As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
Menu

Fun Facts sobre o dia europeu das línguas.

Fun Facts sobre o dia europeu das línguas.

No caso de estares à procura de uma razão para organizares uma pequena festa neste fim de semana, não procures mais e coloca já o teu chapéu de festa: dia 26 de Setembro é o dia europeu das línguas – um dia que é um pouco como o Natal para os amantes de idiomas espalhados por este continente com 800 milhões de habitantes.
Para além de permitir o crescimento do teu cérebro e de te proporcionar amizades fantásticas por todo o mundo, falar mais de uma língua é um caminho seguro para te destacares dos outros; também é uma aptidão que une muitos europeus que já falam mais que uma língua, e que – depois de lerem esta publicação – vão provavelmente morrer de vontade de mostrar as suas facetas multilinguísticas e talvez desenvolvê-las ainda mais profundamente.

MAIS DE 200 IDIOMAS

Existem mais de 200 idiomas nativos na Europa – o que pode parecer muito, mas representa apenas cerca de 3% do panorama global de 6000 a 7000 idiomas.

MAIS DE METADE DA EUROPA FALA MAIS DE UM IDIOMA

De acordo com um estudo da União Europeia, 56% dos cidadãos da União Europeia falam outro idioma e 28% falam dois idiomas estrangeiros (dá cá mais cinco!).

TUDO SE RESUME A ALEMÃO…

O alemão é a língua mãe mais falada (18%), seguido pelo inglês e pelo italiano (ambos em 13%), e pelo francês (12%).

…E OS DOTES LINGUÍSTICOS DOS LONDRINOS

As cidades europeias são o lugar perfeito para observar esta diversidade multilinguística no seu habitat natural: Em Londres, por exemplo, são falados mais de 300 idiomas.

A RÚSSIA É A SUPERPOTÊNCIA LINGUÍSTICA

O país recordista para mais idiomas falados no seu próprio território é a Rússia: Dependendo do critério em vigor, são falados 130 a 200 idiomas neste país.

MAS O INGLÊS AINDA REINA

O inglês permanece em primeiro lugar entre os países da União Europeia; é considerado o idioma mais útil, seguido pelo francês e pelo alemão.
Um dos aspetos mais incríveis de viver na Europa é que existem tantas outras línguas e culturas que estão apenas a algumas horas de distância. Desde a imersão à prática das tuas competências linguísticas com os locais e à descoberta de uma nova cultura – é simplesmente tão fácil e conveniente. Outros idiomas estão (literalmente) ao virar da esquina, e só isso já é uma ótima razão para celebrarmos hoje.
Por isso vamos erguer os nossos copos para o dia europeu das línguas e brindar à bonita diversidade que nos une: Nazdrave! Živjeli! Na zdraví! Skål! Proost! Cheers! Tervist! Kippis! Santé ! Prosit! Stin iyá su! Kedves egészségére! Sláinte! Salute! Uz veselību! Į sveikatą! Evviva! Na zdrowie! Viva! Noroc! Na zdravie! Živijo! ¡Salud! Skål!

Gostaste? Vê mais artigos no nosso blogVê também os nossos destinos

Compartilhe esse artigo

Últimos artigos de Línguas