GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Histórias de cidadãos do mundo: Poderia o Newton tornar-te um viajante mais responsável?

Histórias de cidadãos do mundo: Poderia o Newton tornar-te um viajante mais responsável?

Como a Terceira Lei do Movimento do Sr. Isaac Newton diz, “Para cada ação, há uma reação igual e oposta”. Com esta frase pioneira, o pai da física não só lançou as bases para a ciência moderna mas também deu aos viajantes, de forma inconsciente, a última medida para considerarem os impactos das suas viagens.

Quando viajas, vês-te envolvido numa mistura de culturas, línguas e valores. Isso são ações. Ao mesmo tempo, estás a gastar recursos para tornar a tua viagem possível: quarto de hotel, excursões, comida, bebidas, roupa, etc. Isso também são ações. Então, se tudo isso são ações, o que são as reações? Este é o tema que eu gostava de discutir hoje: como viajantes e cidadãos do mundo, como podemos ter a certeza que as ações das nossas viagens desencadeiam reações sustentáveis para as comunidades locais e ambientes que estamos a visitar?

Vamos começar pelo ambiente

Já todos ouvimos a conversa de “comprar o que é regional”, mas como viajante, como é que o que compras na tua viagem afeta o ambiente local?

Aqui está um exemplo: A Costa Rica orgulha-se de ter algumas das paisagens mais bonitas do mundo. Desde florestas tropicais exuberantes a praias de areia e florestas encobertas até vulcões, os tesouros naturais da Costa Rica não são apenas valiosos ecologicamente mas são também uma das principais atrações turísticas do país. Paralelamente aos grunhidos estridentes dos macacos Alouatta e aos barulhos das araras, há negócios que dependem da saúde e atratividade do ambiente local. Como um viajante na Costa Rica, precisas de decidir para onde vai o teu dinheiro, então por que não escolher um negócio que esteja comprometido com a preservação do ambiente que vieste visitar?

Embora te possa dar mais trabalho fazer essa pesquisa, aos fazeres isso e selecionares atividades que tenham um impacto menor como canyoning ou trilhos pedestres em vez de alugares uma moto 4, ir a restaurantes que usem os produtos dos agricultores locais em vez de comer embalagens de comida importada, e comprar souvernirs que permitam um ordenado digno aos trabalhadores, vais certificar-te que os teu dinheiro vai ficar na comunidade e ajudar a preservar o ambiente local.

Saber o valor do dinheiro

Quando viajamos para algum lugar com uma moeda ou custo dos produtos diferentes, é crucial percebermos o valor do nosso dinheiro. Parece óbvio, certo? Mas, como turista, às vezes é dificil saber quanto as coisas realmente custam na moeda do país ou cidade onde estás. De qualquer forma, não saber e pagar mais pelas coisas do que os locais, pode ter um efeito negativo na sustentabilidade da comunidade local.

Funciona assim: imagina que ir de táxi do teu hotel para a zona com os restaurantes mais procurados da cidade custa cinco euros para os locais, mas os taxistas sabem que podem cobrar dez euros aos turistas. O resultado é que os taxistas vão preferir atender os turistas em detrimento dos locais e vão também aumentar os preços para os locais. Esta lógica também se aplica aos mercados de comida, restaurantes, e alojamento, inflacionando o custo de vida para os locais enquanto as despensas são as mesmas. Se mantido por muito tempo, este desequilíbrio pode ameaçar o modo de vida dos locais.

Assim sendo, enquanto pode parecer bem pagar mais ao teu taxista porque foi “um tipo porreiro” e colocou no rádio a tua música preferida da Nikki Minaj, é importante teres em atenção como as tuas “ações” podem causar “reações” negativas para os locais que vivem e trabalham no local que estás a visitar.

A lembrar

Para aqueles de nós que têm a capacidade e o privilégio de viajar, nós estamos numa posição única de nos certificarmos que as compras que fazemos ajudam o ambiente local, a economia e as comunidades que visitamos. Ao agir como um cidadão do mundo e pensar na Terceira Lei do Movimento de Newton, podes ter a certeza que tu, os locais e as gerações futuras continuarão a disfrutar destes locais especiais.

Sabe mais dicas nos outros artigos do blog
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me