GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como Realizar Um Estágio Com Sucesso: 12 Simples Passos

Como Realizar Um Estágio Com Sucesso: 12 Simples Passos

Realizar um estágio é uma excelente maneira de testar o terreno do mercado de trabalho e até mesmo de lançar uma carreira. Apesar de ser apenas por alguns meses, existe a oportunidade de te tornares o melhor dos estagiários e brilhares – e nós sabemos como: Aqui está o guia em como ser bem sucedido num estágio, em 12 passos.

1. Almoço, Almoço e Almoço

A hora de almoço é o momento perfeito para conhecer melhor os colegas e até mesmo novas pessoas – Ou seja, socializar entre sanduíches e saladas. Talvez algum departamento esteja a precisar de uma mão extra num projeto, alguém esteja à procura de completar a sua equipa de futebol pós-trabalho ou até mesmo alguém que goste tanto de Game of Thrones como tu – existem inúmeras coisas a descobrir durante esse período.

2. Sê simpático

Sê simpático e respeita toda a gente, participa nas small talks e fica longe dos mexericos. Nunca se sabe quando uma empresa irá necessitar da tua ajuda num projeto ou mesmo num trabalho. Quanto mais gostarem de ti mais fácil é pedires ajuda, contactos ou recomendações – ferramentas indispensáveis em qualquer carreira.

3. Não sejas descuidado

O lugar de um estagiário não é nem de servo nem de empregado de limpeza (a não ser que tenhas sido contratado para isso), mas faz a tua parte para manter o escritório um lugar habitável: Coloca papel na impressora, limpa a tua loiça e mantém a tua secretária organizada e limpa. Resumidamente: Comporta-te como se a tua mãe te estivesse a ver.

4. Obtém feedback

Não tens que agendar reuniões semanais para discutir a tua performance, mas também não esperes pelo último dia. O feedback vai ajudar-te a perceber onde deves melhorar, de forma a aproveitares o teu estágio ao máximo. Apesar de não ser sempre agradável, ser capaz de lidar da melhor forma com as possiveis criticas é uma competência bastante valorizada.

5. Pergunta muito

Sê curioso e faz questões de forma a aprenderes os truques do negócio – tens apenas alguns meses para absorver o máximo de informação que conseguires. No entanto, tem atenção e recolhe as informações a um ritmo conveniente, de forma a não atrapalhar o trabalho dos outros. A maior parte das pessoas fica mais do que contente por partilhar as suas experiências – uma grande oportunidade para ter um tempo de socialização e veres todas as perguntas respondidas durante um café.

6. Não te preocupes com os pequenos pormenores

Ser estagiário por vezes significa ter que fazer certas coisas que podem não ser assim tão divertidas. Contudo, se as fizeres bem, provavelmente estarão melhores coisas à tua espera. Olha para isso como um processo de aprendizagem e não te queixes – especialmente aos teus colegas e supervisores. Na maior parte das vezes tens que te testar e completar pequenas tarefas, antes de avançar para algo maior e melhor.

7. Sê proativo

Consideras que a empresa necessita de uma conta do Twitter ou arranjaste uma maneira de poupar dinheiro através de um novo fornecedor? Os supervisores normalmente adoram pessoas que mostram iniciativa e aparecem com boas ideias para poupar ou criar lucro, esta pode ser a altura ideal para mostrar os teus talentos. No entanto não os inundes com ideias – foca-te na melhor e deslumbra-os com os teus conhecimentos (e talvez com alguns números e um plano).

8. Não sejas demasiado entusiástico

Apesar de todos os conselhos anteriores, não sejas demasiado entusiástico. Não procures uma constante aprovação, não te limites a falar com as pessoas porque queres aumentar a tua network e não peças uma posição definitiva após a primeira semana. Também não deves criticar tudo ou tentar modificar subitamente os processos existentes – a não ser que tenha sido para isso que foste contratado.

9. Sê organizado e pontual

Não chegues atrasados ao trabalho ou a reuniões. Chegar uns minutos mais cedo é uma excelente forma de causar uma boa impressão. Está sempre preparado e respeita os prazos – se sabes que não consegues cumpri-los, pede um tempo extra. Ser organizado e estar consciente do tempo são competências importantes numa carreira de sucesso.

10. Tem um look profissional

Tenta saber mais sobre o dress code da empresa antes de começares o estágio – e tenta segui-lo. Mesmo não existindo regras especificas, analisa o que as outras pessoas vestem normalmente. O teu outfit vai refletir a tua atitude e quanto mais profissional pareceres, melhor.

11. Aproveita o tempo morto

Pode existir um período de tempo em que as coisas estão mais calmas, aproveita essa oportunidade para perguntar se é necessário assumir algum trabalho ou sugerir um projeto próprio, se considerares que seja algo útil. Garante a aprovação do teu supervisor para aproveitares o tempo morto para fazer outras coisas – ser honesto é melhor do que esconder e arriscar ser apanhado a mandar snapchats aos amigos.

12. E não te esqueças de socializar

Por vezes, alguns departamentos organizam atividades durante o fim de semana, como voluntariado, excursões ou desporto. Participa, é uma excelente forma de fazer amigos e de conhecer melhor os colegas. Se tiveste de te relocalizar devido ao estágio, os teus colegas serão os teus guias para encontrares os melhores ginásios, cafés e festas.

Faz um estágio internacionalEscolhe o Destino
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me