GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

5 factos engraçados sobre os Italianos

5 factos engraçados sobre os Italianos

Se estás a pensar aprender Italiano ou visitar Itália, há algumas coisas que devias saber sobre os Italianos. Há várias componentes da nossa cultura que são famosas no mundo inteiro – a comida, a música e o café não passam despercebidos. No entanto, há várias particularidades e maneirismos engraçados na nossa cultura que talvez ainda não saibas.

Vamos lá viajar até Itália – deixa-me partilhar contigo cinco factos divertidos sobre os Italianos que te vão ajudar a compreender a sua cultura ainda melhor!

1. O café depois do almoço não pode faltar

Os Italianos começam o dia com um cappuccino, seguido de um café expresso depois do almoço e, ainda, às vezes, um café depois do jantar. O café normalmente é bebido de pé num bar – em parte devido à sua pequena quantidade que leva menos de um minuto a beber. Ou então é preparado em casa com uma cafeteira. Uma coisa que precisas de saber é que, em Itália, há sempre espaço para um café!

2. Podes usar as mãos para comunicar

Queres iniciar uma conversa com um Italiano mas ainda não dominas bem a língua? Não te preocupes tanto com o vocabulário e tenta falar com as mãos. Eles vão perceber-te. Os Italianos usam muito os gestos, mas é bom aprenderes quando e como usar cada um. Nem todos os gestos com as mãos são inocentes em Itália e não queres ficar numa situação constrangedora!

3. Nunca recuses comida das avós Italianas

O pior crime que podes cometer em Itália é recusar a refeição caseira de uma avó Italiana. A família (la famiglia) é o aspeto mais importante da vida dos Italianos e os avós são muito respeitados. Então, a comida das avós Italianas é considerada sagrada! Por isso, quando fores convidado a comer numa casa Italiana, a resposta à pergunta “estás cheio?” deve ser sempre “não”.

4. A piza de ananás não existe em Itália

Altamente contestado, o ananás na piza é algo com que muita gente discorda. Em Itália, esta discussão não se põe. O ananás é considerado um fruto e não um ingrediente para a piza. Para os Italianos, fruta na piza não é aceitável. Isso deve-se ao facto do ananás não ser um produto Italiano mas também porque os ingredientes para a piza não devem ter um sabor muito forte, o que é o caso deste fruto.

5. Nunca saias com o cabelo molhado

Se quiseres ver um Italiano perder a calma, basta saíres com o cabelo molhado. Em Itália, se saíres sem secar o cabelo, arriscas-te a apanhar um “colpo d’aria” – ou, literalmente, uma “corrente de ar”. Diz-se que isto pode causar várias coisas, desde uma dor no pescoço até uma indigestão. Em Itália, uma rápida mudança de temperatura é considerada má para a saúde, por isso, quando os Italianos ficam doentes, gostam de culpar o vento.

Vêm aprender italiano com a EF!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais