GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

6 factos interessantes sobre fusos horários que todos os viajantes deviam saber

6 factos interessantes sobre fusos horários que todos os viajantes deviam saber

Os fusos horários têm uma lógica por trás, mas conseguem ser bastante irritantes. Quantas vezes já entraste num avião às 14 horas de uma terça-feira e aterraste às 18 horas do mesmo dia, mesmo apesar do voo ter tido uma duração de NOVE HORAS? Eu sei que isso já me aconteceu. Apesar de nos baralhar todos, os fusos horários são totalmente necessários e essenciais para o nosso dia a dia.

Com isso em mente, aqui estão seis factos curiosos sobre fusos horários que todos os viajantes (ou aspirantes a viajantes) deviam saber:

1. A hora do pôr do sol é um truque do tempo

Vamos começar com um facto que me surpreendeu bastante: o sol põe-se em Paris simultaneamente mais tarde e mais cedo do que se põe em Londres. Isto é especialmente curioso porque as duas cidades não estão assim tão distantes. COMO É QUE ISTO É POSSÍVEL?! Bem, França está num fuso horário que está uma hora à frente do do Reino Unido, mas geograficamente localiza-se mais a Este, o que significa que o sol se põe mais cedo em Paris do que em Londres. No entanto, devido à diferença horária, o pôr do sol em França acontece mais tarde. É basicamente a Inception da atividade solar.

2. A hora no Reino Unido e na Europa devia ser a mesma

Entre os muitos impactos que a Segunda Guerra Mundial teve, os fusos horários entre o Reino Unido e o resto da Europa foi uma delas. França, Holanda, Luxemburgo e Bélgica estavam originalmente no mesmo fuso horário que o Reino Unido, mas a Alemanha alterou os horários destes países para ficarem idênticos ao seu (uma hora adiantados relativamente ao original) durante a ocupação destes países que ocorreu durante a guerra. No entretanto, também o ditador Espanhol Franco adiantou uma hora ao fuso horário originalmente adotado por Espanha. Isto explica porque é que Portugal tem o mesmo fuso horário do Reino Unido, apesar de se localizar muito perto de Espanha.

3. Alguns países desafiam a lógica dos fusos horários

A vida seria tão mais fácil se o mundo tivesse fusos horários que fizessem sentido logo à primeira vista, mas desde quando é que a vida é fácil? Para tornar as coisas mais complicadas do que poderiam ser, alguns países não dividem o seu território de acordo com o fuso horário correto, mesmo apesar de países e continentes à sua volta o fazerem. Por exemplo, a América do Norte, África, a Rússia e a Austrália têm diferentes fusos horários dentro do seu território. A Costa Este dos Estados Unidos está três horas mais adiantada do que a Costa Oeste, só para começar. Contudo, a China, a Índia e a Argentina não o fazem. Isto torna tudo mais confuso, porque na realidade existem quatro fusos horários diferentes entre o Oeste e o Este da China, apesar de haver um único fuso horário para o país no seu todo.

O que é que isto significa? Quando são 13 horas na costa este da China, são também 13 horas nas Filipinas. No entanto, quando são 13 horas no Oeste da China, logo do outro lado da fronteira, na Índia, são ainda 10 da manhã (ou na realidade, 10h30 porque a Índia usa regras de fusos horários de meia hora. Nem vale a pena irmos por aí.) O mesmo acontece nos países do Sudeste Asiático que se encontram ao longo da fronteira Este da China, porque todos eles têm fusos horários subsequentes, apesar de AINDA serem 13 horas na China. Isto significa que podes viver na Tailândia e ainda estar em ontem, enquanto pessoas que vivem na China a centenas de milhas de distância, já estão uma hora à frente no amanhã. O meu cérebro está a derreter.

4. Fusos horários horizontais e mudança da hora

Apesar de dividir os seus fusos horários verticalmente, tal como o resto do mundo (grande parte pelo menos, vê melhor acima), a Austrália perde pontos devido aos seus fusos horários verticais sem sentido. Funciona da seguinte forma: Perth, no Oeste do continente, tem um único fuso horário ao longo de todo o ano. Contudo, a região central está uma hora e meia à frente durante parte do ano. Isto é, até ao Inverno porque quando a mudança de hora (em que alguns países adiantam ou atrasam os seus relógios para conservarem ou estenderem as horas de luz solar durante o Inverno e Verão) acontece, este território central é dividido em dois, a parte sul fica uma hora mais avançada do que a parte norte.

Ao mesmo tempo, na costa Este do país, a parte mais a Norte fica duas horas à frente da costa Oeste ao longo de todo o ano, mas quando se dá a mudança de hora a parte Sul avança mais uma hora, por isso é um total de três horas mais à frente da costa Oeste. Isto quer dizer que vais ter que adiantar o teu relógio uma hora só ao conduzires para sul. Pelo menos os Australianos percebem isto melhor do que eu.

5. Alguns fusos horários são aplicados a zonas demasiado pequenas

A ilha de Märket, entre a Suécia e a Finlândia, é propriedade de ambos os países e assim é dividida em dois também em termos de fuso horário, com a diferença de uma hora entre as duas partes. É certamente um compromisso justo, mas ao mesmo tempo NÃO FAZ QUALQUER SENTIDO porque a ilha tem basicamente o tamanho do teu jardim (ok, talvez um pouquinho maior, mas não muito).

6. Podes viajar no tempo no Oceano Pacífico

Na década de 80 do século XIX, um painel internacional decidiu que o fuso horário internacional +0 iria existir em Londres, desenhando uma linha vertical que passa por Londres e vai de Norte a Sul do planeta. Isto significa que qualquer território que esteja precisamente do outro lado do globo, relativamente a Londres, estaria atrasado ou avançado 12 horas, dependendo de que lado da linha fica – o que seria perfeito, não fossem algumas ilhas do Pacífico que por alguma razão não seguem essa regra.

As ilhas de Samoa, Tokelau e Tonga estão 13 horas à frente de Londres, enquanto a ilha Line está um total de 14 horas à frente de Londres. O que é mais bizarro é que estas ilhas estão sobre a linha desenhada anteriormente, portanto ilhas mais a Oeste do que estas estão mais do que um dia inteiro atrasadas em termos de tempo, em relação a elas.

Confuso? Resumindo, podes celebrar o teu aniversário nas Line Islands, aproveitar lá o dia posterior ao teu aniversário e depois voar até uma das ilhas um pouco mais a Oeste para celebrares os últimos minutos do teu dia de aniversário MAIS UMA VEZ. Incrível.

… e se vais viajar ao longo de vários fusos horários, aqui tens algumas dicas para combateres o jet lag e ficares entretido num voo de longa distância!

Queres viajar e aprender uma língua ao mesmo tempo?Descobre os destinos aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me