DICAS PARA POUPAR EM VIAGEM

Conseguiste: Já estás na estrada ou acabaste de aterrar num país novo e estás pronto para começar a explorar, estudar e experienciar. Ainda que a tua aventura vá custar algum dinheiro, não tem que ser excessivamente cara. Lê as dicas para saberes como podes poupar em viagem para que possas maximizar a tua experiência e viajar durante mais tempo e possivelmente com mais diversão.

VOA COM INTELIGÊNCIA

Precisas de apanhar um voo para a tua próxima paragem? Há imensas maneiras de encontrar o melhor preço: Inscreve-te para receberes newsletters e mantém-te de olho nas promoções que te notificam quando algumas rotas estão a preços especiais. Entretanto, navega por sites e compara alguns preços, presta especial atenção aos voos durante a semana, que são mais baratos, aos voos que partem à noite e chegam na manhã seguinte e aos voos que partem de madrugada. Uma última dica, com resultados normalmente imediatos: apaga o teu histórico da internet e apaga as cookies antes de usar sites de comparação de preços outra vez. Isto evita que eles saibam o que andaste a pesquisar e subam os preços com base nas tuas preferências.

TENTA NOVAS OPÇÕES DE ALOJAMENTO

Deixando de lado os voos, o maior custo de viajar para o estrangeiro é o alojamento. Ainda que passar noites num hotel possa ser maravilhoso – lençóis fresquinhos, piscinas e mini bares – podem rapidamente elevar os custos. Felizmente, há imensas maneiras de obter um alojamento barato! Hostels à parte, há comunidades de troca de culturas e arrendamento de apartamentos. Os programas de troca de cultura deixam-te ficar numa casa de uma família (num quarto extra ou num sofá) e trabalham sobre o compromisso de tu um dia vires a retribuir o favor a outro viajante, uma vez que voltes a casa. Alugar um apartamento durante um período curto de tempo (através do Airbnb, por exemplo) significa que terás as mesmas comodidades de estar em casa, como cozinha, máquina de lavar e Wi-Fi.

COME TAL E QUAL OS NATIVOS COMEM

Ir a um restaurante três vezes por dia é uma maneira certa de ficar sem dinheiro rapidamente. Em vez disto, compra alimentos frescos e cozinha tu. Isto é muito mais fácil se tiveres a tua própria cozinha (outro ponto positivo de alugar um apartamento!) mas muitos hostels estão também equipados com uma cozinha comum.

Se quiseres ou tiveres que comer fora – quem não tem que o fazer, a dada altura – enfia snacks como fruta, frutos secos ou barras de cereais na tua mala, ou aproveita o fast food de rua. Estes snacks baratos não só se vão misturar com os sabores locais, mas também garantir que ficas bem disposto (e sem fome) até chegar a hora da tua próxima refeição. Lembra-te também de manter debaixo de olho as promoções dos restaurantes: especialmente na Europa e na América Latina, podes escolher frequentemente um entrada, prato principal e sobremesa por (às vezes até muito menos) que 20€. Como dica final,recomendo que tragas uma garrafa de água reutilizável e a enchas a cada oportunidade que tenhas. Deste modo, evitas gastar dinheiro em garrafas de águas com preço inflacionado e proteges o ambiente ao mesmo tempo.

LAVA A TUA PRÓPRIA ROUPA

Lavar a tua roupa à mão é fácil de fazer e vai-te poupar resmas de dinheiro em serviços de lavandaria. Usa as máquinas de lavar do teu apartamento alugado (alguns hostels talvez cobrem por isto) ou usa o lavatório da casa de banho se tens poucas peças de roupa para lavar.

ENCONTRA ACTIVIDADES GRATUITAS

A maior parte dos museus e galerias de arte têm dias em que a entrada é gratuita durante a semana, o que quer dizer que podes gastar esse dinheiro noutra coisa qualquer! Vê com o staff do teu ho(s)tel, junto dos teus professores ou online quando há um dia diferente na cidade que estás a visitar. Festivais locais e celebrações são outra maneira gira de passar o dia de forma barata. Dependendo do país que estiveres a explorar, há quase sempre um dia festivo ou religioso, ou um evento culinário ou cultural – e é nesses eventos que encontrarás muita música, desfiles, pratos típicos e pessoas de todos os lados a juntarem-se à diversão. Não te esqueças, claro, das tradicionais actividades gratuitas: passear pelas ruas. Dá passeios pela margem do rio, pelos parques, praças, mercados de rua e feiras de artesanato e perde-te por lá.

PENSA ANTES DE COMPRARES LEMBRANÇAS

É claro que aquela máscara, aquele desenho ou aquela mala feita artesanalmente devem ser fantásticas, mas precisas mesmo disso? Lembra-te, que para além da despesa, vais ter que carregar qualquer coisa que compres, até chegares a casa. Por isto, não compres por impulso: Pratica o auto-controlo, vai dar uma volta e regressa ao mercado ou à loja se decidires que vale realmente o preço.

Planeia Já Tua Próxima ViagemSaiba mais