Queres viajar no próximo verão? Vê como planear

Mercados de Natal, neve, e todas as desculpas para usar as tuas lãs mais elaboradas – ouve, eu adoro o Natal. Mas uma vez abertos os presentes, comidas as sobras e passado o ano novo, segue-se um longo período de dias curtos e cinzentos sem ter nada de especial por que esperar.

Então, enquanto o novo ano passa e eu penso em todas as resoluções que provavelmente não vou cumprir, é também a altura perfeita para estabelecer objetivos alcançáveis do verão. O que por outras palavras quer dizer que está na altura de planear uma viagem para viajar no próximo verão.

Embora possa parecer que ainda está muito longe, tens de ver as várias opções cedo se quiseres fugir no verão. Aqui tens sete passos para te ajudar a estares preparado para viajar no próximo verão.

1. Escolhe um destino realista

Se a tua ideia para o verão envolve aulas de surf em Malta, não comeces a tua pesquisa por um local sem mar. Por outro lado, se imaginas uma época calma numa casa de campo em qualquer lugar, uma metrópole vibrante como Londres não vai ser o destino ideal.

2. Decide o que queres fazer nesta viagem

Definir objetivos determina o rumo de toda a experiência. Sonhas com tentar surfar pela primeira vez? Ou então queres melhorar as tuas capacidades numa segunda língua ou começar a planear estudar numa universidade estrangeira. O que quer que seja, decide com antecedência suficiente para planear as coisas à volta desse objetivo. Eu acredito piamente que uma vez que saibas o objetivo da viagem, o resto é fácil.

3. Reserva com antecedência

Mas na realidade, essa viagem não se planeia sozinha. Não deixes todos aqueles pormenores cruciais para a última hora. Age agora enquanto ainda estás motivado. Ao reservares com antecedência, não vais apenas ter acesso a mais descontos e promoções, mas vais também ter tempo para pensar para onde realmente queres ir e o que queres fazer. Mais, vais ter algo super divertido por que esperar durante o inverno escuro e a primavera chuvosa.

4. Planeia o que levar na bagagem

Uma das piores ideias para uma viagem ao estrangeiro é o excesso de bagagem. Podes até querer levar o teu Chris Burkard interior até à costa de Moonlight Beach em San Diego, mas será que o equipamento fotográfico cabe na tua bagagem? Provavelmente não precisas daquele DLSR, de todas aquelas lentes e do tripé atrás de ti. Se tens uma câmara no teu telemóvel, isso deve satisfazer as tuas necessidades sem ocupar o precioso espaço dos teus souvenirs. É fácil sonhar com todos os diferentes hobbies que podias experimentar durante a tua viagem, mas, no final, vai ser aborrecido carregar esse peso extra contigo.

5. Prepara os teus documentos

Por detrás de cada álbum de viagens glamorosas, há um pequeno monte de papelada chata que tem de ser preparada. Provavelmente sabes tudo sobre como fazer o passaporte, mas alguns outros documentos importantes a ter em ordem são os vistos de viagem, boletim de vacinas e seguro de viagem. Nunca saberás o quão restrito vai ser o controlo nos aeroportos. Eles até podem querer ver o bilhete de regresso e a confirmação do alojamento.

6. Planeia o teu orçamento

Planeia um orçamento realista. Depois de calculares os custos do voo e do alojamento, pesquisa sobre aquilo que podem ser as tuas despesas diárias. Muitos viajantes usam ferramentas divertidas como o índice Big Mac ou o índice Chai Latte para perceber o quão caras são as coisas antes de viajar para algum sítio pela primeira vez. Não é uma medida exata, mas vai dar-te uma boa ideia sobre os custos quando comparado com aquilo que gastas no teu país.

Também deves ter a moeda certa para o teu país de destino e saber qual é a taxa de conversão. Se quiseres alguma ajuda extra, há imensas aplicações de orçamentos de viagens no mercado. As minhas preferidas são a Tripcoin e a Trabee Pocket.

7. Põe de parte um valor para caso de emergência

Se vais viajar no próximo verão, juntamente com um orçamento realista, deves ter também sempre um orçamento de emergência. Não é que estejas à espera de problemas, mas desde taxas de bagagem a atrasos com transportes, nunca se sabe quando alguma coisa te pode apanhar de surpresa (e à tua carteira). Se acabares por não usar esse dinheiro nessa viagem, é dinheiro que podes pôr de parte para organizar a próxima.

Por agora, pode ser difícil lembrares-te de uma altura em que não precisavas de um sobretudo, cachecol, casaco, botas e três pares de meias. Mas com a tua viagem de verão toda planeada, vais ter alguma coisa para te manter quente todo o ano. Boas viagens!

Sabe mais dicas nos outros artigos do BlogEscolhe os teus destinos :)

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos