GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

5 dicas para manter as crianças ocupadas e motivadas em casa

5 dicas para manter as crianças ocupadas e motivadas em casa

Quando os seus filhos saem da sala de aula, a sua aprendizagem não acaba ali. Outro local ótimo para os seus filhos aprenderem é em casa. As atividades e tarefas do dia-a-dia dão-lhes oportunidades para expandir os seus horizontes. Pode aproveitar o seu tempo com eles e ao mesmo tempo certificar-se que estão a dar passos na construção do seu futuro. Pode ver aqui 5 dicas para entreter e educar os seus filhos enquanto estão ambos em casa. Não é preciso uma sala de aula!

Veja aqui então as 5 dicas para manter as crianças ocupadas em casa:

1. Dê-lhes uma tarefa por dia

Faça com que as tarefas mundanas sejam especiais para os seus filhos. Comece o dia deles com uma tarefa diária como dobrar roupa, preparar sandes para o almoço, arrumar as almofadas da sala ou fazer as camas da casa. Antes de começarem, explique-lhes o porquê de fazerem isso. Dê-lhes uma recompensa especial no final. Eles certamente vão gostar de a ajudar e de perceber que aprecia os seus esforços.

2. Faça da leitura um hábito

Nunca é cedo de mais para os seus filhos gostarem de ler. Um hábito de leitura regular ajuda-os a enriquecer o seu vocabulário e melhora a sua comunicação. Mostre-lhes assim a importância de ler ao fazê-lo com frequência. Crie uma atmosfera de leitura ao ter livros e jornais pela casa. Se os seus filhos ainda não souberem ler, faça um momento de família, escolha temas diferentes e leia em voz alta para eles.

3. Cozinhem juntos

Transforme a sua cozinha num laboratório de ciência e matemática. É a forma mais deliciosa e nutritiva de aprender alguma coisa. Deixe os seus filhos pesarem os ingredientes (ou pese-os você se eles forem muito novos), explique-lhes o que acontece quando ferve água, faça um molho ou um bolo. Ou façam uma piza de forma divertida e interativa. Deixe-os esticar a massa, colocar os ingredientes na piza e vê-la a ganhar vida no forno.

4. Façam jogos de palavras

Outra das dicas para manter as crianças ocupadas em casa é tornar a aprendizagem divertida com jogos de palavras. Eles não só entretêm os seus filhos como também desafiam as suas cabeças. O “Scrabble” e o “Boggle” são os preferidos das famílias porque podem jogar todos à volta da mesa. Já o “Hangman” e o “I Spy” são perfeitos para eles aprenderem palavras novas e enriquecerem o seu vocabulário. Se quiser ensinar aos seus filhos uma língua estrangeira, o Bingo é uma excelente opção. Pode criar a sua própria folha do Bingo com um papel, uma régua e alguns marcadores coloridos. O “Flashcards” é outra ferramenta de aprendizagem fantástica que podem criar em família.

5. Façam trabalhos manuais criativos

Os trabalhos manuais podem criar uma grande confusão, mas são muito divertidos. Além disso, permitem aos seus filhos dar asas à imaginação. Um dos melhores projetos (e dos mais fáceis) para fazer em casa é figuras de massa salgada. Faça a sua massa com apenas farinha, água e sal. Não é perigoso para os seus filhos e é com ingredientes que toda a gente tem em casa. Ajude-os a fazer flores, pessoas ou animais de massa. E depois, para lhes dar cor, pode usar aguarelas, depois de cozido, ou corante alimentar para misturar na massa.

Mantenha a aprendizagem do seu filho ao inscreve-lo num curso com a EF!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais