GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Não caias nestes erros na tua próxima viagem

Não caias nestes erros na tua próxima viagem

Já alguma vez sentiste que insultaste alguém sem perceber bem o que aconteceu? Bem, é algo que acontece aos melhores, especialmente quando viajamos para fora do nosso país e tentamos descobrir os ‘sim’ e ‘não’ de uma nova cultura. Mas não desesperes! Lê as dicas em baixo, partilha-as com os teus companheiros de viagem e vejam se conseguem evitar momentos destes juntos.

E lembra-te: Independentemente de onde vens e da cultura que estás a explorar, não há nada como um sorriso genuíno e boa linguagem corporal mesmo que acabes por cometer algum erro!

EM ITÁLIA…

Atenção ao café | Não bebas cappucino depois de almoço. O capuccino é especialmente feito para ser bebido de manhã e o tradicional café espresso depois de jantar (diz-se que o leite no cappuccino pode dificultar a tua digestão à tarde, por isso tenta evitar!)
Conhece as regras gastronómicas | Evita pedir ingredientes extra na tua pizza (as combinações nesses menus são pensadas com muito cuidado!). E lembra-te de não pôr queijo Parmesão em massas de marisco – é considerado um grande ‘Não’ neste paraíso culinário.

NA ALEMANHA…

Cumpre as regras | Espera que o semáforo fique verde a atravessar a estrada, ou arriscas-te a atrair muitos olhares reprovadores, para não falar de uma possível multa.
Ocupa o teu lugar | Está à vontade para te sentares em mesas vazias nos restaurantes, não esperes que alguém te receba para o fazer. E não estranhes partilhar mesa com pessoas que não conheces (os alemães não têm probemas em fazê-lo)
Sê educado | Se estás a planear praticar o teu alemão, garante que usas a forma formal ‘Sie’ em vez do vulgar ‘Du’ quando falas com pessoas que não conheces.

EM FRANÇA…

Tenta o teu Francês | Evita começar uma conversa em Inglês desde logo, e, se tens de recorrer à nova língua franca, pergunta antes se a pessoa com quem queres falar sabe Inglês: ‘Parlez-vous Anglais?’
Esquece o ‘bem passado’ | Pensa duas vezes antes de pedir o teu bife bem-passado. Pede antes ‘à point’ (médio-bem), ou mesmo ‘bleu’ ou ‘saignant’ (mal passado) – é assim que os Franceses fazem!
Domina os prefixos | Tenta dominar os títulos pessoais quando estiveres a conversar com franceses. Usa ‘madame’, ‘mademoiselle’ ou ‘monsieur’ tantas vezes quanto possas, e nos casos corretos claro!

NO REINO UNIDO…

Fila à Direita | Os ingleses levam as filas muito a sério, e não cumprir as regras de o fazer do lado direito pode ser mal visto.
Cortesia | ‘How are you?’ é uma forma de cumprimento e nem sempre uma pergunta que exija uma resposta. Não há, no entanto, qualquer problema em responder.

EM ESPANHA…

Come mais tarde | Não há hora de almoço antes das 14:00 e o jantar não começa até muito de tarde, por vezes depois das 22:00. Além disso, lembra-te que a noite não começa antes das 2:00, por isso prepara-te para uma noite cheia!

Sesta | As lojas estão muitas vezes fechadas entre as 14:00 e as 17:00 para que os trabalhadores façam a sesta depois de almoço. Este costume também se justifica pelo calor que se faz sentir na maior parte do país, que faz com que não hajam tantos clientes nas compras. Vais para o Norte de Espanha? Não tens razões para te preocupar então – as pausas para a sesta não são tão comuns, e as grandes lojas como a Zara estão quase sempre abertas.

VIAJE COM A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me