GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

8 livros distópicos para te ajudar a aprender inglês

8 livros distópicos para te ajudar a aprender inglês

Se alguma vez te sentiste morbidamente fascinado com o que poderia ser o futuro se as ameaças sociais prementes não fossem resolvidas, então a literatura distópica é para ti . Queres melhor maneira de mergulhar num mundo totalmente novo e, ao mesmo tempo, melhorar as tuas capacidades de leitura enquanto aprendes inglês?

Este género tem uma visão do futuro que é sombria - no entanto, normalmente apresenta o tipo de heróis improváveis que cativam os nossos corações. Derrubam governos corruptos, libertam sociedades oprimidas e esforçam-se por tornar o mundo num lugar melhor. Tendo como pano de fundo um cenário angustiante, estas histórias estão repletas de ação, personagens principais cativantes e reviravoltas emocionantes.

Aqui está nossa lista com 8 romances distópicos que te vão ajudar a aprender inglês.

1. The Hunger Games, de Suzanne Collins

Situada na nação pós-apocalíptica de Panem, Katniss Everdeen, de 16 anos, é forçada a participar nos 74º Jogos da Fome para poupar a sua irmã mais nova a esta horrível competição anual. Todos os anos, duas crianças de cada um dos 12 distritos de Panem têm de competir num espetáculo de televisão que foi criado para manter o controlo e incutir o medo em toda a nação. Este livro segue a jornada de Katniss enquanto esta luta pela sobrevivência e questiona o terrível governo da capital e os seus motivos.

Se gostaste da trilogia de livros, não deixes de ver os filmes icónicos e cheios de ação protagonizados por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth.

2. Divergent, de Veronica Roth

Nesta série de três livros, a sociedade está dividida em facções para manter o controlo e impedir a rebelião dos que são a favor da mudança. A fação a que te juntas é decidida com base num teste, mas os resultados da personagem principal Tris são inconclusivos e ela é classificada como "Divergente". Os Divergentes são temidos pelos que estão no controlo. Depois de escolher o seu destino, Tris tem que aprender a navegar no seu novo lar. Na sua viagem, ela descobre segredos obscuros de sabotagem e rebelião que procuram destruir a sociedade tal como ela a conhece.

Esta história, repleta de ação, angústia e até romance, vai deixar-te com vontade de ler o próximo livro. Existe também uma adaptação cinematográfica, mas, infelizmente, nunca chegou a ser feito o filme final (não digas que não te avisámos!).

3. The 5th Wave, de Rick Yancy

Neste emocionante romance distópico de ficção científica, os extraterrestres, conhecidos como os "Outros", invadem a Terra e procuram destruí-la em cinco vagas violentas. As primeiras quatro são devastadoras: escuridão ensurdecedora, inundações violentas, um vírus mortal e os alienígenas que se disfarçam de humanos. Como uma das poucas sobreviventes da Terra, Cassie fará de tudo para fugir dos "Outros" e salvar o seu irmão. Mas com a quinta vaga a aproximar-se, Cassie tem de decidir em quem confiar para conseguir o que quer e sobreviver à última vaga.

Esta trilogia vai pôr-te a questionar como sobreviverias neste apocalipse assustador. Se os três livros te deixarem a desejar ainda mais, podes ver a adaptação cinematográfica de 2016.

4. Maze Runner, de James Dashner

Quando Thomas acorda e só se lembra do seu nome, sabe que está metido em sarilhos. Dá por si ao lado de outros rapazes cuja única memória é o seu nome. Estão rodeados por paredes grandes e ameaçadoras com uma porta que dá para um labirinto. A porta abre-se todos os dias e fecha-se de novo à noite. A única maneira de os rapazes escaparem é através do labirinto, mas nunca ninguém entrou nele e sobreviveu. Tudo muda quando uma rapariga entra na zona deles com uma mensagem: Lembra-te. Sobrevive. Foge.

Claro que há uma trilogia de filmes que podes ver e que dá vida aos livros de uma forma nova, sombria e misteriosa.

5. Uglies, de Scott Westerfeld

Este livro revela um mundo distópico inquietante onde a beleza é obrigatória e imposta pelo Estado. Para se tornar bonita, tem de se submeter a uma cirurgia aos 16 anos. A protagonista da história, Tally, não podia estar mais entusiasmada com o dia em que finalmente se tornou uma "Bonita". Após um encontro casual com um grupo de rebeldes, Tally começa a questionar tudo o que pensava saber sobre a sua vida. Rebela-se contra o Estado e a sua conformidade imposta, questionando-se, ao longo do caminho, se vale mesmo a pena continuar a ser "Feia".

Os livros da série Uglies, que se passam 300 anos no futuro, exploram temas como a autodescoberta, as normas sociais e a individualidade. Esta série deixar-te-á a questionar o que significa realmente ser bonito.

6. The Host, de Stephanie Meyer

The Host passa-se num mundo pós-apocalítico, onde uma raça alienígena conhecida como as "Almas" invadiu a Terra. As "Almas" tomam conta da consciência humana e apagam todas as suas memórias, considerando os humanos demasiado destrutivos e violentos. Uma "Alma" conhecida como Wanderer assume o corpo da adolescente Melanie e descobre que ela é incapaz de apagar a sua consciência. Wanderer está dividida entre a sua missão e as emoções e memórias humanas de Melanie. A história conta a busca de Wanderer por respostas sobre o imenso amor que sente no corpo da sua humana e as suas dúvidas sobre a presença da sua própria espécie na Terra.

Este livro faz-nos pensar sobre o significado da humanidade e da identidade. Quando terminar, não deixes de ver o filme de 2013, protagonizado por Saoirse Ronan.

7. Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick

Este romance distópico pós-apocalítico, publicado pela primeira vez em 1968, conta a história do caçador de prémios Rick Deckard na sua missão de eliminar seis andróides disfarçados de humanos. Com a vida na Terra devastada pela guerra nuclear, os animais estão maioritariamente em perigo ou extintos. Neste mundo, os animais são um símbolo de estatuto e empatia - sendo esta última algo de que os andróides não são capazes. Com o objetivo de adquirir um animal verdadeiro em troca da sua missão, Rick esforça-se por destruir a população androide.

Esta história complexa pode ser mais adequada a leitores de inglês avançado, mas é uma óptima obra para se evoluir . Se queres ver a adaptação cinematográfica, vê o Blade Runner, com Harrison Ford.

8. The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood

The Handmaid's Tale conta a história assombrosa de uma sociedade onde os direitos das mulheres foram retirados e os papéis rígidos de género foram impostos. Bem-vindo a Gilead, um regime totalitário teocrático onde o único objetivo das mulheres é reproduzir-se para a classe dominante. A história fala sobre Offred, uma serva que é forçada a carregar uma criança para o Comandante Fred e a sua mulher, Serena. Vê como Offred conta a sua história arrepiante e como escapou das mãos do poder totalitário. O livro explora temas como o poder feminino, a opressão, a resistência, o extremismo e a política de género. É um verdadeiro abre-olhos!

Este é outro livro que é mais adequado para leitores de inglês mais avançados. Quando acabares de ler, não te esqueças de ver a incrível série de televisão protagonizada por Elizabeth Moss.

Estes 8 romances distópicos instigantes não só suscitam conversas sobre o nosso futuro, como também são uma óptima forma de mergulhar na língua inglesa. Boa leitura!

Melhorar os seus conhecimentos de inglês no estrangeiroExplorar
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais