon traduz-se literalmente como Rio Rio. Porque a palavra “Avon” é uma derivada da palavra galesa “afon” que quer dizer “rio”. Para distinguir este rio dos outros oito rios do Reino Unido com o mesmo nome, por vezes este é chamado de “Bristol Avon”.

O Porto de Bristol, ou o Porto Flutuante como às vezes é chamado, não é afetado pela maré do rio. Isto é devido aos seus portões de bloqueio e, como tal, tornou-se num local de diversão para turistas e locais. Em dias de sol, o porto torna-se o local perfeito para relaxares e divertires-te com os teus amigos, uma vez que tem vários cafés, bares e atrações turísticas.

6. Explorar mistérios e descobertas

Bristol está cheia de histórias intrigantes – muitas das quais podem ser ouvidas nos vários passeios pedestres à disposição. Desde a princesa Caraboo (1791-1864), que apareceu em Bristol nos anos 1800 e deu falatório na cidade porque falava uma língua que ninguém conseguia perceber. Até a Elizabeth Blackwell (1821-1910) que lutou para permitir que as mulheres pudessem estudar medicina e tornou-se a primeira mulher a ter o seu nome no registo do Conselho de Medicina Geral Britânico.

Um exemplo mais recente de um mistério local talvez seja o artista de grafitis Banksy, que se mantém anónimo apesar da sua fama mundial.

7. Andar de barco e de bicicleta

Faz um cruzeiro até à Avon Gorge para conheceres a vida selvagem local. Ou navega pelo Floating Harbour – muitos dos tours incluem o chá das cinco.
Um simples passeio de bicicleta pela cidade é uma ótima forma de ver alguns pontos turísticos. Há imensos lugares onde se pode alugar bicicletas. Podes fazê-lo sozinho ou com um guia do Adventurous Activity Centre. Se tiveres algum problema com a tua bicicleta, dirige-te à margem do rio e para no Mud Dock, um café que também faz reparações de bicicletas.

8. Admirar catedrais e castelos

Os fãs de história vão apaixonar-se pela cidade devido à sua riqueza em construções históricas. A Catedral de Bristol, por exemplo, data do século XII e contém imensas esculturas antigas e detalhadas.

Bristol também tem o Castelo de Blaise, um museu do século XIX que tem uma propriedade com hectares de jardins muito bonitos que podes explorar. O castelo tem objetos Victorianos do quotidiano que podes observar, uma sala de quadros com um pórtico clássico e um teto de vidro da década de 1830. Além disso, tem, ainda, um ‘rooftop’ em que podes ter uma vista panorâmica de toda a propriedade.

Se quiseres explorar mais no que toca ao património de Bristol, podes então descarregar gratuitamente audioguias para passeios a pé para aprenderes mais sobre a história intrigante da cidade.

9. Desfrutar de alguma cultura hip

Bristol foi apelidada a cidade mais artística (ou hipster) do Reino Unido. Além de um cenário artístico incrível, vais encontrar uma Bristol que também responde a outros gostos artísticos. Os amantes de comida vão ficar deliciados com o St. Nicholas’ Market. Os obcecados por música vão querer ficar em lojas de vinil como a Idle Hands e a Payback. E os amantes de coisas vintage vão passar metade do dia no Old Market. E não te esqueças de todos aqueles artistas independentes que pintam pela cidade com spray e se encontram no estúdio coletivo de Centrespace. São eles que tornam a cidade vibrante e vanguardista.

Apesar de ser apenas uma cidade e um condado. Bristol até tem a sua própria moeda : a Libra de Bristol. Isto para manter a moeda a circular perto de casa em vez de ser absorvida por grandes empresas de outros locais.

10. Sair e conhecer

Bristol tem imensas atividades ao ar-livre e locais de distração para oferecer. Enquanto o sol estiver a brilhar, relaxa num espaço verde como o Bristol Downs, janta ao ar-livre num pub regional com esplanada ou dá um passeio pela Reserva Natural Leigh Woods.

Falando nesse pub com esplanada, podes sentar-te no White Lion, a olhar para a Clifton Suspension Bridge e para a Avon Gorge. Em relação àquela ida ao Bristol Downs, traz um cesto de piquenique e alguns amigos, e talvez uma bola de futebol se te apetecer algo mais ativo. No que toca ao passeio à reserva natural, calça as tuas botas de caminhada e segue as sinalizações.

Depois disto estás a pensar passar algum tempo em Bristol? Dá uma olhadela no nosso itinerário para te inspirares.

Vem estudar em Bristol com a EF!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais