10 razões pelas quais o clima Britânico não é assim tão mau como pensas

As pessoas que nunca viveram no Reino Unido pensam, na generalidade, que o clima Britânico é terrível. Para qualquer viagem põem tudo na mala, desde impermeáveis até casacos de ir para a neve. Mas será isso verdade? Não necessariamente! Na verdade, o clima no Reino Unido é tão diverso quanto as suas culturas locais, dialetos e habitantes. E acredita… é muito mais interessante do que aquilo que tu pensas.

Se vais estudar no Reino Unido ou passar lá um fim-de-semana e queres ter alguma “preocupação meteorológica”, fica atento!

Vê aqui as 10 razões para não te preocupares com o clima Britânico:

1. É deliciosamente imprevisível

Sim, os Britânicos são famosos por estarem sempre a falar do tempo – o que não é bem verdade. Mas a é verdade que é sempre um assunto do interesse de todos. Para ser justo com os Britânicos, eles não estão errados. O sol pode estar a brilhar num minuto e no momento a seguir estar a chover torrencialmente. Pelo menos o tempo não é aborrecido!

2. Fica quente…muito quente

Deves ter ouvido dizer que os verões no Reino Unido são chuvosos, mas não é bem assim. É claro que há anos em que podia ser melhor (chove, porém a chuva é quente!), mas a Grã-Bretanha, na realidade, tem tido verões relativamente quentes e secos – particularmente nas últimas décadas, onde os verões têm atingido recordes das “temperaturas mais quentes” com regularidade. O Sul do Reino Unido, incluindo cidades como Londres, Bournemouth, Brighton, Eastbourne e Bristol, é famoso pelas suas temperaturas de verão agradáveis, quentes, mas suportáveis.

3. De Este para Oeste, o tempo é muito diferente

Se olhares para mapa meteorológico do Reino Unido, vais encontrar um padrão – o tempo na costa Oeste geralmente é mais húmido do que na costa Este. Isto acontece porque há uma corrente de ar quente chamada Corrente do Golfo que atravessa o oceano desde as Caraíbas até ao Reino Unido. Mistura-se com o ar frio da Islândia e Escandinávia, que vem do Norte, e com o ar quente de Espanha e França que vem do Sul. O choque de temperaturas dá origem a chuva no Oeste porque é a parte que está mais exposta a correntes de ar quente.

4. A chuva varia de região para região

Chove mais na costa Noroeste do que na Sudoeste. Apesar de o Centro e Sudeste do Reino Unido ser mais seco, é mais propício à ocorrência de aguaceiros. A chuva pode variar até mesmo dentro das mesmas regiões: algumas zonas são mais secas porque estão rodeadas por colinas ou cordilheiras montanhosas.

5. Há cerca de 100 palavras para chuva

Apesar de não chover tanto como as pessoas pensam, se realmente chover, há cerca de 100 palavras diferentes para descrever a chuva em Inglês. Memoriza algumas palavras como: deluge (dilúvio), monsoon (monção), downpour (aguaceiro), drizzle (chuvisco), smattering (chuva fraca), buckets (chuva intensa)… e a lista continua.

6. Há mais de 10 climas regionais

O Instituto Meteorológico(Met Office), que monitoriza e faz a previsão do tempo no Reino Unido, sugere que há 11 regiões meteorológicas distintas na Grã-Bretanha. Mas, como 11 são muitas para memorizar, vamos só apontar as 4 principais. Tens a região Nordeste, onde os verões são frescos e os invernos amenos; a Noroeste, onde os verões são amenos e os invernos frios; a Sudeste, onde os verões são quentes e os invernos frios; e a Sudoeste, onde os verões são quentes e os invernos amenos. Isso torna o Reino Unido um lugar interessante e excitante para explorar agora que tens mais conhecimentos sobre o tempo (tens aqui as nossas melhores road trips, se estiveres interessado).

7. Londres tem as temperaturas mais extremas

Se queres um tempo quente, provavelmente vais escolher sempre o Sul do Reino Unido, uma vez que é estatisticamente mais quente do que o Norte. A região Sudoeste, que inclui cidades como Bristol, Torquay e Bournemouth, é mais quente durante todo o ano, mas Londres e a região Sudeste são a área com as temperaturas mais quentes e, ao mesmo tempo, mais frias. Isso deve-se ao facto de ser afetada pelos ventos da Europa continental que são quentes no verão e frios no inverno.

8. Queres ver neve? Vai para Norte.

O Reino Unido não é conhecido pelas suas paisagens cobertas de neve (apesar de os Britânicos terem essa esperança), mas há áreas onde, na realidade, neva bastante – são todas no Norte! A Escócia é a zona em que mais neva, o que faz sentido porque, na verdade, está à mesma latitude que a Noruega, a Suécia ou a Dinamarca. Nunca vás para Sudoeste para ver neve, porque é o último lugar do Reino Unido em que neva.

9. Às vezes há furacões

Devido à sua posição na Corrente do Golfo, o Reino Unido às vezes é atingido com o resto de furacões do Oceano Atlântico, o que deixa ilesa a Europa continental. As últimas grandes tempestades a atingir o Reino Unido foram a Ofélia, em 2017, e o Christian, em 2013. Provavelmente a pior tempestade foi a terrível Grande Tempestade de 1987 – especialmente porque a previsão meteorológica avisou que não havia motivo para preocupação. Mas não te preocupes, as grandes tempestades ainda são um fenómeno raro no Reino Unido.

10. Há tornados (na realidade, é a capital mundial dos tornados)

Não, não é uma piada. Os cientistas estudaram a frequência de tornados avistados por metro quadrado, e o Reino Unido está no topo – mais do que qualquer outro país do mundo. OK, tudo bem, estes tornados são muito pouco destrutivos (podes suspirar de alívio), mas ainda assim é uma estatística impressionante e surpreendente.

O clima Britânico é mesmo surpreendente não é? Se ficaste com a pulga atrás da orelha sobre este destino, não percas nada

Queres estudar no Reino Unido mas não gostas de chuva? Fear no more!Descobre mais aqui!