10 dicas de livros para quem está aprendendo inglês se apaixonar por literatura

“If you don’t like to read, you haven’t found the right book.” – J.K. Rowling

Ler noutra língua é um sonho para muitos. É preciso perseverança e paciência, mas quando se começa, abre-se um mundo totalmente novo de línguas e o vocabulário aumenta rapidamente.

Se está a começar a ler em inglês, um livro infantil ou uma banda desenhada são um bom ponto de partida. Rapidamente ganhará a confiança necessária para passar ao nível seguinte. Depois, talvez queira consultar as versões "English Readers" de romances que foram reescritos num inglês ligeiramente mais simples.

Quando estiver pronto para começar um romance em inglês, é importante escolher um género e um tema de que goste. Isto irá mantê-lo agarrado, tornando mais fácil ultrapassar o desafio de ler noutra língua.

Por isso, veja a nossa lista dos dez melhores livros para quem deseja aprender inglês, recomendados por um verdadeiro leitor! Os livros variam em termos de género, duração e tema, mas são todos histórias fantásticas que o farão apaixonar-se pela leitura.

1. The No.1 Ladies’ Detective Agency, de Alexander McCall Smith

Os romances policiais são um excelente género para experimentar, pois vão mantê-lo agarrado. Adoramos os livros de Alexander McCall Smith, porque a linguagem é relativamente simples, as histórias são sempre emocionantes e as personagens são hilariantes! Se gostar deste primeiro livro, há muitos mais na série para o manter ligado.

2. The Fault in Our Stars, de John Green

Romântico, espirituoso e bem-humorado, mas muito triste, este é um livro para românticos sem esperança. Acompanhe a história de amor entre Hazel e Augustus, que se conhecem num grupo de apoio a adolescentes com cancro. A linguagem é jovem e ousada, tornando-o numa leitura envolvente e animada, e provavelmente aprenderá algumas metáforas novas pelo caminho!

3. Harry Potter, de J.K. Rowling

Os livros de Harry Potter são óptimos para quem está a aprender inglês, uma vez que Rowling não utiliza gramática ou vocabulário complicado, pelo que será capaz de compreender a maior parte da história. Ou se já leu os livros na sua língua materna, então vai achar a leitura de Harry Potter menos aborrecida e mais relaxante. O primeiro livro não é muito grande, por isso é um ótimo lugar para começar e aumentar a sua confiança na leitura em inglês.

4. The Thursday Murder Club, de Richard Osman

Este livro hilariante segue um grupo de reformados que gosta de investigar crimes não resolvidos. É engraçado, leve, e o autêntico diálogo britânico parece mesmo que estamos a ouvir a nossa avó a falar.

5. Nine Perfect Strangers de Liane Moriarty

Este bestseller passa-se num retiro de saúde de luxo no interior da Austrália, onde nove estranhos se juntam para lidar com os seus problemas, mas acabam por enfrentar muitos outros. Com muitos diálogos entre as personagens, é uma óptima maneira de se habituar à maneira típica de falar dos australianos. Desde então, foi transformado numa série de televisão, por isso, depois de terminar o livro, também pode ver a série.

6. Eleanor Oliphant is Completely Fine, de Gail Honeyman

Engraçado, tocante e comovente, este livro popular é a história de uma funcionária de escritório comum que leva uma existência muito aborrecida e rotineira, sobrevivendo à base de pizza congelada. A história é contada do ponto de vista de Eleanor, que aprende a crescer e a adaptar-se. Este livro vai fazê-lo sentir todas as emoções e não vai querer que acabe.

7. Daisy Jones & the Six, de Taylor Jenkins Reid

Acompanhe a vida em turbilhão da cantora Daisy Jones e dos membros da sua banda enquanto estes contam a história da sua ascensão à fama como estrelas de rock. Escrito num estilo único de entrevista, torna a história envolvente, intrigante e uma óptima forma de aprender através do diálogo. Uma leitura obrigatória para os fãs de música!

8. The Editor, de Steven Rowley

Uma mistura de história americana e um enredo dos tempos modernos, este livro comovente conta a história de um autor em dificuldades que finalmente é escolhido por um editor - e não é outro senão a primeira-dama Jackie Kennedy Onassis. Vai apaixonar-se pelas personagens e a linguagem é bela e lírica. No final, é possível que até derrame uma ou duas lágrimas!

9. The House on Mango Street, de Sandra Cisneros

Este livro é frequentemente estudado nas aulas de inglês nas escolas e universidades dos Estados Unidos. Conta a história de uma rapariga mexicana-americana de 12 anos que cresce e se adapta à vida nos Estados Unidos através de pequenas histórias. Com apenas 103 páginas, o estilo diário de escrita presta-se a uma linguagem simples, e poderá aprender muito vocabulário do dia a dia através deste livro.

10. James and the Giant Peach, de Roald Dahl

O livro mais antigo da nossa lista, mas o enredo simples e inteligente torna-o numa leitura maravilhosa para todos os níveis de inglês. A gramática e o vocabulário simples farão com que seja fácil para os leitores acompanharem a leitura sem terem de puxar do dicionário. Depois de terminar este livro, experimente os outros livros de Dahl, O Fantástico Sr. Raposo ou Charlie e a Fábrica de Chocolate.

Melhorar os seus conhecimentos de inglês no estrangeiroSaiba mais

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.