GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 lugares secretos em Malta

10 lugares secretos em Malta

Queres dicas de onde podes encontrar praias secretas para desfrutar das incríveis águas cristalinas de Malta? Dos melhores locais onde podes beber um café com uma vista fantástica ou comer um pastizz de madrugada? Este guia tem tudo o que precisas para conhecer os lugares secretos em Malta.

1. Valletta

A capital de Malta é, sem dúvida, um ponto famoso por onde podes começar a tua visita. Mas para uma experiência maltesa autêntica, deixa de parte as ruas principais cheias de movimento e perde-te nas bonitas e sinuosas ruelas de Valletta. Vais encontrar por lá cafés familiares, pequenos restaurantes e lojinhas por todo o lado, mesmo a pedir para serem exploradas.

2. Ghasri Valley

Em Malta não faltam locais maravilhosos na costa onde podes dar um mergulho, mas o Ghasri Valley, em Gozo, é um sítio que não podes perder. Aqui, as águas turquesa e cristalinas correm por um vale sinuoso para criar uma piscina natural isolada, em forma de S, que se completa com uma praia de pequenos seixos. Além disso, é um local perfeito para fazer mergulho e snorkeling, pois a ribeira esconde várias grutas subaquáticas impressionantes.

3. A passagem secreta da Igreja de S. Gregório

Malta tem o seu próprio túnel secreto que rivaliza com as assombrosas catacumbas de Paris. As grossas paredes de pedra da Igreja de S. Gregório, em Zejtun, têm uma passagem secreta no seu interior, cheia de ossos humanos. Cheia de esqueletos que se acredita serem do século XVII, esta passagem foi escondida durante séculos antes de ser redescoberta nos anos 60. Podes até pesquisar feriados e eventos em que a igreja esteja aberta a visitantes.

4. Fontanella Tea Garden

Quando visitares a cidade de Mdina, só há um lugar onde podes parar para te refrescares. O Fontanella Tea Garden situa-se no cimo dos bastiões de pedra da cidade, o que significa que estes cafés ao ar livre oferecem as melhores vistas de Malta. Ah, e também são conhecidos na ilha pela sua variedade de bolos caseiros deliciosos.

5. Il-Hofra L-Kbira

Se quiseres um pedaço de costa só para ti, não te vais desiludir com Il-Hofra L-Kbira. Com o parque de estacionamento por cima das falésias, a praia fica praticamente escondida por debaixo. Esta praia de calhau com águas mornas e pouco profundas não tem ondas e tem uma pequena zona de grutas que proporciona sombra a quem a encontrar. Não é muito longe da famosa St. Peter’s Pool, em Marsaxlokk, por isso podes aproveitar para explorar a sua beleza pouco conhecida depois de visitar o lado turístico.

6. Os Pastizzi do Crystal Palace

Pastizzi, uns pastéis de massa filo recheados com pasta de ervilha ou de ricota são o snack preferido dos malteses. Vais encontrá-lo à venda praticamente em todo o lado, desde bares a vendedores de rua, mas o Crystal Palace Tea and Coffee Bar tornou-se numa espécie de ícone dos pastizzi. Nos arredores de Rabat, este café está aberto praticamente 24h por dia, ou seja, podes ir lá a qualquer hora do dia ou da noite.

7. Complexo do Templo Mnajdra

Malta tem uma longa e rica história e, como tal, ostenta algumas ruínas romanas incríveis e alguns locais arquitectónicos lindíssimos de diferentes períodos da sua história. Muitos desses locais recebem imensos turistas. Aqui está mais um dos lugares secretos em Malta: o Complexo do Templo Mnajdra, perto da vila de Qrendi, onde um dos três magníficos templos neolíticos foi construído e projectado à volta dos movimentos do Sol. Se tiveres oportunidade, planeia a tua visita durante um equinócio ou solstício, quando há eventos especiais.

8. A árvore de Jesus

Sim, esta é uma árvore que parece literalmente Jesus na cruz. A lenda local diz que a árvore mudou de forma depois de ser atingida por um relâmpago e, agora, os habitantes locais colocam flores e presentes aos seus pés em sinal de respeito. Depois de ter caído durante uma tempestade, até enterraram o seu tronco numa base de cimento para que a sua forma sagrada possa continuar a ser apreciada. Se quiseres passar uma tarde de forma diferente, tenta encontrar esta árvore mesmo nos arredores de Mdina.

9. O marisco em Marsaskala

Não é surpresa para ninguém que o marisco em Malta é famoso por deixar os turistas com água na boca. Com uma grande variedade de peixe e crustáceos mediterrânicos apanhados todos os dias, a comida aqui não podia ser mais fresca. Um óptimo sítio para provar pratos locais é na pequena e tranquila vila piscatória de Marsaskala. Experimenta um bife de espadarte ou um esparguete tradicional com molho de polvo. Depois disso, passeia pelo calçadão para apreciares as casas cheias de cor dos pescadores e os barcos que balançam no porto.

10. Coral Lagoon

Esta gruta marinha em forma de círculo perfeito a céu aberto é simplesmente LIN-DA. Podes nadar ou andar de caiaque naquilo que parece uma pequena gruta no mar, mesmo ao lado da Little Armier Bay. Vais dar por ti numa pequena lagoa redonda de águas calmas, cristalinas e turqueza. Vale a pena vir aqui antes dos turistas a descobrirem mais um dos lugares secretos em Malta – este refúgio perfeito para o Instagram não se vai manter secreto por muito mais tempo…

Visitar Malta?Eu quero!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me